domingo, 31 de agosto de 2014

1000 posts


Estou muito feliz Chegamossssssss....
Deus abençoe a todos.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O que você vê?

Principais motivos que levam à DEPRESSÃO


"Se ouvires e servirem a Deus, acabarão seus dias em felicidade e os seus anos em delícia." Jó 36:11

Há séculos a depressão é descrita e analisada por estudiosos. Existem evidências que confirmam características orgânicas desse transtorno. A partir de exames sofisticados e anos de pesquisa, cientistas descrevem alterações químicas e estruturais nos cérebros de pessoas deprimidas. Além de o ambiente sociocultural ser capaz de influenciar a manifestação de diversas doenças psiquiátricas, sabe-se que a herança genética é determinante em vários casos de depressão. Pode também ocorrer devido ao consumo de drogas, como o álcool e a maconha, ou no contexto de condições orgânicas, como alterações hormonais e carências nutricionais.

Em provável associação com fatores físicos, a maioria dos episódios depressivos se relaciona com os acontecimentos comuns da nossa existência, como problemas de relacionamento, falecimento de pessoa querida, solidão, doenças, rotina de vida estressante, problemas financeiros, constantes cobranças e frustrações, desilusões, traumas emocionais e sentimentos como medo, angústia e amargura. Tais situações podem tanto desencadear um quadro depressivo e influenciar sua evolução, quanto ser consequências do sofrimento mental.

Devemos procurar ajuda? Muitos casos de depressão exigem intervenções especializadas, geralmente combinações de psicoterapia com medicamentos, evitar agravamento do quadro e acelerar o processo de cura. Assim, é importante uma avaliação psiquiátrica criteriosa, que confirmará um possível diagnóstico e definirá o melhor tratamento
Um estilo de vida saudável - atividade física, momentos de descanso e lazer, sono regular, dieta equilibrada, abstinência de álcool e outras drogas - proporciona uma defesa orgânica contra depressão. Mas fundamental é sempre buscar a Deus, atitude que serve como prevenção e tratamento. A Escritura Sagrada é repleta de orientações que nos ajuda a mudar de postura e a resolver problemas. Quem se achega ao Altíssimo se distancia da ansiedade e, por sentir-se filho de Deus, renova seu ânimo e esperança. Mantenha sua confiança em Cristo e seja curado pela prescrição do Seu amor. Ele é o Médico dos médicos e não há outro que cuide melhor das nossas almas.

Dr. Tasso Amos de Araújo Mendes
Médico Psiquiatra tassoamos@gmail.com


sábado, 23 de agosto de 2014

Motivos que levam à depressão



"Tudo tem o seu tempo determinado, 
e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

"Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos..." 2 Coríntios 1:8

Somos como uma esponja, se jogarmos água limpa na esponja, ela absorverá a água, se jogarmos água suja ela também absorverá. Para a água sair a esponja precisa ser espremida, é assim conosco também.

Algumas situações de depressão têm a ver com a medicina 
A depressão pode ser o resultado de um remédio que foi tomado. Fique atento à bula dos medicamentos.

A depressão pode ser resultado de uma auto-rejeição
A pessoa coloca para si mesma alvos inatingíveis. Existem pessoas que são carrascas de si mesmas, vislumbram coisas que não têm o menor cabimento. Estabeleça alvos que você pode conquistar, pise em terreno sólido. Muitas pessoas estão em depressão por não terem equilíbrio, por almejarem coisas, para as quais não tem estrutura para conquistar ou manter.

A depressão pode ser resultado de uma tolerância além do limite.
Até quando você permitirá que as pessoas zombem de você? Uma coisa é ser humilde, outra é ser humilhado. Uma coisa é aceitar por determinado tempo a afronta, outra é dar o grito de independência.

Antes de gostarmos dos outros é preciso que gostemos de nós mesmos. Está cheio de pessoas tomando remédios para depressão por não colocarem limites na rejeição. Há pessoas sendo humilhadas, execradas a todo tempo e não tomam atitude contra a afronta.

A depressão pode ser o resultado da falta do perdão
Perdoar é deixar a vingança para Deus. Só os fortes perdoam. Enquanto você ficar torcendo pela pessoa que lhe ofendeu ser disciplinada, não estará perdoando. Coloque para fora toda a tristeza e mágoa que lhe causaram entre você e Deus.
Quer sarar? Pare de contar seus problemas para todo mundo e passe contar para Deus!

A depressão pode ser resultado de não valorizar o que tem e valorizar o que não tem
Valorize o que você tem, pare de ficar olhando o que as pessoas têm e o que você não tem. Valorize o que é seu, não importa se é algo simples, ou se é algo suntuoso. Valorize. Pare de ter vergonha do que tem ,invista, valorize o que Deus lhe deu, se valorize!

A depressão pode ser resultado das más amizades
Com quem você anda? Quem lhe dá conselhos? Quem sai com você no fim de semana?

A depressão pode ser resultado de perdas
Tenho visto pessoas muito deprimidas porque perderam sua posição social. Na vida temos que nos preparar para as derrotas, se não fizermos assim, seremos eternas crianças. Quem sabe você se esqueceu que não é mais uma criança e está pensando que a vida é um eterno playground?

Se você não se preparar para as perdas entrará em depressão, mas, se prepara para as perdas, se tornará um gigante na fé.

Pr. Jorge Linhares

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Três Glórias



“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” Mateus 4:1-4

A primeira glória que temos que rejeitar é a glória da necessidade

O Senhor Jesus foi conduzido ao deserto para ser tentado, Ele já estava há 40 dias e 40 noites sem comer e o diabo ofereceu a Ele uma oportunidade de comer pão, ou seja, ofereceu a oportunidade de ter Sua necessidade suprida. Jesus tinha carência de pão, por isso o diabo ofereceu a Ele pão.

Há pessoas que não querem nem saber como conquistarão seus objetivos, o importante para elas é ter suas necessidades supridas. Tome cuidado com suas carências, porque às vezes você pode aceitar algo que está errado!
Ao que o diabo ofereceu, Jesus respondeu: “ Nem só de pão viverá o homem!” Conte suas carências para o Senhor – tome cuidado com o que o diabo está te oferecendo!
As suas carências podem torná-lo uma presa fácil! Que as nossas carências não se tornem armadilhas para nós. Deixe Deus suprir as suas carências!


A segunda glória que temos que rejeitar é a glória espiritual

“Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo, porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentará o Senhor teu Deus.” Mateus 4:5-7

E a glória espiritual – é quando o líder pensa que é Deus, que ele é o máximo. É quando o cantor pensa que não tem cantor melhor que ele. “Ah, se eu não estiver na igrejam tudo vais á baixo, nada vai para frente!” É por isso que muitos homens de Deus caem.
Cansei de ver pessoas que eram instrumentos nas mãos de Deus, tornando-se vergonha para o evangelho, porque pensaram ser os 'caras' ! O diabo levou Jesus dentro da igreja e queria derrubá-lo dentro da igreja!
Quando você estiver passando por dificuldades, precisando de uma resposta de Deus para a sua vida, cuidado com o que o diabo te oferece. Tome cuidado para não subir no altar, pensando que você é 'O grande'!
Jesus respondeu a satanás: Não tentarás o Senhor Teu Deus!” Conheci um pastor em Belo Horizonte que brincava com demônios, a vida espiritual dele foi na lama. Ele falava: “Demônio entra em mim!”
Veja se irei falar isso com demônio! Ao repreender um espírito maligno, digo: “O Senhor te repreenda em nome do Senhor Jesus!” Porque o demônio não tem medo da gente, ele tem medo do nome de Jesus.


A terceira glória que temos que rejeitar é a glória da fama

“Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” Mateus 4:8-10

Olhe quantos 'ídolos' que aceitaram a glória do homem? Astros, políticos, etc... Na igreja Jesus Cristo é o Senhor e Ele é o dono da igreja. A glória do mundo é passageira! A essa oferta Jesus respondeu: “Está escrito, somente ao Senhor Teu Deus adorarás e só a Ele aras culto!”
“Então o diabo o deixou; e , esis que chegaram os anjos, e o serviam.” Mateus 4:11

Não se iluda com a glória desse mundo. A glória do mundo é superficial e traicoeira, seu preço é caríssimo e destruidor!

Pr. Jorge Linhares

Quem você diz que é...




Você sabe o meu nome
Eu sei que você escreveu minha história
Mas há dias
Eu não consigo ver um final feliz
Não, não
A vida fica difícil
Às vezes, só dói
Ele está chutando pra mim e me jogando curvas
Quando eu sentir a chuva
Eu não terei medo

Porque eu sei, eu sei, eu sei que você é quem você diz que é
Quem você diz que é
Você é o único ainda parado "quando tudo está caindo em pedaços
Sim, Você tem meu coração
Eu ainda estarei sorrindo quando o céu estiver escuro
Porque eu acredito que você é quem você diz que é

Eu já tinha o controle
Mas eu não sabia onde eu estava indo
Eu desci minha rua
Mas meu caminho só me deixou quebrada, yeah
Eu vejo tudo agora
Eu não sei como
Mas nunca houve um tempo em que Você me decepcionou
Ou foi embora, então eu não tenho medo

A vida vai me derrubar
Não vai me derrubar
Eu vou confiar Você sabe em cada estação
Eu sei que você está aqui
Eu sei que você é para mim
Eu sei que a alegria vem pela manhã
Deus, eu creio agora
Deus, eu creio em Ti agora

Você é quem você diz que é
Quando a vida me derrubar
Eu não vou ficar para baixo
Eu vou voltar-se sobre meus pés agora
Você é mais que um conquistador

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Jesus vai de encontro às tristes




Marcos 5:35-42

Ele vai de encontro à tristeza e traz alegria, porque ele não gosta de ver ninguém triste. Quando Jairo viu Jesus suplicou a ele para que fosse até sua casa e curasse sua filhinha.

Jesus vai de encontro onde existe morte para trazer vida!

Existem pessoas que estão vendo sua família morrer, seus negócios, sua saúde emocional, física. Muitos largam suas esposas para entrar numa aventura e depois se arrependem amargamente. Os filhos sofrem, todos sofrem. Mas Jesus quer trazer vida ao casamento, quer restaurar o lar.

Jesus Cristo caminhou em direção a casa onde havia morte!

Muitos casais já não dialogam mais, não tem comunhão, porque a morte entrou na família.
Jairo não teve duvidas que Jesus poderia trazer vida à sua família e se prostrou aos pés d'Ele clamando misericórdia.Talvez na sua profissão tudo esteja dando errado! Quem sabe alguém que você ajudou está te traindo?
Funcionários entrando na justiça, promessas que não foram cumpridas?
De repente sua empresa está morrendo e você indo junto! Jesus quer entrar no seu negócio, porque Ele não tem prazer na sua derrota.

Não se precipite diante da dificuldade, tenha calma, clame ao Senhor e espere d'Ele o livramento! E lembre-se: Fé não é pulo no escuro é a segurança na Palavra de Deus que podemos tomar determinada atitude! Fé a certeza de que Deus deu a você uma direção!

A morte às vezes chega nos estudos
Muitos estudantes encontram dificuldades no meio do caminho e desistem do curso que estão fazendo. Não desista – pode ser que a sua vitória esteja justamente neste curso que você está fazendo. Persevere! Não deixe a morte chegar nos seus estudos, siga em frente, Jesus está caminhando em direção ao seu esforço, à sua dedicação.

A morte às vezes chega no namoro
Existem pessoas que estão namorando hà 12 anos. A pessoa não ata nem desata. Anos e anos gastos sem uma decisão de se casarem. Não deixe a morte chegar no namoro! Seja fiel a Deus e busque direção do Senhor para o seu realacionamento.

A morte às vezes chega no ministério
Existem pessoas morrendo no ministério, decepcionados! Jesus quer trazer vida ao seu ministério, quer conferir um novo ânimo à sua fé.
Ande com Jesus e profetize a vitória! Jairo entendia que bastava o Senhor entrar na casa dele e impor as mãos sobre sua filha. Peça a Jesus para colocar vida no seu casamento, na sua família, na sua empresa, nos seus negócios!

A Bíblia narra que no meio do caminho alguém disse a Jairo para não incomodar mais o mestre porque sua filha havia morrido – quem sabe a amizade de alguém que você ama muito morreu, seu ministério, seu casamento?

Jesus olhou para o homem e disse:” Calma, tem bom ânimo!” Acredito na história que Deus escreveu para mim. Não acredito na história que outras pessoas escrevem para mim, ou na história que eu mesmo escrevo, para não passar a vida debaixo da ótica errada. Prefiro acreditar no que Deus diz a meu respeito.

Jesus disse que a menina não estava morta, dormindo. Os que estavam na casa começaram a rir – então o Senhor mandou que todos se retirassem, porque só vê os milagres quem acredita no que o Deus diz. Jairo creu!

Jesus chegou diante da morte, e disse a menina: No grego, (Ovelhinha) “Talita Cumi eu te ordeno – levanta!”

Pr. Jorge Linhares

sábado, 16 de agosto de 2014

Mudanças de hábitos que te permitirão emagrecer

Mudanças de hábitos que te permitirão emagrecer
Em grande medida, ter um peso equilibrado depende mais de seguir alguns bons hábitos do que fazer dietas pontuais para emagrecer e, além disso, representa uma forma mais saudável e equilibrada que nos ajudará a nos sentirmos melhor sem sacrifícios.
Oferecemos algumas dicas simples que não custará muito seguir e em troca, e em pouco tempo, nos permitirão ir reduzindo o peso.

Não precisa se encher de comida

Temos que educar o nosso estômago, pois ele se adaptará as quantidades que lhe dermos habitualmente. Além disso, deveremos evitar de chegar ao ponto no qual comemos por comer. Não é muito difícil nos acostumar com o hábito de não comer muito, e ficar com um pouquinho de fome. Uma dica para que isso não ocorra, consiste em tomar uma infusão digestiva depois da refeição.
infusion-n_sapiens

Mastigar as bebidas, beber os alimentos.

Com esta pauta devemos entender que comer rápido engorda, além de não nutrir. Na realidade, a digestão começa pela boca, já que a saliva contém enzimas que iniciam o processo digestivo. Quanto melhor mastigarmos os alimentos, melhor os assimilaremos e, além disso, comeremos em menor quantidade. Está provado que a fome dura entre 15 e 20 minutos. Se comermos sem pressa, passando este período não teremos a necessidade de seguir comendo.

Comer mais proteína

Neste artigo explicamos os benefícios de comer suficiente proteína diariamente, ao invés de abusar dos carboidratos (pão, docinhos, massa etc.) como acontece habitualmente. A proteína, tanto vegetal como animal, nos ajudará a perder peso, reduzir a cintura, a tonificar e dar firmeza a nossa musculatura.

Aprender receitas saudáveis

O interesse pela cozinha será um ponto positivo na hora de descobrir novas receitas saudáveis, com ingredientes que antes não usávamos e que nos ajudarão a perder peso, como:
  • Bebidas vegetais de arroz, de aveia etc.
  • Algas (a alga ágar-ágar nos permite fazer receitas surpreendentes e muito leves)
  • Especiarias: gengibre, canela, cardamomo, curry, pimenta caiena.
  • Cereais integrais menos conhecidos: painço, trigo sarraceno, quinoa etc.
  • Vitaminas de frutas
cayena-Tim-Patterson

Deixar a comida já preparada

Muitas vezes o que engorda é que temos fome e, no entanto, não temos nada preparado, com isso acabamos comendo rápido qualquer coisa que engorda. Por isso uma solução é cozinhar sempre mais quantidade e ter alguma coisa na geladeira, como sucos naturais, compotas de frutas, cremes de verdura, saladas etc.

Cuidado com as combinações

Combinar muitos alimentos diferentes na mesma refeição, como acontece geralmente em banquetes e comemorações, é um dos motivos que mais causam sobrepeso, além de afetar a nossa saúde. Ainda que haja exceções, buscar sempre incluir em uma refeição um pouco de vegetal, um pouco de carboidratos e um pouco de proteína.

Evitar os alimentos refinados

Não nos custa muito optar sempre pelo integral. O paladar também se educa, e é possível que em longo prazo, inclusive, desfrutamos mais do sabor dos alimentos integrais, que não são somente ricos em fibra e mais saciantes, mas também contêm mais vitaminas e minerais.
arroz-curcuma-latanadelriccio

As infusões

Acostumarmos a beber infusões de plantas medicinais nos ajudará a preencher nosso estômago nos intervalos entre as refeições, além de desfrutar dos seus benefícios para a saúde. Podemos tomá-las frias ou quentes, combinadas com limão e adoçar com estévia. Recomendamos, por exemplo, a casca de cítricos, a semente do abacate, as infusões para o fígado ou as digestivas.

O jantar engorda?

O ritmo que levamos marca o gasto energético que necessitamos em cada momento, tudo aquilo que comemos pela noite geralmente já não gastamos, portanto convém jantar cedo, comida leve e, sempre que possível, antes das oito hora da noite. Além disso, de madrugada é quando, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, trabalham o fígado e a vesícula, assim que devemos evitar as refeições pesadas para que eles possam se regenerar corretamente.

Beber muita água

A água limpa nosso organismo e enche nosso estômago quando temos vontade de beliscar alguma coisa, quando na realidade não temos fome. Muitas vezes temos sede e nosso corpo confunde o sinal. Por isso propomos beber um copo de água sempre quando queiramos beliscar alguma coisa. Se depois continuarmos com fome, podemos optar por algo saudável como comentamos no ponto anterior.


Extraído do site:



quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Jesus não quer buscar ninguém no 'cemitério'!



Ref: Marcos 5 (passagem bíblica que narra a história do endemoniado gadareno)

As flores se não forem bem cuidadas morrem, famílias podem morrer, empresas também.

A Kodak parou no tempo e foi engolida por outras mais modernas. Igrejas acabam, cantores passam, as coisas passam e o final delas muitas vezes é o cemitério.

Esse fim não é a vontade de Deus. O jovem pode fazer com que a sua vida se torne um cemitério por meio das suas atitudes!

1- A falta da Palavra de Deus pode fazer uma igreja morrer

O que nos segura no momento de lutas e aflições é o conhecimento da Palavra de Deus!
O que mantém um casamento de pé é a Palavra de Deus! Precisamos ter conhecimento das Escrituras

Há muitas pessoas fazendo atrocidades porque não conhecem a Palavra de Deus!

Quando a Palavra de Deus é forte na nossa vida temos forças para resistir ao mal. Jesus resistiu o mal por meio da Palavra. Ás vezes uma garota não é tão bonita, mas ela tem compromisso com Deus – você tem mais probabilidade de ser feliz nessa terra com uma pessoa que tem conhecimento de Deus, do que com uma pessoa que não tem.

O conhecimento da Palavra de Deus nos confere felicidade! O diferencial na vida de uma pessoa é quando a Palavra de Deus habita nela. A falta da Palavra de Deus é a falta da água, da luz, do oxigênio.

Se a pessoa não tiver conhecimento da Palavra de Deus, na hora em que for colocada na fornalha não subsiste.

O conhecimento da Palavra de Deus nos confere autoridade! Se não tomarmos a decisão de ter mais conhecimento do que Deus diz, fatalmente pereceremos.

Tudo passa, mas o que prevalece é a Palavra de Deus!
Quanto mais tivermos o conhecimento da Palavra de Deus, o Senhor nos colocará em pontos estratégicos!

2- Quando uma igreja ou pessoa se mistura com o mundo

Há pessoas que agem conforme o ambiente em que estão. Se estão no mundo, tomam atitudes de pessoas mundanas, se estão na igreja, tornam-se crentes.

Deus é um Deus santo que veio ao mundo, nos lavou, mudou nossas vestes e nos devolveu para o mundo novamente. Agora temos que nos manter limpos.

3 – A morte emocional, espiritual,  pode acontecer quando estamos doentes e não admitimos

Muitas pessoas estão precisando de ajuda e não reconhecem, não admitem. O problema cresce e torna-se mais difícil de ser solucionado!

Se você está mal, peça ajuda! Não espere a situação ficar mais difícil!

O que mata a igreja é a falta da Palavra, a entrada do mundanismo, e a falta do reconhecimento da enfermidade.

Busque conhecimento da Palavra de Deus – Ela te fortalecerá no momento da dificuldade!

"Como poderá manter puro o jovem o seu caminho, observando a Sua Palavra"

Pr. Jorge Linhares

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

DEZ COISAS QUE DEUS NÃO VAI PERGUNTAR A VOCÊ NAQUELE DIA:

Por Josué Gonçalves

1. Deus não vai perguntar que tipo de carro você dirigiu. Ele vai perguntar quantas pessoas você levou que não tinham transporte.

2. Deus não vai perguntar o tamanho da sua casa. Ele vai perguntar quantas pessoas você recebeu na sua casa.

3. Deus não vai perguntar sobre as roupas que você tinha no seu roupeiro. Ele vai perguntar quantos você ajudou a vestir.


4. Deus não vai perguntar qual foi o seu maior salário. Ele vai perguntar se você comprometeu o seu caráter para obtê-lo.

5. Deus não vai perguntar qual era o nome do seu trabalho. Ele vai perguntar se você fez o seu trabalho da melhor maneira possível.

6. Deus não vai perguntar quantos amigos você teve. Ele vai perguntar de quantas pessoas você era amigo.

7. Deus não vai perguntar em que bairro você vivia. Ele vai perguntar como você tratou os seus vizinhos.

8. Deus não vai perguntar sobre a cor da sua pele. Ele vai perguntar sobre o conteúdo do seu caráter.

9. Deus não vai perguntar por que você levou tanto tempo para procurar a Salvação. Ele irá amavelmente levar você para a sua mansão no céu, e não para os portões do Inferno.

10. Deus não vai precisar perguntar para quantas pessoas você enviou esta mensagem. Ele já sabe a sua decisão.



Se este texto lhe ajudou a refletir sobre a sua vida, compartilhe com outras pessoas.

Grande abraço!

O mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus




“E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.”
Marcos 6:34.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.” Fp 2:5.

Jesus queria ensinar algo aos seus discípulos, um sentimento nobre que precisa estar dentro de cada um de nós. A compaixão. Ele olhava para a a multidão e se compadecia dela, mas; por que Jesus se compadecia de alguém, se Ele tinha todo o poder para resolver os problemas? Se Ele olhava para alguém enfermo, Ele era a própria cura. Se alguém não tivesse dinheiro para pagar impostos, Ele proveria o dinheiro. Se alguém estivesse com fome, Ele tinha poder para multiplicar pães e peixes. Por que Ele se compadeceria de alguém se Ele podia fazer qualquer coisa?

A Bíblia diz que a multidão estava aflita, exausta, como ovelha que não tem pastor e Jesus precisava de pessoas que tivessem dentro de si a mesma compaixão que Ele sentia pela multidão.

O que preocupava Jesus não era o que Ele poderia fazer pelas pessoas, mas o que nós, os seus discípulos, poderíamos fazer por elas. Aprendi que Deus pode fazer qualquer coisa, nós não; mas Ele quer que sintamos o que Ele sente. Mas importante que fazer o que Jesus faz é sentir o que Ele sente.

O povo necessitava não apenas de alguém que fizesse milagres, mas de alguém que compreendesse a sua aflição.
A vida passa e nos preocupamos muito mais com as coisas do que com as pessoas. Achamos que o evangelho é para dar coisas as pessoas, mas Jesus está preocupado com o que as pessoas estão sentindo. Ele precisa que mais pessoas sintam como Ele, que mais pessoas tenham compaixão.

Se você está mais preocupado com o que Deus pode dar do que pelo que Ele é, você está na contramão, porque Ele está mais preocupado com quem você é !

Não podemos ver Jesus com um fornecedor de bens! O bom pastor nos abençoa com as coisas que precisamos, quando o que precisamos é realmente a razão da nossa aflição, porque muitas vezes a nossa aflição não carece das coisas, mas do pastoreio do pastor.

Tenho vivido dias em que tenho me debatido com isso. Preocupe-se com as pessoas, esteja ao lado delas, pode ser que um dia, um irmão ao seu lado precise de algo. Seja a pessoa que estará apo alado dele, para que o mesmo não seja como uma ovelha sem pastor.

Enquanto estiver em mim levarei o Evangelho da Salvação, como Paulo, sou devedor.
Que sejamos a igreja que sente como Deus sente!

Pr. Zé Bruno ( Conselho de Pastores)

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ninguém nasce odiando...



"Ninguém nasce odiando outra pessoa
pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.

Para odiar, as pessoas precisam aprender; 
e, se podem aprender a odiar, 
podem ser ensinadas a amar." 
(Nelson Mandela)

Breve História do Protestantismo



por ANTONIO XISTO ARRUDA  

A grande crise religiosa do século XVI, conhecida por protestantismo, foi um dos movimentos que mais tipicamente definiu a insubordinação dentro de setores da Igreja. Inegável que existia a ignorância e a corrupção, incrustada em diversos setores e membros do clero. Entretanto, na época de São Francisco de Assis não foi diferente, mas sua atitude de fidelidade ao Papa e à Igreja, fizeram que seu nome fosse respeitado e venerado no mundo inteiro. Sua personalidade empolga, ainda hoje, todas as camadas da sociedade. Ele é o consolo dos fiéis, a alegria da Itália e o orgulho da Igreja.

Já a insurreição movida por Martinho Lutero, deixa clara a sua intenção de, orgulhosamente, propagar suas idéias que acabaram culminando em uma avalanche política na Europa, pois a contestação de dogmas e o ataque à organização da Igreja, repousavam no desprestígio do papado diante da crescente influência dos soberanos europeus que, por questões meramente políticas, influíam nas decisões regionais da igreja, tendo a corrupção moral tomado conta de diversos setores do clero. Além disto, tornou-se difícil a interferência direta do Papa em tais questões, principalmente, por causa das distâncias. Como nos fins da Idade Média o espírito de independência desenvolveu-se em vários países, onde o nacionalismo crescente se ressentia de qualquer influência exterior, notadamente do Papa, os príncipes e monarcas interessados em aumentar seu poder, tinham a intenção de colocar a Igreja numa posição dependente. Vejamos:


HISTÓRIA

Conhecida com o nome de Reforma Protestante, teve suas raízes em movimentos religiosos da Idade Média, dirigidos por John Wyclif e João Huss. Esses movimentos haviam sido abafados, mas, na Inglaterra e na Boêmia, persistiam em estado latente as tendências que, combinadas posteriormente com causas muito complexas, fizeram eclodir a insurreição luterana na Alemanha.

Wyclif (1324-1384) foi professor de teologia da Universidade de Oxford, que se insurgira contra os tributos cobrados pela Igreja e declarara ser a Bíblia a única regra de fé, sendo livre a sua interpretação. Seus seguidores deram ao movimento um caráter de luta social contra a nobreza, e chefiados por John Ball, revoltaram-se em 1383, tendo conseguido entrar em Londres, onde, enganados por Ricardo II, foram eliminados completamente, sendo seus chefes decapitados.

João Huss, professor professor da Universidade de Praga, influenciado pelas idéias de Wyclif, tornou-se o chefe de um movimento religioso nacionalista de caráter antigermânico e antipapista. Havendo comparecido ao Concílio de Constança para justificar-se sob o ponto de vista doutrinário, foi considerado herético. Além disto, acabou sendo executado, não obstante possuir um salvo-conduto dado pelo imperador germânico. A execução de João Huss, desencadeou sangrenta guerra religiosa na Boêmia.

Nos primeiros anos do século X a Igreja atravessava um período difícil. A venda de cargos eclesiásticos e de indulgências, a diminuição do prestígio do papado pela influência dos soberanos que efetivamente influíam diretamente em decisões regionalizadas da Igreja, criaram um ambiente favorável para a difusão do movimento separatista protestante. Paralelamente, o forte espírito de independência já nos fins da Idade Média, desenvolveu-se em vários países, cujo nacionalismo crescente punha de lado qualquer interferência do Papa, considerado como estrangeiro. Os príncipes e monarcas habilmente exploraram esse nacionalismo, interessados em aumentar seu poder, intencionando colocar a Igreja numa situação de dependência. Deve-se considerar também o patrimônio da Igreja, que despertou a cobiça de reis e nobres, desejosos de anexarem às suas terras as propriedades dos bispados e mosteiros, adquiridos, durante séculos, pelas doações dos fiéis e que constituíam um terço do território alemão e um quinto da França. A isenção de impostos sobre estes domínios por certo aguçava o interesse das classes dominantes.

Já os motivos religiosos que completaram o conjunto de causas da reforma haviam sido provocados, de uma certa forma, pela influência do espírito crítico do humanismo. A contestação de dogmas e a crítica radical à hierarquia e estrutura da Igreja, basearam-se numa reação contra o pensamento de São Tomás de Aquino, sobretudo quanto ao livre arbítrio e os Sacramentos. O pensamento dos reformadores orientava-se, de certa maneira, de acordo com uma teoria na qual o livre arbítrio era sensivelmente prejudicado pela concepção do homem como um ser totalmente depravado, cuja salvação dependia da vontade divina. Outro fator importante era o grande número de padres que, sem nenhuma vocação religiosa, prejudicavam de maneira contundente o primado espiritual e a organização da Igreja. Nessas circunstâncias e nessa época, nasceu Martinho Lutero.


Lutero

Filho de família humilde, Martinho Lutero nasceu em Eilesben em 1483. A morte de dois companheiros o impressionou de tal maneira que, repentinamente, abandonou o curso de direito e ingressou no Convento Agostiniano de Erfurt. Logo depois foi nomeado professor da Universidade de Wittenberg. Uma viagem a Roma parece ter exercido grande influência em suas idéias já distanciadas da ortodoxia católica. Seu rompimento com a Igreja foi provocado diretamente pelo fato de Tetzel, um monge dominicano haver, em nome do Papa, percorrido algumas regiões alemãs reunindo fundos para a reparação da Igreja de São Pedro. A Lutero tal fato pareceu apenas uma venda de indulgências. A princípio as discussões entre ambos parecia apenas uma contenda entre frades, mas o rumo de franca rebelião dado por Lutero ao pregar suas teses na porta da igreja local, levou o Papa Leão X a interferir junto à ordem dos agostinianos para que o frade rebelde se retratasse, o que não se deu.

Em 1520, as idéias de Lutero foram condenadas numa bula promulgada por Leão X, e lhe foi dado o prazo de 60 (sessenta) dias para retratar-se, sob pena de heresia. Lutero queimou publicamente a bula papal. Carlos V, soberano do Sacro Império Romano Germânico, a quem preocupava o movimento iniciado pelo rebelde, intimou-o a comparecer à Dieta de Worms. Nela, Lutero reafirmou suas idéias e, garantido por um salvo-conduto, refugiou-se num castelo de seu amigo Frederico III, da Saxônia.

Lutero havia desencadeado uma onda de descontentamento e de revolta social. Em 1522 rebentava uma tremenda rebelião da pequena nobreza, abafada pelos exércitos da alta nobreza com o apoio da Igreja. Logo em seguida, em 1524, um levante de classes inferiores estourou no sul da Alemanha, com reivindicações de liberdade e igualdade social, que acabou dominada pelos nobres, prestigiados pelo próprio Lutero que os apoiou na repressão da rebelião campesina, na qual era nítida a influência dos anabistas. Estes constituíam o grupo protestante mais radical de seu tempo. Recomendavam aos cristãos a divisão dos bens e recusavam a prestação de serviço militar. Nessa altura dos acontecimentos, os protestantes já constituíam uma força político-religiosa na Alemanha e, parte da nobreza, se havia apoderado dos bens do clero católico.

Reuniu-se a Dieta de Spira (1526-1529), para resolver as grandes divergências existentes entre católicos e reformistas. Pediram os católicos que não fosse abolida a missa nos lugares onde ainda era celebrada e que fosse proibida a pregação doutrinária dos reformistas, nos lugares onde ainda não haviam dominado. Os luteranos protestaram contra estes pedidos, donde lhes veio o nome de "protestantes", pelo qual ainda hoje são conhecidos.


Conseqüências

Tal movimento expandiu-se pela Europa. Na Suécia e Dinamarca o protestantismo tornou-se religião oficial. Na Suécia, sua implantação foi política, pois o rei Gustavo Wasa, desejando anular a autoridade dos bispos, recuperou os domínios que haviam sido legados à Igreja Católica, fazendo profissão de fé luterana e procurando-a introduzir em todo o reino. Na Dinamarca, Frederido I declarou-se abertamente protestante e, mais tarde, seu filho Cristiano III aboliu a hierarquia católica e confiscou-lhe os bens. Na Suíça a reforma foi introduzida por Ulrich Zwinglio que, persuasivo, atraiu tão grande número de adeptos a ponto de, em 1529, provocar uma guerra civil-religiosa, na qual morreu. Enquanto a Suíça se debatia entre os dois grandes partidos políticos, chega a Genebra João Calvino, que sofrera profunda influência dos discípulos de Lutero. Definiu elementos básicos de sua teologia em sua Instituições da Religião Cristã. Alastrou-se o calvinismo pela Holanda e França, tendo também se infiltrado nos reformistas da Inglaterra (puritanos) e da Irlanda (presbiterianos).

Na Inglaterra, a revolução protestante teve como causa, entre outras, o casamento de Henrique VIII com Ana Bolena. O Soberano inglês era casado com Catarina de Aragão, mas apaixonara-se por Ana Bolena e pedira ao Papa Clemente VII a anulação de seu casamento, usando como pretexto a suposta existência de parentesco com a própria esposa. Não tendo conseguido o intento, Henrique VIII convocou uma assembléia do clero que o reconheceu como chefe da igreja anglicana, conseguindo, junto ao Parlamento abolição dos pagamentos de rendas ao Papa e proclamaram a igreja anglicana como órgão oficial sob autoridade exclusiva do rei.


Reação Católica

Antes mesmo do movimento reformista, já havia conhecido a Igreja um movimento de revivescência religiosa, iniciado pelo Cardeal Ximenes, na Espanha, onde se fundaram escolas, coibiram-se os abusos nos mosteiros e foram os padres obrigados a aceitar sua responsabilidade de dirigentes espirituais. Na Itália, já um grupo de padres fervorosos vinha trabalhando por uma recuperação do antigo espírito cristão, através de obras de caridade e serviço social. Destacaram-se os teatinos, com votos de pobreza, castidade e obediência, e os capuchinhos, que pretendiam seguir a mesma trilha de são Francisco. Além disso, comunidades religiosas organizaram-se, novas ordens foram fundadas, dentre as quais a Companhia de Jesus, ou Ordem dos Jesuítas, que é a que melhor caracteriza o espírito de reação católica. Seu fundador foi Santo Inácio de Loyola. Como antigo oficial espanhol, ficou gravemente ferido no cerco de Pamplona. Durante sua prolongada convalescência, converteu-se e transformou-se num batalhador da causa católica, num dos momentos mais críticos da Igreja, ou seja, durante a expansão luterana. Deu à sua companhia uma organização pautada em moldes militares. Com as armas do ensino, da prédica e da catequese, os jesuítas infiltraram-se nas hostes luteranas, cristianizaram a américa espanhola, penetraram na China, no Japão, na Índia e evangelizaram o Brasil, onde destaca-se o nosso grande Padre José de Anchieta.
A reação católica, comumente denominada "contra-reforma", foi orientada por seis grandes Papas: Paulo III, Júlio III, Paulo IV, Pio V, Gregório XIII e Sisto V.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...