terça-feira, 29 de julho de 2014

Fundo do poço...


"As estrelas podem ser vistas do fundo de um poço escuro, quando não podem ser discernidas do topo de um monte. 

Assim também, muitas coisas são aprendidas na adversidade, com as quais o homem próspero nem sonha." (C. H. Spurgeon)

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Relacionamento



Além de muito estudo da Bíblia, também testemunhos pessoais e literaturas especializadas têm ajudado a enriquecer e consolidar o acervo de conhecimentos de Cláudio sobre o assunto.
Mas, como foi que esse tema entrou na vida do entrevistado deste mês da revista Comunhão? Inicialmente designado para trabalhar com os jovens da sua igreja, ele começou a ser solicitado para ministrar aos pais e familiares e, como consequência natural, acabou por se envolver na área de relacionamento conjugal.

Pastor Cláudio trabalha com o MMI, o Ministério Casados para Sempre, e ministra seminários pelo Brasil há quatro anos. Está prestes a publicar seu primeiro livro, no início do próximo ano, pela editora Central Gospel, obra em que vai reunir algumas de suas palestras. Nesta entrevista, exclusiva para Comunhão, ele responde a dez questões polêmicas na área de sexualidade e casamento.

Muitas pessoas acreditam que, se optarem pelo divórcio, irão para o inferno. Também há dúvidas sobre se é permitido casar novamente tendo o ex-cônjuge vivo. O que a Bíblia afirma sobre isso?
Quando o assunto é divórcio, é sempre polêmico, porque a Bíblia dá uma visão muito interpretativa sobre o tema. Mas, em primeiro lugar, digo que sou radicalmente contra e, de púlpito, nunca defendo, até porque pode haver alguém querendo só um aval do pastor para se divorciar. Ao mesmo tempo, não dá para afirmar muita coisa sobre esse assunto, pois não há um texto que dê base bíblica para isso. Já com relação a um novo casamento, encontramos textos que nos orientam a não casar de novo. Eu trabalho em prol da união conjugal. Para mim, se for possível reatar, melhor. Mas há casos em que os parceiros deixaram o casamento entrar numa dimensão tão difícil que reatar é humanamente impossível, e a pessoa acaba partindo para outro relacionamento. Digo humanamente porque, para Deus, nada é impossível. Eu não concordo, mas aceito e tolero. Eu acho que uma pessoa optar por se casar de novo, mesmo tendo o ex-cônjuge vivo, pode ser lícito somente dentro de uma análise muito particular, pois cada caso é um caso.

Um cristão ou cristã, cujo companheiro(a) é incrédulo(a), é obrigado(a) a continuar o relacionamento, de acordo com a Bíblia?
Sim. Temos as cartas escritas pelo apóstolo Paulo onde encontramos textos que dizem que se a mulher for incrédula e o homem cristão, ela é santificada por ele. O convívio deve ser no sentido de mostrar para aquele que é incrédulo o poder transformador de Cristo. É a leitura mais correta que a pessoa pode ter do Evangelho.

Quais as dicas para fazer o casamento durar?
Em primeiro lugar, ser extremamente paciente, porque ninguém pode machucar alguém mais que seu próprio cônjuge. Quanto maior a proximidade, maior a possibilidade de atrito. Depois, deve-se aprender a respeitar a pessoa do jeito que ela é, e não querer que ela seja como você gostaria que ela fosse - porque ninguém consegue esse padrão. A partir do momento que eu amo minha esposa do jeito que ela é, vou respeitar as diferenças, não vou querer que ela tenha a mesma performance que eu gostaria que ela tivesse, porque ela não vai poder se enquadrar nesse ideal. Outro fator primordial é ter Jesus como o centro do seu relacionamento. Porque se Jesus não estiver no casamento, hoje, do jeito que nós vamos, com os valores invertidos do mundo moderno atual, não poderemos equacionar isso.

É pecado um casal cristão assistir filme de sexo?
Sim. Pornografia é pecado. Até porque nós, cristãos, acreditamos em questões espirituais e essa situação de visualizar o corpo de outra pessoa, observar a nudez e o prazer sexual de outrem, é incorreta. Biblicamente, o ato é considerado pecado de lascívia. Também me perguntam se fantasias sexuais são permitidas. Depende da fantasia. Acho que não tem problema nenhum a mulher ou o marido se caracterizar com alguma roupa para agradar o parceiro e dar "aquela apimentada". O que não pode é o corpo deixar de ser o centro do desejo.

É pecado o casal cristão ir a motel?
Sim. Não temos uma referência bíblica direta que embasa isso, mas temos a visão espiritual. Sabemos que o ambiente do leito de um motel é totalmente demoníaco. Com certeza, não há anjos do Senhor num local desses, por se tratar de um ambiente totalmente maligno, já que a maioria dos relacionamentos mantidos num leito de motel são extraconjugais, homossexuais etc. Há o risco de entrar num local com sua esposa onde, duas horas atrás, um casal homossexual esteve praticando sexo. O motel é um local de alta rotatividade de pessoas e a finalidade é ser um ambiente propício para práticas sexuais proibidas. Não vemos família freqüentando motel, mas um hotel ou uma pousada. Com certeza, não é um local recomendado para o casal estar.

O que deve fazer a pessoa que se queixa de ter perdido o interesse sexual pelo seu esposo(a)?
O interesse do casal varia. O homem se interessa pelo que vê e a mulher pelo que ouve. Quando o homem está desinteressado, a mulher deve dar uma melhorada em sua aparência, pois o homem não anda vendo boa coisa (risos), e aí pode desanimar. Já a mulher se motiva mais pelo ouvido, principalmente por elogios. Para o homem, o segredo de motivar a mulher é elogiar e agradecer. Então, se o camarada está ausente, ela deve dar um jeito no visual. Mas no caso de ambos, pode também ser uma questão de trabalho e estresse. Aí, é rever essa situação.

Como o casal deve falar sobre sexo com seus filhos?
A adolescência precisa muito dessas orientações. Hoje, a mídia incentiva muito a sexualidade precocemente, inclusive insinuando a homossexualidade. Então, a melhor maneira de falar de sexo com seu filho é ele vendo que seus pais têm um bom relacionamento sexual e conexão emocional. Ver gestos de carinho, pedidos de perdão no dia a dia, mostra que o relacionamento conjugal é algo bom. Isso motiva, e como cristãos também temos que motivar nossos filhos à consciência de que sexo só deve ser praticado depois do casamento. Temos que prepara-los para todas as situações, ensinando, inclusive, sobre métodos anticoncepcionais, porque se um filho menor de idade engravida uma jovem, a responsabilidade civil é dos pais. Então, a melhor maneira é dialogar com liberdade e ter maturidade para conversar abertamente, não deixando para tocar nesse assunto tarde demais. Quanto mais cedo começar a falar sobre sexo, melhor, para evitar constrangimento com os filhos.

A Bíblia dá permissão para o divórcio, no caso de traição?
Não. Para mim, só aconselho divórcio no caso de risco de morte, quando há uma ameaça do cônjuge. Mas é claro que se há uma repetição de comportamento de adultério, a pessoa não quer mudar, tem problema de caráter, já é um pouco diferente. O indivíduo não precisa ficar tolerando uma pessoa infiel. No caso de acontecer um deslize e a pessoa for infiel em uma ocasião, você pode perdoar e levar o relacionamento adiante. Agora, a pessoa não pode ficar o tempo todo se submetendo, porque antes de amar seu próximo, deve amar a si mesmo e amar a Deus sobre todas as coisas. Amar alguém acima de si mesmo é cometer uma infração. No Antigo Testamento, vemos que Moisés só concedia carta de divórcio pela dureza dos corações, mas não porque Deus instituiu. O que foi instituído por Deus foi o perdão por meio de Cristo.

Há cônjuges que se veem numa situação de total incompatibilidade. Qual a orientação, nesse caso?
Quando o assunto é homem e mulher, somos diferentes mesmo, não tem jeito. Muitas vezes, já no namoro o casal vê que não é compatível, mas mesmo assim comete o erro de ficar junto. Anestesiados pelo poder da paixão, levam adiante o relacionamento. Aí, a culpa não pode ser da Palavra de Deus, do diabo, nem de ninguém. Então, a orientação que dou é respeitar as diferenças, já que o casamento é para a vida inteira. É só ver que a pessoa tem defeitos, mas também tem suas qualidades. Um dos grandes desencontros e motivos pelo qual as pessoas me procuram é a área sexual. Por exemplo: o homem quer fazer sexo todo o dia, pois ele pensa em quantidade e a mulher gosta de qualidade. Nesse caso, aconselho a superar as diferenças. A melhor maneira é com diálogo, que é uma das primeiras coisas que tende a acabar quando vem a crise. Por isso é que ele deve ser acompanhado, orientado. Eu trabalho muito com isso, deixando o casal dialogar com assistência pastoral, intermediando a conversa.

Há situações em que o casal já tentou salvar seu casamento de várias maneiras, sem êxito. Neste caso, o que fazer?
Não é o tamanho do esforço empregado que vai garantir o sucesso, e sim o esforço empregado de maneira correta, com um bom aconselhamento, uma literatura boa, um trabalho de oração significativo. É como tentar serrar uma madeira com um serrote ou usando serra elétrica. Ambos vão funcionar, a diferença que com um método o resultado virá bem mais rápido. Muitos podem estar tentando há muito tempo de maneira errada.

Pastor Cláudio Duarte

Ninguém pode...



Ninguém pode conquistar o mundo de fora se
não aprender a conquistar o mundo de dentro.

No teatro da nossa mente nossa meta é ser o ator principal. 
Augusto Cury

sábado, 26 de julho de 2014

Qual conceito você tem a respeito de si mesmo?


"Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."
Mateus 22:36-40

Jesus resume toda a lei em dois mandamentos, isso significa que se fizéssemos assim, com certeza, o mundo seria outro.

O primeiro mandamento é amar a Deus de todo o nosso coração e o segundo é a amar o próximo como a nós mesmos. Para amarmos o próximo temos que nos amar primeiro, porque o amor chega primeiro ao nosso coração para depois chegar no outro.

Nessa passagem bíblica, Deus está falando que precisamos nos amar, para amar o outro. Imagine a incoerência de amar alguém se não nos amamos.

Não é preciso ser arrogante para ter uma auto-estima. Jesus tinha uma excelente auto-estima e disse: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração!"

Como você pode esperar que alguém reconheça o seu valor se nem você, que se conhece, reconhece o seu valor? Infelizmente muitas vezes passamos a mensagem para o outro que não temos valor.

Muitas vezes passamos uma imagem de que estamos em liquidação para as pessoas. Que tipo de atitude você tem que dá licença ao outro para que ele te desrespeite?

Reconheça o valor que Deus te deu! Jesus pagou um alto preço por nós na cruz do calvário. Tome posse do seu valor diante de Deus!

Uma coisa que mostra que a nossa estima é baixa, é quando muitas vezes não nos aceitarmos do jeito que somos.

O outro gostar de você ou não é problema do outro, temos que ser confiantes e aceitarmos a nós mesmos.

Não adianta fazer um teatro para convencer o outro a te amar, se você fizer assim, o outro amará um personagem e não você.

Outra coisa que revela uma estima baixa é a dificuldade para dizer não.

Isso acontece quando fazemos o que não podemos para que alguém não deixe de nos amar. Estabeleça limites, aprenda a dizer não quando necessário. As pessoas devem nos amar não pelo que podemos oferecer, mas pelo que somos.

Um tópico a ser considerado: Pessoas que não delegam, tem medo que o outro faça melhor.

O nosso valor está em quem somos, independente da posição que qualquer pessoa ocupe.

Precisamos aprender com Jesus - Dê força para o outro para que ele também possa crescer.

Jesus convidou Pedro a andar com Ele sobre as águas. Jesus poderia ter lembrado a Pedro sua condição de pecador, mas Ele estendeu a mão para ele.

Uma coisa que atrapalha quem tem uma estima baixa é o medo da mudança.

Muitas pessoas estão estagnadas nas empresas porque as mesmas têm medo do novo. Quantas coisas novas você fez na vida pela primeira vez? Tudo! Somos provados para sermos aprovados.

Se você não consegue confiar em você, confie nas promessas de Deus.

Quando criança a nossa estima é formada através dos olhos dos outros. Partindo do ponto que o outro também tem problemas, precisamos nos ver através dos olhos daquele que tem o olhar perfeito - Jesus. A Palavra de Deus diz que somos mais que vencedores!

Muitas vezes acreditamos que somos como galinhas, somos inseguros, ficamos com medo, mas a nossa essência é a da águia e precisamos tomar posse disso.

Como você usa as asas que Deus te deu? Na tempestade a galinha se encolhe e tem medo dela mesma. A águia aproveita a tempestade para voar mais alto. Creia: o desafio que você está passando é só um impulso para tirar você do lugar.

Não se prenda, acredite em quem você é em Cristo Jesus. "Porque em Cristo Jesus, somos mais que vencedores!" Confie em você!

Dra. Elizabeth Pimentel

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Todo esse tempo...



Tenha Fé...


O exemplo da mulher hemorrágica



 Marcos 5.25-34

“Então ele lhe disse: Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”. Vs 34.

A maioria das mulheres na Bíblia têm uma história muito bonita. No percurso do meu ministério encontrei mulheres santas de Deus que nos auxiliaram no ministério e sempre nos deram palavras de incentivo.

Minha mãe também é outro grande exemplo de mulher. Meu pai a deixou grávida com dez filhos. De patroa, ela passou a ser empregada e teve que se adaptar a uma nova realidade. Com muita dificuldade ela conseguiu nos criar lavando roupa na casa das suas primas.

Muitas vezes ela chegava em casa com o resto da comida das casas que ela arrumava, mas nunca nos faltou por parte da minha mãe o princípio de integridade.

A Bíblia diz que quem acha uma esposa, acha um tesouro! A mulher é uma bênção de Deus! Também diz que as mulheres serviam a Jesus com seus bens – mulher é liberal! As mulheres são mais cuidadosas, detalhistas, delicadas... A mulher veio para abençoar a Terra e um homem que tem uma mulher virtuosa é honrado!

No texto de Marcos 5.25-34, temos o exemplo dessa mulher que há 12 anos perdia sangue.
O sangue é força, é vida, é saúde, vigor e a ausência do sangue é anemia, fraqueza, doença, fragilidade, depressão e morte.

A vida da carne está no sangue e essa mulher por 12 anos perdia sangue, mas ela não desistiu. Nunca desista dos seus sonhos! Essa mulher nunca tinha visto sequer um milagre de Jesus, mas ela ouvir dizer que Jesus iria passar por ali e diante disso se aprontou e se colocou num ponto estratégico para tocá-Lo.

Talvez seu casamento esteja abalado, seu filho esteja perdido, seu padrão de vida tenha caído... Não sei qual é o seu problema, mas, seja qual for, não desista!

A mulher hemorrágica é um exemplo pra nós - todos já haviam desistido dela, mas ela não desistiu de si mesma. Cuide de sua saúde, da sua aparência, invista na sua vida.

A Bíblia diz que essa mulher gastou tudo o que tinha sem obter sucesso, antes ia de mal a pior, mas ela não desistiu.

Mulher você é uma ilha, todos irão se atracar em você, por isso seja forte! A geração hoje está sofrendo seriamente pela ausência da mulher dentro de casa – muitas tiveram que sair para trabalhar porque seus maridos muitas vezes preguiçosos não assumiram o papel de provedor dentro do lar.

Essa mulher despendeu de tudo porque ela se amava. Ela nunca desistiu! Era muito difícil para ela tocar em Jesus – era mais fácil ela tocar nos discípulos, mas ela tinha um alvo e esse alvo era Jesus.

Tenha um alvo na vida, fixe seus olhos em Jesus. Ela pensou: “Se eu conseguir tocar em Jesus serei curada.” Ela tinha essa convicção e por isso atingiu seu objetivo.

Jesus vendo que saíra d’Ele virtude perguntou quem havia tocado n’Ele. E aquela mulher relatou o milagre que se realizara. Ao ouvir o testemunho Jesus disse a ela: “Filha a sua fé te salvou...” a mulher hemorrágica foi buscar a cura e recebeu mais do que foi buscar. Ela recebeu a salvação!

Não desista!

Pr. Jorge Linhares

A Visão Mundial no Brasil...


No Brasil, embora já fizesse o apadrinhamento de crianças desde 1961, foi em 1975 que a Visão Mundial abriu seu primeiro escritório, em Belo Horizonte (MG), que supervisionava a maior parte do trabalho da organização na América do Sul. O segundo escritório, em Recife (PE), foi inaugurado em 1982.

De lá para cá, são mais de 10 milhões de vidas transformadas e 1.201 projetos que ajudaram a construir um Brasil melhor. Graças a eles, populações nas quais morriam 147 crianças a cada mil que nasciam, hoje apresentam índice de mortalidade infantil dez vezes menor. Crianças, adolescentes e jovens de baixa renda tiveram acesso a educação complementar e puderam superar as disparidades de formação e buscar oportunidades de uma vida melhor.

Áreas devastadas foram revitalizadas com agroflorestas e agora alimentam famílias, geram renda e melhoram condições ambientais e climáticas. Regiões semidesérticas ganharam cisternas e barragens para acumular água da chuva e fornecer água potável, proporcionando melhoria da saúde, produção de alimentos e criação de pequenos animais.

Nesse período, a Visão Mundial Brasil desenvolveu novas lideranças, forneceu microfinanciamento e acesso a mercados para empreendedoras e empreendedores, possibilitando o desenvolvimento transformador sustentável das comunidades mais pobres. A organização atuaou, ainda, em emergências e na reabilitação de populações afetadas por tragédias climáticas (como em Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, região serrana do Rio de Janeiro e Amazonas) e para advogar uma cultura de paz e políticas públicas mais justas e bem aplicadas.

O desafio da Visão Mundial no Brasil agora é superar a desigualdade; alcançar milhões de crianças, adolescentes e jovens em contextos urbanos e rurais de alta vulnerabilidade, para incluí-los em programas de desenvolvimento.

Junte-se a nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...