domingo, 10 de julho de 2011

Aprendiz de Marido e Esposa



“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR. O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.” Salmos 128.1-6.

Um dos melhores sermões que escutei sobre família foi o de uma pessoa que fez toda a platéia se emocionar; uma palavra abençoada, mas ao final o palestrante relatou que era divorciado.

Houve uma decepção na platéia, um silêncio. Foi como um balde de água fria. Ele continuou dizendo que entendia a reação da platéia, mas que precisou perder sua família para dar valor a ela e que ainda esperava o perdão da que fora sua esposa.

A igreja de Cristo é forte, quando as famílias são fortes e a sociedade é forte, quando as famílias são fortes.

Se as famílias vão bem as pessoas têm muito menos doenças e vícios, porém se a família vai mal, toda a sociedade sofre. A prova disso é o grande número de jovens que se perdem nas drogas, produto de lares desfeitos.

Existem muitas mulheres com depressão, porque seus lares foram abalados. Homens na cadeia, porque mataram, ou agrediram suas esposas. Por causa das agressões físicas contra as mulheres criou-se a lei “Maria da Penha”.

Os suicídios também são resultados da disfunção familiar. Muitos casos não se têm conhecimento, porque o suicídio não pode ser noticiado, mas as ocorrências são muitas.

Exemplos de maridos nada exemplares na vida

Ananias – O mentiroso
Atos 5.1-10.

Ananias foi um péssimo marido, ele fez sua esposa mentir a Deus. Ananias tinha várias propriedades e não queria contribuir na casa de Deus com inteireza de coração, resolvendo mentir quanto ao valor da propriedade e induziu sua esposa a fazer o mesmo.

Quando Ananias levou parte do dinheiro aos pés dos apóstolos, Pedro o repreendeu quanto à sua mentira, dizendo que ele não mentira a ele, mas a Deus. O final desse casal foi trágico, ambos morreram fulminados aos pés do apostolo. A nota de Ananias foi zero.

Nabal – O maldoso
I Sm 25.3-38.

Nabal foi um homem maldoso. Ele era muito mal com sua esposa, covarde, áspero, rude, pão duro... , quando sua esposa queria honrar alguém, ele retrucava. A Bíblia diz que ele era maligno. Para a Bíblia dizer que ele era mal, é porque era também um pervertido.

Existem maridos que querem ver a esposa ter relação sexual com outro homem. Maridos que fazem trocas de casais, etc. Tome cuidado, o fim de Nabal foi a morte, a Palavra de Deus diz que Deus o feriu.

Acabe – O banana
I Reis 21.1-13.

Acabe foi um marido que largou Deus, ele não tinha caráter. Era altamente influenciável e não deixava claro o que queria. A mulher dele fazia dele gato e sapato.

Existem mulheres que se o homem der moleza, ele é feito de gato e sapato. A esposa faz greve de sexo e manipula o marido. Por quê? Porque a pessoa não foi treinada para ser marido e ter uma posição firme para tomar decisões.

Acabe era um ‘banana’, não tinha convicções plenas, vontades próprias. O homem muitas vezes tem que mostrar que é homem. No terreiro de Acabe, era a galinha que cantava.

Esposas terríveis

Eva – Incentiva seu marido a fazer coisas erradas

Eva conversava com o diabo, ela foi a primeira mulher a participar de uma sessão espírita, estava tão cega que o diabo entrou na cobra e ela não percebeu.

Quem tem uma mulher cega desse jeito, tá lascado. Eva não aprendeu a ser esposa, Deus havia falado para Eva e Adão que eles podiam tocar em tudo, de menos na árvore do bem e do mal e Eva instigava Adão a pegar do fruto proibido.

Imagine uma mulher instigando seu marido a beber, a assistir fitas pornográficas, etc. Foi mais ou menos o que Eva fez e o ‘pamonha’ do Adão, obedeceu a sua mulher e eles colheram os frutos da desobediência. As mulheres sofrem tanto na hora do parto, por causa dessa desobediência.

Sara – Riu de Deus

Quando Deus falou com Sara que ele teria um filho, ela zombou de Deus. Uma esposa que zomba das promessas que o Senhor deu ao seu marido não está com nada.

O marido diz: “Deus ainda nos dará uma casa!” a mulher responde: “Quem é você, seu sonhador pra ter alguma coisa na vida?”
Quem tem uma mulher que duvida do que Deus pode fazer e toda hora joga um balde de água fria, desestimulando seu marido, não precisa de inimigo.

Sara era assim, todas as vezes que Abraão falava alguma coisa, ela dava de ombro. Mesmo quando Deus falava, ela ria. O Senhor perguntou a Abrão: “Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil?” Gn 18.13 e 14.

Deus promete o que cumpre e foi o que aconteceu, com 90 anos Sara teve um bebê.

Antes de ter Isaque, Sara chegou ao ponto de arrumar uma amante para o marido, fazendo-o engravidar sua serva.

Esposa não incentive seu marido para o mal, não o induza a ser um homem violento. Certa vez, houve uma discussão na rua, entre duas vizinhas. A mulher cobrou de seu marido uma posição e o marido foi à rua tirar satisfação acabou levando três tiros do marido da outra.

Antes de relatar uma situação difícil, ore, peça a Deus graça, unção, dobre seus joelhos. Não destrua seu marido, não o incomode com coisas que podem ser contornadas por você!

Jezabel – A dissimulada

Essa mulher era uma dissimulada, matadora de profetas. Maligna, incentivava Acabe a ter as coisas, fosse qual for o preço. Certa vez Acabe desejou uma vinha e ofereceu um preço por ela.

Como o dono da vinha não podia desfazer-se dela porque era uma herança de família, Acabe se abateu. Jezabel, vendo que seu marido se prostrou, armou para o dono da vinha mandando que dois filhos de Belial testemunhassem contra ele, dizendo que o mesmo blasfemara contra Deus e contra o rei. Nabote morreu apedrejado e a vinha foi para as mãos de Acabe.

Leia I Reis 21.1-13.
Acabe foi conivente com o erro dela e o final de suas vidas foi terrível. Os cachorros lamberam o sangue de ambos, e Jezabel ainda foi devorada pelos cães.

A Palavra de Deus relata também a história de um casal abençoado.

Zacarias e Ana
Lucas 1. 5-25

Zacarias e Ana se amavam e se respeitavam, eles eram irrepreensíveis diante de Deus, um exemplo a ser seguido. Como servos de Deus, devemos procurar o equilíbrio na Palavra de Deus, porque somos falhos, só assim iremos melhorar nas áreas em que somos debilitados.

Às vezes será necessário abrir mão, fazer concessões para o outro, mas quando o casal está diante do Senhor as coisas ficam mais fáceis, e Deus concede sua graça. O resultado de se tirar Deus dos relacionamentos é só a desgraça.
“Bem aventurado o homem que teme ao Senhor.” Sl 112.1.

Marido, você é o sacerdote do lar. Leve sua família a estar aos pés da cruz de Cristo.

Esposa seja sábia, não induza seu marido a pecar, nem destrua sua família com suas palavras e atitudes. O mundo quer ensinar a ser feiticeiro, mas precisamos aprender com Deus a ser bons maridos e boas esposas.

O povo de Deus erra e está sendo destruído, por falta de conhecimento. Os 4.6.

Pr. Jorge Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...