Genesis 16.7-14
Quando Deus tirou Abraão da sua terra, o enviou a outra lhe fez uma promessa de prosperidade e posteridade. Abraão estava com 86 anos e Sarai com 67. Sarai, era tida como uma mulher de ventre fechado.
Mas Deus fala com Abraão e volta a prometer-lhe um filho. Conta as estrelas...
A Bíblia diz que Abraão creu, os anos se passaram e quando ele chega em casa relatando o que o Senhor havia falado a ele. Sarai resolve agir com as próprias mãos e resolve ter um filho através de sua escrava egípcia.
Nunca vi um marido obedecer sua esposa tão rapidamente. Agar, fica grávida de Abraão e empregada grávida do patrão é um grande problema.
Agar começou a se sentir importante. Ela tinha no ventre o herdeiro do trono semita e de toda a fortuna da Abraão.
A Bíblia diz em Provérbios: “Se mimas o teu servo, ele ira querer ser teu filho”
Ela ficou muito espaçosa – os problemas atenuaram-se, e Agar foge para o deserto. Lá o Senhor fala com ela. Gn 16.8.
Deus chama essa escrava pelo nome. Você sabe o nome do porteiro do seu prédio, do empregado do seu irmão, tio? Deus sabe o nome de Agar. Quando sabemos o nome de alguém é porque nos interessamos por ela.
Para todo mundo Agar era uma escrava, mas pra Deus era sua criação. Jeová Heloim é o único Deus que tem poder pra criar.
Deus decide a hora, o lugar e o tempo de nascermos, e nos escolheu par a levantar o nome d’Ele. Durante toda a eternidade Deus esteve conosco em seu coração. Jr 1.5. Para haver conhecimento, é necessário ter relacionamento.
Você é mais velho que tudo, Deus já te conhecia na eternidade. Foi Ele quem escolheu seus pais e colocou em você a capacidade para honrá-lo e glorificar seu nome na Terra.
Deus andou com Agar por toda a eternidade. Um dia ela nasceu, cresceu e foi vendida no mercado escravagista. Sarai a compra e passa a ser dona dela.
Na fulga de Agar, Deus a vê e a chama pelo nome, se Agar tivesse a dimensão do que havia acontecido com ela naquele momento; o Senhor do universo a chamou pelo Nome entraria em extase.
Deus não apenas a chama pelo nome, mas sabia a história dela e tudo a seu respeito. Deus conhecia suasdores, recalques, etc.
E se fosse com você?
Se Deus aparece visivelmente a você e te perguntasse: de onde você vem e pra onde você vai?
Quando Deus pergunta, é porque ele quer que você pense pra saber, porque Ele já sabe a resposta.
Quando o Senhor perguntou a Caim: "por que estás irado?" É porque ele queria que ele pensasse e se ele tivesse parado pra pensar, não teria entrado para história da humanidade como assassino.
Se você veio de Deus, você volta pra Deus. Ref: João 13.2,3.
Jesus sabia que veio do Pai e voltaria para o pai. Ele teve um insight forte. Sabia qual era sua origem e seu destino. Ele pegou uma bacia e foi lavar os pés dos pecadores, Jesus tinha consciência da sua trajetória com os homens.
Se você veio de Deus e volta pra Deus você é peregrino e está só de passagem.
Na nossa caminhada, quando temos a consciência de onde viemos e para onde vamos, não nos apegamos as coisas terrenas.
O peregrino tem mapa de viagem, sabe para onde vai e está louco para chegar em casa, ele tem tudo estabelecido. Veja a vida de Jesus, parece que Ele tinha sua vida organizada com um pêndulo celestial. Ref: João 6 e João 19 “Pai está consumado.”
Jesus é pontual e não se atrasará para buscar sua igreja.
Iremos para um lugar em que não poderemos levar o que compramos na Terra. Quando
Deus pergunta para Agar: "de onde vens e para onde vais", a resposta dela foi:" fujo de Sarai minha senhora, sou fugitiva."
Faça um paralelo entre o fugitivo e o peregrino
O fugitivo não sabe pra onde vai, tem medo, é inseguro, não descansa porque tem mania de perseguição, não confia em ninguém, não tem alegria.
Mas o peregrino sabe pra onde vai. Ele é seguro, firme, confiante.
Quantos de nós não temos o prazer do peregrino que sabe todos os dias que está voltando para o pai?
A Palavra de Deus para Agar é: "volta e se humilha perante Sarai, porque tenho um plano pra ti e o meu plano pra ti é que multiplicarei tua descendência..."
Após Agar ouvir Deus falar, ela reconhece que o Senhor é Deus que tudo vê. "Tu és Deus que vê." Uma escrava reconhece no meio do deserto, que Deus vê.
Muita gente acha que Deus é cego e não vê o namoro indecente, o site pornográfico, etc.
Agar teve que voltar pra Sarai. O Senhor nos comprou de um dono que nos odiava e nos fez livres n’Ele. Cristo já fez tudo por nós, já morreu nossa morte, levou a nossa maldição.
Agar voltou e se humilhou. Quantas vezes estamos como Agar, fugindo do dono que nos comprou? Agar reconheceu que Deus é Deus que vê e Deus que vê é Deus vivo.
Estamos na terra para sermos peregrinos e não fugitivos.
Mensagem Pra. Edméia Willians - Magnificat 2011
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário