quinta-feira, 28 de março de 2013

Você tem certeza da sua salvação?



“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras 
não sejam reprovadas.

Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” João 3:16-21

Podemos viver nessa terra, sabendo que se morrermos iremos direto para o céu?

Todas as religiões desse mundo giram em torno do homem ter um paraíso e creem numa vida melhor do que vivem aqui. Deus colocou a eternidade no coração do homem que foi feito a imagem e semelhança de d’Ele. Todo aquele que crê no filho unigênito de Deus - Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador pode ter a certeza da salvação!

Pagamos a salvação?

“Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. 

Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” Efésios 2:1-10

Sermos honestos, não é mais que a nossa obrigação. Vivemos num mundo tão corrupto que a pessoa pensa que por não roubar, não matar, está fazendo um favor para os outros, mas a Palavra de Deus diz que fomos criados para boas obras. Ser bom é nossa obrigação!

Sendo assim a salvação não é por obras. No céu não tem rico, pobre, anão, amputado, loiro, negro, etc. Quem estiver no céu é porque foi lavado e remido  no sangue de Jesus Cristo.

Porque somos salvos, somos honestos, temos os frutos do espírito, etc...

“Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. ” 1 Coríntios 5:10-11

Estamos no mundo, o que não podemos é ser iguais aos que praticam a iniquidade. “As más conversações corrompem os bons costumes.” I Co 15.33

Se você se associar com pessoas que não têm temor do Senhor, você será comparado a eles. No mundo temos que nos definir, e assumir uma postura cristã diante das pessoas.

No meio das pessoas ímpias a nossa fé tem que prevalecer e assim mostraremos para o mundo que somos diferentes. No meio das coisas erradas, quando não nos corrompemos, damos bom testemunho.

É uma loucura ser um idólatra ...

“Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.  1 Coríntios 6:8-11.

Vivemos num mundo tão terrível que não conseguimos imaginar como um pai pode dar cocaína para o próprio filho, como um pai pode abusar sexualmente no próprio filho, como um marido pode dar de presente para a sua esposa uma arma, como pode um homem pode querer que sua esposa tenha relações sexuais com outro homem e ficar assistindo!!! Quem prática tais atos  irá para o inferno!!!

Somos chamados atalaias de Deus sendo assim temos uma grande responsabilidade onde quer que estivermos.

“Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte.

Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.

Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma. Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte.

Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.

Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.

Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.”   Ezequiel 3:17-21

Anuncie o evangelho onde quer que você esteja – a Palavra de Deus não volta vazia! Se você é salvo, você é responsável,  você tem que avisar!

Falar do amor do Senhor é para nós motivo de honra e de um valor imensurável! Invista no reino de Deus! Fale que só há salvação em Cristo Jesus!

Pr. Jorge Linhares

quarta-feira, 27 de março de 2013

Não existe garantia da coroação porque você recebeu a unção



Ref: I Crônicas 28. 1-3

"Porém Deus me disse: Não edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra, e derramaste muito sangue." 1 Crônicas 28:3

Somos o resultado de toda uma experiência vivida e no final da vida observamos também que somos resultado das nossas decisões. Quando não temos clareza nas nossas decisões, satanás permeia a nossa vida para os planos que ele tem pra nós.  Somos a soma de tudo que vivemos e as experiências da vida contribuem significativamente na nossa vida, positiva ou negativamente.

Nesse texto observamos que o período da monarquia de Davi estava acabando - Ele já estava velho e num ato de reflexão, chama os líderes para falar da sua experiência com Deus.

Davi foi o oitavo filho de uma família, aos 17, foi visitado pelo profeta Samuel, recebeu o óleo da unção e aquele menino camponês escuta do profeta que seria o rei de Israel. Davi assumiu o reinado aos 30 anos. Ou seja; entre a unção e a coroação foram 13 anos terríveis de humilhação, dor e solidão. Davi foi provado profundamente, foi desprezado por seus irmãos, morou numa caverna, foi perseguido por Saul, etc...

Deus nos unge para ser algo, mas só seremos de acordo com a postura que assumirmos. Não existe garantia da coroação porque você recebeu a unção. A coroação depende da sua postura diante de Deus e dos homens.

Davi foi um homem de guerra e dores. Foi desprezado por sua esposa Mical, presenciou um dos seus filhos violentar a própria irmã, chorou a morte de Absalão - o filho que quis matá-lo. Davi venceu como rei, mas perdeu como pai. Venceu as batalhas lá fora, mas perdeu dentro de casa.

Em seu currículo estão batalhas tremendas vencidas por ele, mas havia um desejo no seu coração que ele não conseguiu realizar - construir uma casa para o Senhor!

Deus não reprova o que queremos fazer pra Ele, mas quem está querendo fazer!  Aquilo que fazemos é aquilo que somos, o que falamos é o que está alojado no nosso coração.

Muitos dos nossos sonhos se concretizam na vida de outra pessoa, porque Deus aprova o projeto, mas quem efetuará esse projeto precisa estar de acordo com o Senhor.

Deus disse não a Davi porque nas mãos dele havia sangue. Entre o coração e a capacitação, Deus fica com o coração - pergunto a você: "Em que você se transformou?"

Davi era um cuidador de ovelhas, se tornou um rei e um rei sanguinário. Todas as guerras que ele travou, ele teve aprovação do Senhor, mas quando Deus nos manda fazer algo, temos que fazer com misericórdia e temor de Deus.

Davi não pôde edificar uma casa para o Senhor porque derramou sangue de mais. O problema não foi ter derramado sangue, e sim, ter derramado sangue de mais.

O sofrimento e as tragédias trazem amarguras as pessoas. Davi lutou guerras, lutou a favor da justiça, e se tornou justiceiro demais. Ele lutou contra o pecado mas, se tornou um fariseu.

Às vezes estamos na igreja, mas quando saímos nos afastamos das pessoas que precisam de nós. No que você se transformou determinará o que você realizará ou será impedido de realizar. Não permita que as amarguras da vida o impeçam de construir uma linda história pra Deus! Deus opera no amor - ame as pessoas!

Muitas vezes pedimos a Deus para mudar a nossa vida, mas Deus nos pergunta: "Em que você se transformou?"

Quantas vezes agimos como não gostaríamos de agir e nos tornamos insuportáveis? Talvez você se transformou em alguém que Deus não quer que você seja.  Quem sabe as lutas e dores transformaram você num dominador, numa pessoa estúpida, intolerante? Talvez você tenha vencido muitas batalhas, mas perdeu todos os seus conflitos interiores!

As lutas muitas vezes direcionam nossas atitudes para caminhos duros!

Antes você tinha prazer em vir a casa de Deus - hoje você não vê a hora de acabar o culto.

Antes você beijava seus pais, os abraçava - hoje você os rejeita!

Antes você falava de Jesus pra todo mundo - hoje você é um cristão 007!

Não permita que as lutas, as amarguras tracem uma trajetória infeliz pra você! Deus disse a Jesus: "Este é o meu filho amado e nEle tenho prazer!" O amor de Deus moveu Jesus até a cruz!

Quando nos afastamos de Deus, nos transformamos naquilo que Ele não quer que sejamos!  No que você se tornou? Que tipo de pai, mãe, filho, marido, esposa, você se tornou?

O amor nos conduz a uma trajetória de vitórias, creia!

Pr. Reginaldo Martins

terça-feira, 26 de março de 2013

Aprendendo a ter vitória com Neemias





"E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus."
Neemias 1:3-4

Podemos aprender muitas lições com Neemias. Ele servia o rei Artaxexes, no fim do cativeiro. O rei Artaxexes era rei de 127 nações e Neemias servia na capital do reino.

Além de servir o rei Neemias tinha uma posição elevada, ele era o coopeiro do rei e como tal, tinha a responsabilidade de provar antes toda comida que o rei viesse a comer ou beber.

Como coopeiro tinha alguns privilégios:

1º privilégio: Neemias estava com o rei todos os dias.

2º privilégio: Tudo que o rei comia desde o café da manhã até o jantar, Neemias comia.

Neemias vivia um dos melhores tempos de sua vida até que recebe a notícia de que Jerusalém estava destruída, suas portas haviam sido queimadas pelo fogo.

1ª lição que aprendemos com Neemias: Diante da adversidade reaja ao contrário

Toda notícia gera reação e a reação que Neemias teve com essa notícia foi a de se assentar, chorar, lamentar, mas também fez com que ele orasse, jejuasse, e entrasse na presença de Deus.

Você pode reagir ao contrário do que o diabo quer que você reaja. Diante das adversidades reaja ao contrário do que se espera.

2ª lição: A luta empurrou Neemias para mais perto de Deus

3ª lição: Neemias foi servir o rei no meio da guerra

Neemias tinha todo o motivo para ligar para o departamento pessoal do palácio e dizer: "Não estou bem, coloque outro no meu lugar..." Mas mesmo sabendo que Jerusalém estava destruída Neemias foi servir o rei.

A luta não fez Neemias abrir mão das suas responsabilidades. Hoje em dia qualquer coisa faz com que as pessoas desistam, larguem tudo.

4ª lição: Mesmo triste Neemias serviu o rei com a mesma honra que servia antes

Existem pessoas que no meio da adversidade, ficam insuportáveis, mal humoradas. Aprenda uma lição, já que você tem uma tarefa, uma responsabilidade, faça o seu melhor. Neemias serviu o rei direito.

Se você tiver uma alinça com Deus, sua vida será reconstruída!

Pr. Eliel Lima

Nome dos nomes


Nome que está, sobre todo o nome,

Nome que está acima dos céus,

Nome de Jesus, o Senhor;

Nome de Jesus, o Senhor;


Tu és... a fonte, que nunca secará;

Tu és... a vida, que jorra do trono pra mim.


O QUE FAZ UM CASAMENTO FUNCIONAR?




Por: Carlos "Catito" Grzybowski

Algumas vezes sou deparado com a pergunta: "Como você pode estar tanto tempo casado com a mesma mulher e continuar apaixonado por ela?"

Penso que não se trata de apenas um fruto do acaso ou de, como existe no imaginário popular, achar a pessoa certa - a metade da laranja! São vários os fatores que contribuem para o sucesso no casamento e gostaria de discorrer sobre apenas alguns deles.

Em primeiro lugar eu creio que o casamento é um espaço para a aprendizagem. Quando eu estou aberto a aprender com o outro que é diferente de mim, estou em constante processo de crescimento. Muitos casamentos acabam porque as pessoas não querem crescer.

Acreditam que a sua forma de enxergar o mundo é a única correta e que nada vai faze-los enxergar a realidade diferente. Assim vêem na diferença uma ameaça e fonte de constante atrito e não uma oportunidade contínua de ser despertado para ver a realidade de uma forma diferente e, ainda por cima, por alguém que me ama! Não conseguiram entender que AMBOS, homem e mulher são portadores da IMAGEM de DEUS (Gen. 1:26-28) e que são ontologicamente iguais, MAS funcionalmente diferentes e a diferença é outorgada por Deus como BENÇÃO para desenvolver a CRIATIVIDADE!

Em segundo lugar o casamento é um local de construção. Precisamos ter projetos comuns e perseguir sua construção. O mundo moderno conspira contra isso. O individualismo egocêntrico que permeia as relações sociais deságua no casamento e faz com que as pessoas construam projetos individuais e forcem o outro se adaptar ao seu projeto individual - o que não dá certo. Perdeu-se a noção do NOSSO! Precisamos criar uma história comum, cheia de aventuras, dramas e muita, MUITA diversão juntos - quando somos capazes de rirmos juntos de uma situação, a solução já está a caminho! Um estudioso do assunto escreveu:

"Educadores reclamam que pessoas jovens, hoje em dia têm muito pouco senso de história, eles vivem apenas o presente sem memória. Essa amnésia apresenta uma certa falta de raízes, e eu acredito que isso contribui para um alto índice de divórcios".

Finalmente é preciso aprender a PERDOAR! Mesmo casais que se dizem cristãos têm, muitas vezes, dificuldades de perdoar. Criam a fantasia de um parceiro(a) perfeito e infalível.

Quando percebem que o outro é humano e comete falhas, reagem com frustração e desprezo. Precisamos reconhecer que somos imperfeitos - em constante construção, mas ainda imperfeitos - e que como fruto desta imperfeição cometemos trapalhadas. Muitas vezes tentando acertar fazemos trapalhadas. O remédio: uma atitude humilde de reconhecimento das trapalhadas e um pedido sincero de perdão e, do outro lado, uma atitude perdoadora.

Algo que eu pratico com minha esposa nestes nossos 25 anos de casado é ORARMOS JUNTOS todas as noites antes de deitarmos. Porque? Para que ´o sol não se ponha sobre nossa ira´ - que é um princípio de extrema sabedoria na Bíblia. Quando nos colocamos lado a lado para orar ao Pai, temos que estar bem um com o outro - senão é ritual e não oração. E para estar bem precisamos conversar e pedir perdão e perdoar.

Às vezes ficamos um bom tempo conversando antes de orarmos - pois acredite, eu também sou imperfeito - mas NUNCA fomos dormir sem estarmos bem um com o outro - e isso faz MUITA diferença!
Existem outros fatores igualmente importantes, mas creio que se começarmos observando estes pequenos princípios já estaremos dando passos gigantescos para termos casamentos que perdurem!

Carlos "Catito" Grzybowski
Psicólogo, terapeuta familiar, coordenador de EIRENE DO BRASIL, casado com Dagmar há 25 anos, pai de Sabine e Lukas e sogro de Guilherme.

DEZ DICAS PARA VOCÊ FAZER MUITO COM POUCO



Por Josué Gonçalves

Crescer financeiramente é o desejo de todas as pessoas que sonham grande. Infelizmente, educação financeira não se aprende na escola, eis a razão porque encontramos médicos, dentistas, advogados, engenheiros, professores universitários com sérios problemas financeiros. Administrar com inteligência o dinheiro, é uma habilidade que qualquer um pode aprender. O problema é que são poucas as pessoas que investem tempo buscando conhecimento sobre “como administrar seu dinheiro com inteligência”. Tudo na vida é o resultado daquilo que sabemos e praticamos. Quantos livros você já leu sobre finanças? Quantas palestras em cd ou dvd você já ouviu ou assistiu sobre educação financeira pessoal? Quando você está com uma pessoa bem sucedida financeiramente, você procura ouvir muito e faz perguntas inteligentes para aprender quais são os segredos do sucesso financeiro?

Quero lhe dar dez dicas para você fazer muito com pouco.

1. O dinheiro que você ganha é “vida”. Você deixou horas da sua vida trabalhando, e estas horas foram convertidas em dinheiro. Se o dinheiro tem tanto valor assim, administre-o com muito critério cada centavo.

2. Toda pessoa bem sucedida sabe planejar, elas pensam antecipadamente e sabem fazer planos a longo prazo. Planeje, planeje, planeje...

3. Faça uma lista das suas prioridades e assuma um compromisso radical com elas.

4. Esteja sempre envolvido em algum projeto que force você a economizar para atingir um objetivo. INVESTIMENTO.

5. Leve a sério os pequenos vazamentos, os desperdícios. Por exemplo, luzes acesas durante o dia, torneira aberta enquanto escova o dente etc.

6. Compre primeiro por necessidade e não por desejo. CUIDADO COM SUA VAIDADE PESSOAL.

7. Procure não andar com muito dinheiro no bolso. Use mais cheque ou o cartão.

8. Seja disciplinado, não compre porque todos estão comprando. Saiba dizer não para as pessoas que forçam você a comprar e não compram nada.

9. Leve a sério os juros, por menor que seja.

10. Seja generoso(a), a Bíblia diz que, o generoso será abençoado.
O nosso sucesso está sempre ligado as instruções que seguimos. Pessoas sabias seguem instruções sabias, pense nisso.

Definições: Você tem esperança em que?



CORÍNTIOS 13.8-13:   A caridade nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo líns, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;  porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.   Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido.  Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas é a caridade.

A vida cristã basicamente pode ser pensada em três aspectos: fé, esperança e amor.

A fé está ligada ao nosso relacionamento com Deus, quando Ele encontrou a gente e deixamos de acreditar em nós mesmos e passamos a acreditar que Ele agora é nossa vida através do Espírito Santo. A fé é deixar de lado todos os esforços pessoais para se auto-justificar, e receber a perfeita e divina vida de Jesus em nossa vida como nossa própria nova vida.

O segundo aspecto do evangelho em nossa vida tem a ver com a esperança. Numa terminologia mais teológica, primeiro acontece nossa justificação pela fé e a seguir pelo mesmo evangelho e o poder do Espírito Santo começamos a viver nossa santificação, nossa esperança. A divisão de termos é apenas pedagógica, porque ambas as coisas surgem do nosso relacionamento pessoal com Jesus. Jesus é nossa fé, nossa esperança e o nosso amor.


1. O que esperamos nesta vida.

Vivemos hoje em um mundo aniquilado, que vemos as coisas em parte, contudo, todos nós temos a esperança de um casamento perfeito, de um emprego perfeito, de filhos perfeitos,  de uma conta bancária perfeita, de uma igreja perfeita.

Quando fomos criados, Deus soprou em nossas vidas a vida que há em nós, este sopro divino foi dado em uma direção a Ele mesmo. Contudo, o pecado nos fez crer que poderíamos preencher nosso coração em outras coisas. Então, todo esse desejo por perfeição nas coisas é muito pequeno:

Na realidade, se considerarmos as promessas pouco modestas de galardão e a espantosa natureza das recompensas prometidas nos evangelhos, diríamos que nosso Senhor considera nossos desejos não demasiadamente grandes, mas demasiadamente pequenos. Somos criaturas divididas, correndo atrás de álcool, sexo e ambições, desprezando a alegria infinita que se nos oferece, como uma criança ignorante que prefere continuar fazendo seus bolinhos de areia numa favela, porque não consegue imaginar o que significa um convite para passar as férias na praia. Contentamo-nos com muito pouco.

(C.S. Lewis, Peso de Glória)

O grande problema do ser humano é que ele passou a se contentar com a escassez do pecado, desprezando a abundância de vida que há em Deus.


2. A verdadeira esperança: Cristo formado em nós.

A esperança cristã tem a ver com a vida de santificação do cristão. Como Paulo diz no texto de 1 Coríntios quando vier o que é perfeito, o que é em parte será aniquilado. A esperança do crente é que tudo que é imperfeito em nossa vida seja finalmente curado.

A esperança é de perfeição!!!

Contudo, como ensina Carlos McCord pensamos que a perfeição é algo que devemos produzir, em vez de recebermos e compartilharmos. "É hora de nos apaixonarmos pelas perfeições de Deus, como reveladas em Jesus" (p.59).

Mas, a esperança cristã nasce da fé que em Jesus, tudo precisamos pode se encontrar nEle. A esperança cristã começa agora com a plena satisfação que Deus nos dá em Jesus Cristo.

O a perfeição da (e na) vida é conhecer a Cristo como sou conhecido dEle, pois agora ainda vemos como se fosse um enigma, mas um dia seremos do modo como Ele sonhou que fossemos: sua imagem e semelhança:

Romanos 8.21   na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

As imperfeições da vida,  as dores e  as provações de hoje nos devem ser vencidas pela vida de Cristo sendo formada em nós.

Gálatas 4.19   Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;

Este é o objetivo do cristão, que Cristo seja formado nEle. Como chegar até lá? A fé traz a esperança que tudo que precisamos podemos ter em Jesus.

Filipenses 4.19   O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

Hebreus 11.6   Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

Muitos de nós pensamos a santificação como algo que devemos fazer para pagar aquilo que Deus fez por nós, pensamos a santificação como algo que teria um fim em si mesmo, contudo, a nossa santificação como também a fé não nasce em nós mesmos, vêm de Deus.

Uma vida santificada é uma vida que sabe que tudo que precisa pode encontrar em Jesus. Ele sabe que tem uma nova vida, nova disposição, novo poder, nova energia- é a vida que vêm de Cristo e a vida em Cristo. Cristo, agora é sua própria vida.

O propósito da santificação é a glorificação de Deus em nossa vida, não sermos mais santos  apenas. Mas, que toda a nossa vida se ache escondida em Cristo para glória de Deus.

As tentativas humanas de viver uma vida de santidade levam a regras, que levam ao orgulho ou a depressão e nunca a glorificação de Deus.  Em Mateus 7:16-20, Jesus nos conta uma metáfora sobre quem é e quem não é de Deus:

Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?   Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.   Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Alguns pensam que dando alguns frutos bons podem compensar os frutos ruins, mas é um engano. Pensar assim é tentar tirar vida de si mesmo,  é forçar um viver de acordo com a vontade de Deus como faziam os fariseus.  A vida verdadeira provém daquilo que sai do nosso Senhor e não de nós, colocar perfume no lixo que a carne não muda a condição que ela está.

A perfeição está em Deus, temos que recebê-la pela fé na esperança que Ele tem e irá cuidar de cada aspecto de nossa vida.

Lloyd-Jones diz que "a fé olha para Deus, fixa-se na fidelidade de Deus. A grandeza da fé não está no que eu estou fazendo, porém na fidelidade de Deus".

Precisamos de Jesus como fonte de tudo em nossa vida, John Piper pensando na confissão de Westminster diz: que o propósito de todo homem é glorificar a Deus se alegrando nEle sempre.

Permanecer em Cristo e desfrutar da sua perfeição  é o único modo de termos uma vida de santidade, uma vida de perfeição,  quando Deus passa a ser foco da nossa vida. Quando aquele sopro vida volta para aquele que soprou, Cristo em nós, a esperança da glória (Cl. 1:27).

"A fé em Cristo transforma a esperança em confiança e certeza, e a esperança torna a fé em Cristo ampla e dá-lhe vida"  (Jurgen Moltmann, Teologia da Esperança, p. 35)

O tapeceiro: a perfeita obra de Jesus e as nossas imperfeições.

segunda-feira, 25 de março de 2013

O que quer dizer ser sempre conduzido em triunfo?




Significa participar da vitória de Cristo

II Co 2.14-17
O que é ser conduzido em triunfo?
- Ser conduzido em triunfo não quer dizer que a pessoa não será ameaçada com a morte.
- Ser conduzido em triunfo não quer dizer que a igreja viverá elogiando o missionário.
II Co 10.10 – imagine ter uma igreja que diz que sua pregação é ruim demais, aconteceu isso com o apóstolo Paulo, ele fundou a igreja de Corinto e pregou naquela cidade tão imoral. Corinto tinha a fama de ser a mais imoral e Paulo chegou lá tremendo, mas cheio do poder do Espírito.
Haverão missionários que chegarão a igrejas distantes e a primeira reação do povo será : “Você não merece ser ouvido.”
- Ser conduzido sempre em triunfo não quer dizer que você não terá nada que o entristeça. II Co 2.4
- Ser conduzido em triunfo não significa dizer que você estará sempre pulando de alegria.
- Ser conduzido em triunfo não significa que satanás não poderá entrar na igreja.
II Co 2.10,11. Como satanás entra na igreja? Quando os irmãos não conversam uns com os outros. O diabo entra pela porta da falta de perdão.
-Ser conduzido sempre em triunfo não significa dizer que emocionalmente você está 100%
II Co 2.12,13. Paulo não tinha condições emocionais de pregar. Esse texto mostra que ser conduzindo em triunfo, não significa estar 100% emocionalmente.
O que quer dizer ser sempre conduzido em triunfo?
Significa participar da vitória de Cristo. Seja em Éfeso, no Sul da Galácia, na Macedônia, onde Paulo chegava, exalava a fragrância do seu conhecimento missionário.
Paulo diz: “Graças a Deus porque em Cristo sempre somos conduzidos em triunfo.” Isso não significa que nunca seremos feridos, mas sim que participaremos na vitória de Cristo.
Muitos povos estão se convertendo através das rádios evangélicos, dos programas de televisão, da mídia. Essa é uma arma poderosa nas mãos dos cristãos. Glórias sejam dadas ao Senhor porque os poderes dos impérios satânicos foram vencidos na cruz de Cristo e o Senhor triunfou na cruz do calvário. O conhecimento de Cristo tem que ser espalhado.
“Graças porém a Deus que sempre nos conduz em Triunfo”.


Dr. Russel Shedd

segunda-feira, 4 de março de 2013

O poder da oração e do jejum



Mateus 17.14-20

Muitas pessoas procuram resolver suas lutas e problemas no gabinete pastoral. Alguns procuram curar suas mágoas, tristezas e decepções através de conselhos com pessoas que pensam como eles. Mas a Bíblia diz que podemos solucionar muitos dos nossos males através da oração e do jejum.

No passado, os crentes resolviam seus problemas na oração e no jejum. Hoje é comum o crente antes de jejuar e orar, procurar várias pessoas e a oração vem somente quando o problema já está critico.

Outros colocam suas frustrações na internet. Mas a Bíblia nos manda procurarmos Deus em primeiro lugar. Jejum significa humilhação, rendição, entrega, consagração. Quando você se levanta pela manhã e não come, é como se dissesse que o seu corpo não é dominado pela comida.

O jejum pode ser de uma hora, duas, pode ser de algo que você gosta muito e se abstém. Quando jejuamos, declaramos que não somos escravos daquilo que mais gostamos.

As pessoas estão passando horas e horas na internet e remoendo-se nas suas aflições, quando a Bíblia diz que quando estivermos em aflição, devemos entrar no local secreto e falar com Deus.

Jesus falou com os discípulos: “Vocês querem que os demônios lhe submetam, mas vocês não horam, não jejuam...”

Há um grande poder no mundo espiritual através do jejum e da oração. Muitas pessoas estão entristecidas com alguém ou alguma coisa e ao invés de jejuarem e orarem começam a soltar as farpas na internet.

“Essa casta de demônios não sai, se não através do jejum e da oração.” Vs 21

Quando estamos com problemas, procuramos pessoas que pensam igual a nós e quando alguém nos exorta, a nossa tendência é fugir daquela pessoa.

A atitude de Daniel diante das crises

A nação de Israel passava por grande aflição e perseguição. Diante dos problemas Daniel orava e jejuava. “Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.” Dn 9.3

Os Pastores e psicólogos são muito importantes, mas o mais importante é o diabo fugir de nós. Busque auxílio em Deus em toda e qualquer situação. Ore, jejue.

Davi diante da tristeza jejuou

“Depois todo o povo veio fazer com que Davi comesse pão, sendo ainda dia; porém Davi jurou, dizendo: Assim Deus me faça e outro tanto, se, antes que o sol se ponha, eu provar pão ou qualquer outra coisa.” 2 Sm 3.35

Diante da tristeza, Davi se privou de comida. Abner, seu amigo, havia sido assassinado. Talvez algo ou alguém esteja te entristecendo, seja o que for o motivo do seu lamento, ore, jejue!

Ester diante de uma grande decisão proclamou um jejum

A nação de Israel estava para ser destruída pelas investidas do maligno Hamã e Ester proclamou um jejum, porque ela iria se apresentar diante do rei para interceder em favor dos Israelitas. Talvez você precise tomar uma grande decisão, ore, jejue!

Moisés diante das divergências entre o povo de Deus jejuou
“Quando subi ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas do pacto que o Senhor fizera convosco, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água.” Dt 9.9

Estava acontecendo divisão entre o povo de Deus e Moisés tomou uma decisão – jejuou. Diante de divisões, brigas, dissensões, ore!

Ana diante do seu sonho que não fora realizado jejuava
“E assim sucedia de ano em ano que, ao subirem à casa do Senhor, Penina provocava a Ana; pelo que esta chorava e não comia.” I Sm 1.7

Jesus diante das tentações jejuou
“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.” Mateus 4.2

Diante das tentações, das investidas do diabo – jejue! Você está sendo assediado pelo seu patrão? Jejue! Existe algo que está tirando você do sério? Jejue!

O jejum pode mudar a história da vida de uma pessoa. Talvez você esteja se valendo de estratégias humanas para vencer suas batalhas – mude sua estratégia.

Faça um jejum de tudo que escraviza você e ore. Lembre-se: Jejum e oração andam juntos!

Pr. Jorge Linhares

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...