Qual a diferença entre “a busca pela excelência” e “ser perfeccionista”.
As pessoas perfeccionistas vivem debaixo de um jugo auto-imposto, elas não conseguem fazer o que tem que ser feito de forma livre e espontânea. Não podemos confundir a busca doentia pela perfeição, com “a busca inteligênte pela excelência”. Pessoas perfeccionistas são detalhistas, meticulosas e caprichosas frente ao que desejam aperfeiçoar. Quando alguma coisa fracassa surge a frustração, sentimento que não toleram e que os faz cair numa crise de tristeza, agressividade e culpa, afirma o psiquiatra argentino Hugo Marietán.
O grande problemas dessas pessoas, é que a maioria são viciadas na aprovação dos outros sem se dar conta disso. Vamos ver quais as 10 características de um perfeccionista.
1. O perfeccionista no fundo, quer provar o seu valor diante dos outros buscando de forma doentia a perfeição em tudo o que faz, para ele o erro é inadmissível.
2. O perfeccionista é centralizador, porque não acredita na capacidade e habilidade dos outros. Nunca delega, porque acha que ninguém faria igual ou melhor do que ele. Exige das pessoas a perfeição que ele procura em si mesmo.
3. O perfeccionista quase sempre é anti-social, uma pessoa difícil de se conviver por causa da sua chatice. Não é capaz de relaxar no melhor teatro, parque de diversão, no shopping etc. Vive a procura de imperfeições.
4. O perfeccionista não tem flexibilidade e paciência para trabalhar em equipe.
5. O perfeccionista vive estressado e estressa as pessoas próximas dele.
6. O perfeccionista esconde atrás da sua busca doentia pela perfeição um complexo de inferioridade.
7. Por traz da atitude perfeccionista esta a arrogância e o medo de errar.
8. O perfeccionista esta mais preocupado em manter as aparências do que com o resultado em si.
9. O perfeccionista jamais admitirá que sua verdadeira preocupação é com a opinião alheia, há um medo de que suas falhas sejam expostas, de que descubram que ele é tão normal quanto qualquer ser humano.
10. O perfeccionista tende a concentrar suas energias em aperfeiçoar um único aspecto de sua vida, negligenciando os demais: família, amigos, saúde e qualquer outra coisa que não esteja relacionada com os objetivos estabelecidos. São bastante competitivos e orientados para a realização.
11. O perfeccionista tende a ser impaciente, facilmente frustrado, pressionado pelo tempo, sempre indo de uma para outra atividade.
Depois de ler sobre as 11 características do perfeccionista, qual é a auto-avaliação que você faz de si mesmo? Minha dica a você é, busque sempre a excelência em tudo o que fizer, mas não seja um viciado pela aprovação dos outros.
Grande abraço!
Pr. Josué Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário