sábado, 30 de junho de 2012

Que não precisemos sofrer para aprender



Lucas 15.11-20

Muitos de nós precisamos aprender sofrendo na própria carne, para admitirmos que estamos errados. Foi o caso do filho pródigo, ele estava insatisfeito na casa de seu pai.

Aparentemente a vida cristã é monótona. Alguns dizem: “Eu não quero ser crente. Crente não pode fumar beber, namorar...” Muitos colegas meus falaram isso para mim na juventude.

As pressões do mundo que confrontam a vida cristã são inúmeras! Muitas vezes parece que no mundo as pessoas são mais felizes.

Alguns de nós, diante das pressões engolimos a isca do mundo. Foi o que aconteceu com o filho pródigo.
Lembro-me que na faculdade, meus colegas me interpelavam quanto as coisas erradas que eles faziam e eu não.

Muitas vezes meu irmão esfregava na minha cara um copo de cerveja. Quantas vezes meus colegas tentavam me aliciar para as festas para curtir com as meninas?

O filho pródigo se sentia pressionado. Parecia que todos eram felizes e só ele era infeliz. Eu também já me senti assim, mas Deus me permitiu ver o final de pessoas que pareciam felizes, quando na verdade eram muito infelizes.

Existem muitos cristãos sendo pressionados pelos prazeres do mundo. Alguns sentem que a vida está passando e que eles estão ficando pra trás. Não desanime! Tudo que o mundo tem a oferecer é ilusão, não caia na cilada do diabo.

O filho pródigo não resistiu a pressão e foi viver no mundo. Ele desfrutou de tudo que o mundo poderia oferecer enquanto teve dinheiro. Mas um dia o dinheiro acabou e aquele rapaz que saiu da casa do pai com toda a disposição para viver uma vida dissoluta, volta cabisbaixo, frustrado, humilhado, ferido.

Existem muitas pessoas vivendo uma vida semelhante a do filho pródigo. Os amigos do carteado, da farra, do futebol, estão presentes na hora da fartura e na hora que o dinheiro acaba? Foi o que aconteceu com o Goleiro Bruno. Onde estão amigos dele agora?

Existem pessoas reclamando da vida por coisas tão pequenas, agradeça a Deus por você não ter um filho desonesto, por não nunca ter atropelado ninguém, por não ter um parente preso, por não ter um filho drogado, por não ter uma filha na prostituição.

O filho pródigo voltou pra casa e o pai o recebeu de braços abertos. Mas foi preciso que ele sofresse para aprender a lição! Que não precisemos sofrer para aprender!

Pr. Jorge Linhares

terça-feira, 26 de junho de 2012

A Videira e os Ramos



Gideão e os 300 valentes


Juízes 7.1-7

“Então, disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos; pelo que a outra gente toda que se retire, cada um para o seu lugar.” Vs 7.

Gideão inspira milhões e milhões de pregadores. As igrejas fazem muitos projetos baseados nesse acontecimento da Bíblia, porque esse homem obedeceu a Deus e agiu por fé.

Na vida algumas vezes nos sentimos sós e pensamos que Deus nos abandonou, mas as situações difíceis são oportunidades para que Ele mostre Seu grande poder na nossa vida.

Senti-me só em determinadas circunstâncias no tocante a igreja e Deus me ensinou a não fazer nada confiando nas pessoas, mas n’Ele.

“Disse o Senhor a Gideão: É demais o povo que está contigo, para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou.” Jz 7.2.

Gideão separou 32.000 homens que iriam para a batalha com ele e Deus disse: “É gente de mais.” Se Gideão fosse com todos aqueles homens a glória não seria creditada ao Senhor.

Gideão arquitetou a batalha baseado na estratégia humana, mas esse não é a maneira de Deus agir. No mundo há muitas estratégias para conquistas de alvos, mas as nossas atitudes devem ser baseadas primeiramente no Senhor. Não seja uma pessoa que confia apenas no seu braço e na sua capacidade, confie no Senhor.

Deus não queria os covardes, nem os tímidos para irem à batalha, porque os covardes atacam por trás, não são dignos de confiança. Os homens que defendiam o Rei Davi eram homens corajosos.

“São estes os principais valentes de Davi, que o apoiaram valorosamente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, segundo a palavra do Senhor, no tocante a esse povo. Eis a lista dos valentes de Davi: Jasobeão, hacmonita, o principal dos trinta, o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, de uma vez os feriu.” I Cr 10.10,11.

O verdadeiro amigo nos defende quando não estamos presentes. Não seja covarde, os covardes não são dignos de confiança e não devem ir à luta.

Na vida devemos procurar estar perto dos nobres, dos corajosos, dos valorosos. Se nos apoiarmos em pessoas covardes e tímidas, correremos o risco de ter nossos sonhos e projetos, frustrados.

É melhor ter 300 valentes do que 31.700 covardes. É melhor um número reduzido de funcionários honestos na sua empresa do que ter muitos funcionários mercenários.

É melhor você ter calo nas mãos, trabalhar muito do que não poder deixar um dinheiro na mesa da sua sala, por correr o risco de alguém roubar.

É melhor ter poucas pessoas com que você possa contar, do que estar no meio duma multidão e ser a mesma coisa de não ter ninguém.

Seja um valente na oração, na sua casa, no seu trabalho, seja onde for que você estiver seja um servo valoroso, não envergonhe o nome do Senhor Jesus e não coloque sua confiança nos homens, coloque sua confiança em Deus, se necessário for, siga com '300', Deus o honrará.

Pr. Jorge Linhares

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Mateus 7:1-28



"Não julguem, para que vocês não sejam julgados.

Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?

Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?

Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

"Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão".

"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.

"Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?

Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra?

Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas".

"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.

Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?

Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.

A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.

Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

"Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’

Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ "

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.

Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.

Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".

Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Foi Ele que nos escolheu



“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça.” João 15.16

Ref: Gn 1.24,25/ Rm 3.21-26

“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” Rm 3.24,25.

Existem épocas, tempos que Deus estabeleceu para que possamos fazer uma avaliação. O fim do ano é uma oportunidade para fazermos uma reflexão.

Será que melhoramos ou pioramos no ano que passou? Desde menino escuto a frase: “Todo homem tem que plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho.”

Há pessoas que não fazem nada por si nem pelo próximo. Deus só nos confiará algumas coisas se cuidarmos do que está em nossas mãos.

O que for colocado em nossas mãos deve ser feito com excelência e com confiança no Senhor Jesus.
O nosso negócio é Deus, não é crer no governo, nas instituições humanas, no emprego. Nossa confiança tem que estar no Senhor Jesus.

O que faz a diferença pra nós é a nossa fé n’Ele. O mundo tem fé na ferradura de cavalo, nas oferendas, nas mais variadas superstições, já a nossa fé está em Jesus Cristo.

“Sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” Rm 3.24.

Foi Deus que nos escolheu. Quando aceitamos a Cristo o nosso passado é lavado pelo sangue do Cordeiro.

Antes de Jesus, pela lei de Israel, quando uma pessoa pecava, pegava um animal (cordeiro), levava ao sacerdote para sacrificar e fazer propiciação do pecado, e assim, o sangue do animal era derramado no altar.

Jesus Cristo um dia veio e quando João o viu disse: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.”

O sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. Ele foi imolado por nós e hoje o único sacrifício que temos que fazer hoje é o sacrifício de louvor, fruto dos lábios que confessam o nome do Senhor.

Jesus aceitou ser humilhado para que tivéssemos vida e vida abundante. No mundo existem pessoas fazendo as maiores atrocidades, crendo nas coisas mais absurdas, e Jesus Cristo nos escolheu. A única coisa que Ele deseja de nós é que creiamos n’Ele.

Há pessoas sofrendo, vivendo uma vida medíocre, e acreditando que Deus quer que elas fiquem desse jeito. Deus não tem prazer no sofrimento, nas injustiças. Temos que ser fiéis ao Senhor e confiar no Seu amor, na Sua misericórdia.

Creia em Jesus, olhe pra frente nesse ano de 2012, reconheça o Senhor nas mínimas e nas grandes coisas e se esforce para alegrar o coração d’Ele.


Pr. Jorge Linhares

A Bíblia na recuperação de dependência

She 21 - Rob Bell (Legendado)

Nós não temos nada a ver com o nosso nascimento. Estamos todos aqui porque alguma mulher em algum lugar nos deu a vida. Sua dor, seu esforço, para nossa vida. E quando uma mãe dá essas coisas por uma criança, ela está nos mostrando como Deus é. Mas às vezes essa parte da natureza de Deus é esquecida. Muitos de nós, nos sentimos confortáveis com o imaginário masculino de Deus. Mas e o imaginário sobre o feminino de Deus? Será que Deus está limitado a um gênero? Ou será que Deus transcende tudo isso e ainda inclui o que conhecemos como homens e mulheres? Talvez se fôssemos mais conscientes e dessemos também uma imagem feminina para Deus, teríamos uma melhor compreensão de quem é Deus e como Deus é.



É igual a convicção e evidência


“Ora, a fé é a convicção das coisas que se esperam,
e a evidência das coisas que não se vêem.”

Hebreus 11:1

Perceba que esse texto fala de duas coisas diferentes em que a fé está baseada: Convicção e evidência.

“Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". Hebreus 10:38

Se você é justo, viverá pela fé, ainda que você não esteja vendo, você crerá, porque a fé é a certeza das coisas que se esperam e convicção de fatos que não se vêem.

A palavra certeza, ou convicção no grego significa ‘Título de propriedade’, ou seja; a fé é o documento, o título de propriedade, que diz que somos donos do que esperamos.

Se as coisas já são nossas, porque muitas vezes elas ainda não se manifestaram? Porque nos esquecemos do que o Senhor já fez por nós. "Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos. Salmos 103:2" . Seja grato pelo que o Senhor já fez e tome posse do que Ele já disse que é seu. O nosso esquecimento limita a concretização das bênçãos de Deus nas nossas vidas.

Chame à existência as coisas que não são, como se já fossem. Uma senhora trabalhou muito tempo para uma mulher muito rica. Antes de morrer, a mulher rica deu para a que a serviu um papel muito bonito com alguns escritos. A humilde senhora pegou o papel e colocou num quadro na parede de sua pequena casa.

Passaram-se os anos e aquela senhora ficou muito doente. Uma pessoa foi visitá-la e observou o quadro na parede e perguntou a senhora: “Você sabe o que está escrito aqui?” “Não, eu não sei ler.” Naquele papel estava escrito que a patroa havia transferido parte de sua fortuna a ela.

Assim como essa senhora, existem muitas pessoas que não desfrutam das bênçãos de Deus por não tomarem conhecimento delas. A Bíblia diz: “Errais por não conhecer as escrituras.”

Creia! A fé não precisa ver, ela só precisa saber. Você está vivendo todas as bênçãos que o Senhor falou que são suas?

A fé tem evidências, tem essência. “ ... e a convicção de fatos que não se vêem.” Somos capazes de conhecer o perfume que alguém está usando pela essência. A fé é o título de propriedade que esperamos e a evidência, a certeza das coisas que não vemos.

A Palavra de Deus traz evidências para que possamos crer n’Ela. Deus manifestará evidências do milagre que realizará nas nossas vidas.

Pr. Jânio César

terça-feira, 19 de junho de 2012

Queres ser curado? O Senhor te sara!



João 5.1-7

Esse texto nos mostra como muitas vezes Jesus Cristo quer fazer algo na sua vida e ficamos falando o que Ele não perguntou.

Esse homem estava há 38 anos parado à beira de um tanque e quando Jesus perguntou a ele se ele queria ser curado, ele respondeu um monte de coisas que Jesus não tinha perguntado.

Essa é a grande pergunta que o Senhor nos faz: “Você quer ser curado?” Sabe por que não acontecem muitas coisas sobrenaturais na nossa vida? É porque não precisamos.

O milagre acontece onde precisa acontecer. Olha a vida desse homem. Ele ficou 38 anos esperando pelo milagre dele.

No Brasil somos muito privilegiados, não há retaliações contra a propagação do evangelho no nosso país. Para sermos abençoados, basta vivermos de acordo com o que a Palavra de Deus diz. É só andarmos nos caminhos de Deus que Ele muda nossa vida.

Esse homem esperou 38 anos o mover das águas sem ter certeza de nada. O anjo aparecia sem avisar quando.
Quantas vezes abrimos a boca só para pedir, quase nunca para agradecer? Muitas vezes Deus nos abençoa e não sabemos ser agradecidos, esquecemos que tem gente sofrendo do nosso lado e ficamos com os nossos pedidos egoístas.

Jesus poderia ter passado direto por esse homem, mas ele não foi alheio ao sofrimento dele. Sempre existem pessoas sofrendo e naquele tempo não era diferente.

Jesus Cristo era a esperança desse homem, e quando olhou para aquele homem, Ele sentiu a dor dele e perguntou: “Queres ser curado?” Ele responde: “Não há ninguém que me coloque no tanque.”
Devemos ter persistência naquilo que desejamos. Se você quiser ser curado, Jesus te cura, não coloque empecilhos na sua própria bênção.

Você quer melhorar seu temperamento? Ser curado do rancor? Da pornografia? Das lutas? Lute, guerreie, não coloque obstáculos!

Se aquele homem quisesse ser curado, ele já ficaria na beiradinha do tanque e na hora que a água se movesse, ele rolaria para o tanque. Mas o paralítico colocava empecilhos a sua cura.

Talvez você ainda não tenha sido curado por sempre depender dos outros. Jesus te pergunta hoje: Você quer ser curado?

Queira ser curado! O Senhor te sara!

Pr. Jorge Linhares

domingo, 17 de junho de 2012

A Parábola dos Trabalhadores na Vinha



"Pois o Reino dos céus é como um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha.

Ele combinou pagar-lhes um denário pelo dia e mandou-os para a sua vinha.

"Por volta das noves hora da manhã, ele saiu e viu outros que estavam desocupados na praça, e lhes disse: ‘Vão também trabalhar na vinha, e eu lhes pagarei o que for justo’.

E eles foram. "Saindo outra vez, por volta do meio dia e das três horas da tarde e nona, fez a mesma coisa.

Saindo por volta da cinco horas da tarde, encontrou ainda outros que estavam desocupados e lhes perguntou: ‘Por que vocês estiveram aqui desocupados o dia todo? ’

‘Porque ninguém nos contratou’, responderam eles. "Ele lhes disse: ‘Vão vocês também trabalhar na vinha’.

"Ao cair da tarde, o dono da vinha disse a seu administrador: ‘Chame os trabalhadores e pague-lhes o salário, começando com os últimos contratados e terminando nos primeiros’.

"Vieram os trabalhadores contratados por volta das cinco horas da tarde, e cada um recebeu um denário.

Quando vieram os que tinham sido contratados primeiro, esperavam receber mais. Mas cada um deles também recebeu um denário.

Quando o receberam, começaram a se queixar do proprietário da vinha,
dizendo-lhe: ‘Estes homens contratados por último trabalharam apenas uma hora, e o senhor os igualou a nós, que suportamos o peso do trabalho e o calor do dia’.

"Mas ele respondeu a um deles: ‘Amigo, não estou sendo injusto com você. Você não concordou em trabalhar por um denário?

Receba o que é seu e vá. Eu quero dar ao que foi contratado por último o mesmo que lhe dei.

Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso? ’

"Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos". 

Mateus 20:1-16

Medo e dúvidas...

sábado, 16 de junho de 2012




"Cada vez que você faz uma opção está transformando 
sua essência em alguma coisa um pouco diferente 
do que era antes." 
C.S. Lewis

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O Vinde já o IDE do Senhor. O que você está esperando?




Quando Jesus disse: “Tú és Simão”, estava dizendo a Pedro: “Eu te conheço.” Quando disse: “Tú és o filho de João”. Estava dizendo a Pedro que conhecia seu passado e quem era o seu pai. Quando disse: “Será chamado”, o Senhor está apontando Pedro para o futuro.

Pedro teve muitas experiências com o Senhor. Ele andou sobre as águas, foi um daqueles que impuseram as mãos sobre os enfermos e eles eram curados e os demônios eram expelidos.

Pedro foi o que disse a célebre frase: “Para onde iremos Senhor se só tu tens as Palavras de Vida Eterna?” Também foi ele que negou Jesus por três vezes, mas também é o único que a Bíblia relata que seguiu Jesus até o final.

Em João 20.21, Jesus disse: “Paz seja convosco, assim como o Pai me enviou Eu os envio.”Mais á frente vemos o episódio de Jesus e Pedro quando Ele pergunta a Pedro: “Pedro tu me amas, apascenta as minhas ovelhas.”

Quando o Senhor nos chama, nos comissiona a IR por todo o mundo e leva o evangelho a toda criatura. Assim como o Senhor conhecia a Pedro, Ele nos conhece também e quando Ele nos chama também nos capacita.

Mais à frente vemos uma nova experiência de Pedro com o Senhor, quando passou junto com João por um paralitico que os pediu esmola e eles disseram: “Não tenho prata não tenho ouro, mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus de Nazaré, levanta e anda.”

Eu era uma pessoa que tinha tudo para dar errado, meu pai foi um pai ausente, eu tinha conflitos interiores seríssimos e quando tive a minha primeira namorada e dei um beijo saí gritando: “Sou homem!” Minha infância foi muito sofrida e eu tinha ódio do meu pai, cresci dessa maneira, até que um dia fumando maconha no morro, uma irmã falou do amor de Jesus pra mim, cheguei em casa e chamei minha namorada para ir a igreja. Fiquei seis meses frequentando só aos domingos, até que um dia um missionário de Recife trouxe a Palavra, fez o apelo e quando assustei estava à frente.

A partir daí tive muitas experiências com Deus e não deixei de falar do amor do Senhor. A responsabilidade de falar sobre quem é Jesus é nossa.

Estou há 18 anos no morro do Borel, moro lá e casei lá. O Borel faz parte da minha vida, quando passei a morar no Borel, fiz curso de enfermagem, socorrista, pedreiro, porque ali é o meu chamado.

“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me” Mt 25.35.

Há uma conspiração de Deus por pessoas. Não lance sobre a liderança da igreja a responsabilidade que é sua.


Missionário Pedro do Borel na Conferência Missionária

domingo, 10 de junho de 2012

Lançamento do Livro

Os últimos quatro meses: 
diário da gravidez de um bebê com anencefalia


 
Mesmo com a decisão do Supremo Tribunal Federal neste ano, que descriminalizou o aborto de anencéfalos, a questão da interrupção desse tipo de gestação não é consenso na sociedade. Tendo vivido a experiência de uma gestação de um feto anencéfalo, Quésia Villamil, obstetra da Maternidade do HRTN, lançou o livro “Os últimos quatro meses: diário da gravidez de um bebê com anencefalia”.

O livro aborda o período entre o diagnóstico de anencefalia da primeira filha de Quésia até o parto. “Independente da decisão da Justiça, muitas mulheres irão passar por essa experiência, um momento em que vários sentimentos contraditórios e dúvidas a perpassarão”, comenta a médica.

Com prefácio de Aroldo Camargos, professor titular de ginecologia e obstetrícia da UFMG, o livro promete trazer à tona não apenas questões relacionadas à gravidez de um feto anencéfalo. Os inúmeros diálogos narrados na história revelam as peculiaridades da assistência obstétrica atual, já que fazem parte do dia-a-dia da autora, que decidiu não interromper sua vida profissional, mesmo após o diagnóstico da doença letal de sua filha. Além de atender mulheres grávidas e acompanhar partos, Quésia também trabalha no Comitê de Prevenção de Óbitos Maternos, Fetais e Neonatais de Belo Horizonte.

Livro: Os últimos quatro meses: diário da gravidez de um bebê com anencefalia
Autora: Quésia Tâmara Mirante Ferreira Villamil
Lançamento: 24/05/2012

Vendas: Após o lançamento, o livro estará disponível para compras no site da Editora Folium (http://www.folium.com.br) e nas livrarias Leitura. Em outros estados, a previsão é que a obra esteja à venda a partir da segunda quinzena de junho. 

Namoro Cristão x Namoro do Mundo



Namoro cristão mundo jovens palavra Jesus Deus 1 Cor 13:5 7

“O amor verdadeiro...”não procura seus interesses...” 1 Cor 13:5 (Grifo meu)

O amor verdadeiro pensa nos outros antes de si mesmo, não é egoísta. O bem estar do seu próximo está a frente de suas próprias vontades. Nos dias atuais o Namoro Cristão não tem levado em conta a palavra de 1 Cor 13:5 e tem somente procurados seus vãos interesses. Entendamos um pouco mais nesta reflexão qual é a boa vontade de Deus acerca do namoro e que possamos mudar e refletir sobre os namoros que temos nos dias atuais.

Paralelo do Namoro Cristão x Namoro do Mundo

Namoro do mundo

- sexo antes do casamento liberado;
- fornicação liberada (sexo oral e outros);
- maus pensamentos com o "cônjuge" são coisas normais;
- beijos de língua, carícias sensuais ("mãos bobas") = normal;
- aprovação do namoro e liberalidade do sexo pelos pais na maioria das vezes.

Namoro cristão

- sexo antes do casamento não liberado mas praticado;
- fornicação não liberada mas muito praticado;
- maus pensamentos com o "cônjuge" é errado mas pouco evitado;
- beijos de língua são permitidos e carícias sensuais não são permitidos mas são praticados;
- aprovação do namoro quase sempre e liberalidade do sexo pelos pais não liberada.

Agora podemos pensar, qual a diferença que o namoro "cristão" tem do namoro do mundo?!

O namoro cristão deveria ser cristão. E digo que o namoro cristão, pela tabela, é pior do que o do mundo, pois faz a mesma coisa que o namoro do mundo só que escondido da igreja e da sociedade. Não estou dizendo que todos os casais de namorados fazem isso, mas TODOS são tentados por isso. E se somos tentados por isso, devemos evitar a tentação.
Nosso "padrão" de namoro cristão infelizmente está nivelado com o do mundo. O que Deus espera de um namoro? Que eles se beijem de língua e que se excitem sexualmente? Que escondam seus erros e maus pensamentos de todos? Com certeza NÃO!

O namoro de verdade tem um maior propósito: conhecer e ser conhecido. Conhecer gostos, defeitos, alegrias, tristezas, traços psicológicos familiares, qualidades, humor e muitas outras coisas. Não vejo problema em beijar, conquanto o casal de namorados não tenham excitações além das excitações emocionais normais no padrão bíblico. (Ver história de Jacó e Raquel).

Sempre dizia para minha esposa quando namorávamos: " - Quero ter você primeiramente como a minha melhor amiga. Com o casamento você se tornará minha mulher."

Existem um engano de satanás com relação a namoro. Quando um homem começa a namorar com uma mulher, ele acha que já tem poder sobre seu corpo. Então, erroneamente, o homem se torna possessivo alegando que, pelo fato de estar namorando, pode fazer o que ele quiser com a mulher. A Bíblia diz que o homem é o cabeça da mulher, sim é verdade, mas isso só se compreende quando o homem tem uma “ALIANÇA” com a mulher. E essa ALIANÇA se chama casamento.

Gostaria que todos os jovens e adolescentes procurassem se relacionar dessa forma com o sexo oposto; conversando, se adaptando, rindo, saindo juntos, brincando um com outro, orando e se conhecendo, ao invés de saírem "metendo a lingua" na boca do outro e se excitando sexualmente antes do tempo devido. Infelizmente não podemos obrigar os jovens a ter essa visão do namoro. Podemos orientar que o namoro firmado em Deus e sua palavra evitam maus pensamentos, fornicação, sexo antes do casamento e outros. Na verdade, nós não podemos obrigar ninguém a fazer nada; só podemos orientar.

A verdade é que precisamos ser diferentes a ponto de negarmos nossos desejos e atentarmos para as vontades do Pai sobre nossa vida. Precisamos de uma vida regada a oração, jejum e leitura diária da palavra de Deus que nos testifica que o melhor é esperar em Deus e confiar em sua graça sobre nossa vida. Se o seu namoro "Cristão" não se diferencia do mundo, repense junto com seu parceiro sobre onde estão acontecendo os erros e mude enquanto há tempo de restauração. Se você ainda não tem um namorado (a), procure aprender sobre a espera de Deus as vontades que Ele tem para sua vida.

Diante desta pequena reflexão, o que podemos levar para a vida é que precisamos ser radicais e termos Deus como foco de nossos relacionamentos. Jesus é o alvo imutável, se o buscarmos não seremos confundidos em nada. Se a sua vida e relacionamentos estão confusos, eis a solução, busque o alvo: Deus!

Mensagem adaptada: Marcelo Correia (Jovens da Palavra)
Mensagem original: Mt. Bruno Gomes
Equipe Jovens da Palavra 2011

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Direção ELE já deu...

Não é normal!



“O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; 
eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” 
João 10:10

O nome do diabo antes era Luz (Lúcifer) aquele que é cheio de luz, depois de se rebelar contra Deus, seu nome passou a ser satanás, que significa adversário de Deus, aquele que vive para destruir, para jogar por terra o que Deus construiu.

O alvo do diabo é só a destruição. Uma pessoa sem conhecimento de Deus é facilmente derrubada por satanás. A Bíblia diz que satanás pode aparecer até como anjo de luz.

Existem pessoas que o diabo está destruindo suas vidas e elas nem percebem que é o diabo que está agindo. Elas atribuem as coisas ruins à falta de oportunidade, ao temperamento, ao azar, etc, essas pessoas nem percebem que o caminho delas pode ter sido bloqueado por intermédio de uma obra de feitiçaria, etc.

O diabo só sabe fazer três coisas: roubar, matar e destruir. Milhões de pessoas todos os dias perdem suas vidas nas estradas por causa do vício do álcool. No anel rodoviário, na última quinta-feira, a polícia teve que atirar nos pneus de um carro que estava ziguezagueando na BR. Quando o policial parou o carro, o sujeito nem conseguia sair do carro, o policial faria o teste do bafômetro, mas o motorista não estava em condições nem de sair do veículo. A bebida tem destruído milhares de vidas e esse vício que tem dizimado vidas, pode ser considerado normal?

Veja o vício do cigarro, é algo espiritual. O vício traz um prejuízo físico, emocional, etc. Quantas pessoas estão morrendo de câncer no pulmão por causa do cigarro?

“O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir.” João 10.10

Como pode uma pessoa chegar num encontro que marcou pela internet e ser agredida por outra da forma mais estúpida? Isso não é atitude de uma pessoa que esteja normal.

Quantas famílias têm filhos assassinos? Você acha que não é obra das trevas uma família ser marcada por pessoas que matam as outras?

Casais que estão se separando por coisas mínimas. De-repente as pessoas acham que não se amam mais e quando vamos apurar a situação, entrou uma terceira pessoa no relacionamento e o que traiu diz: “Pastor me ajuda, aquela pessoa destruiu minha vida, eu estava cego.” Vemos aí uma influencia maligna.

Não é normal uma criança de dez anos de idade atirar na professora e depois se matar. Não é normal um aluno cravar uma faca no peito de um professor na universidade e depois a justiça considerar o assassino como alguém com problemas mentais. Isso não é normal!

Não é normal um pai colocar bebida na boca de uma criança. Não é normal uma quadrilha que trafica órgãos humanos. Se não é normal, é anormal, e se é anormal tem um nome: satanás.

Jesus passava ao lado de um cemitério e logo uma pessoa possessa ajoelhou-se aos seus pés. Antes mesmo de repreendê-lo o demônio já falou pela boca da pessoa: “Jesus filho do Deus altíssimo, porque vieste nos perturbar?”

O diabo veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para trazer vida e vida em abundância.

Experimente expulsar um demônio em nome de santo Antônio, são Cristovão. O demônio avançará com fúria, com uma força descomunal contra sua vida, agora use o nome de Jesus, repreenda o demônio em nome de Jesus. O demônio na mesma hora é subjugado.

Não é normal o desejo de se matar. Não é normal não ter domínio sobre a internet, sobre o sexo. Não é normal gastar mais do que ganhar. Não é normal uma pessoa trambiqueira. Não é normal o homem ficar noivo 12 anos e não casar. Existem coisas que não são normais e identificamos o demônio facilmente nesses casos.

Não é normal uma pessoa ir para o exterior por causa de dinheiro e deixar os filhos, graças a Deus que alguns estão voltando. Não é normal entrar numa torcida organizada e matar um membro da torcida adversária.

Não é normal um filho matar o pai por causa de um time de futebol. Não é normal preferir ficar em casa assistindo novela a vir à casa de Deus, não é normal ver os filhos se levantando contra seus pais, não é normal.

Não é normal a esposa ter aversão ao marido e vice-versa e o casal ficar meses sem ter relacionamento sexual, não é normal um pai ficar sem conversar com o pai, não é normal dois irmãos ficarem em pé de guerra. Não é normal você ser uma pessoa briguenta, ignorante, chata. Não é normal o ciúme doentio.

Fique atento ao que há na sua vida e que não é normal, resisti ao diabo e ele fugirá de vós!

Pr. Jorge Linhares

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Lamentações 3: 21-26


Todavia, lembro-me também do que pode dar-me Esperança:

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos,
pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!

Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto,
nele porei a minha esperança.

O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele,
para com aqueles que o buscam;
é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...