O crente não foi salvo para viver na lama do pecado.
A Bíblia diz que foi salvo para andar em novidade de vida:
Em II Coríntios 5.17 temos o primeiro degrau dessa enorme escada que precisamos subir: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que se fizeram novas”.
Isaías 35.8 diz que, haverá bom caminho, que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele.
Em I Tessalonicenses 4.7 o apóstolo Paulo diz que Jesus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.
II Timóteo 2.19 lemos: “Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor”.
Ainda vemos em Colossences 3.5 onde o apóstolo ordena: “Fazei, pois morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lascívia...”.
Perguntaram-me um dia: O crente, aquele que já morreu para o pecado, ainda peca? Eu respondi: Eu gostaria de dizer “não”, mas ainda peca. Naturalmente não são os grosseiros pecados do tempo da incredulidade, mas peca.
E surge, então, outra pergunta: E como viver, então, em santidade, nós que vivemos neste mundo pecaminoso? Vou apontar um caminho de um velho pregador:
I) SEPARA-TE DE TODO PECADO QUE VOCÊ RECONHECE COMO PECADO
1) O rei Davi pecou, gastou algum tempo para identificar, mas acabou reconhecendo o erro abominável que cometera.
2) Também Pedro pecou, mas a Bíblia diz que ele caiu em si fulminado pelo penetrante olhar de Jesus, deixou o lugar onde pecara e saiu chorando amargamente (Lucas 22.61).
3) O apóstolo levou uma semana inteira para reconhecer o grave pecado de ausentar-se da reunião onde Jesus ressurreto apareceu para dez apóstolos.
II) SEPARA-TE DE TUDO O QUE INQUIETA A TUA CONSCIÊNCIA
Os irmãos de José, quando se dirigiam à casa do irmão para o banquete estavam alarmados: o que ali lhes poderia acontecer?
Um homem na outra América, na partilha dos bens deixados pelo pai, sentiu um peso no coração e começou a ter dores que nenhum médico conseguia diagnosticar, até que um médico lhe perguntou: O senhor, por ventura não está escondendo algum pecado? E o homem admitiu que sim, até abandonar o pecado e viver em paz.
E você, leitor, por ventura não está escondendo algum pecado? Reconhece-o como tal, confessa e abandone (I João 1.7).
III) SEPARA-TE DE TUDO O QUE POSSA DIMINUIR A TUA INFLUÊNCIA
Por exemplo, piadas indecentes
Leitura pornô
Novelas nojentas
Más companhias
Modas exageradas
Palavrões
IV) ENTREGA-TE A DEUS DE TODO O CORAÇÃO
Enquanto você não levar o seu homem velho para a cruz, e morrer com o Senhor, sua vida será sempre uma gangorra, hora para cima e ora para baixo.
O profeta Isaías com a experiência que teve, vendo Deus assentado num alto e sublime trono e os serafins voando e proclamando a santidade de Deus, sentiu o seu pecado, clamou pela misericórdia de Deus. E Ele enviou um dos serafins que voavam, para que tomasse uma tenaz e com a brasa tocou os lábios do profeta e purificou a sua iniqüidade e ouviu a voz do Senhor que o comissionara para proclamar o evangelho eterno.
Uma vez purificado pela brasa do Altar, começou a santificar a sua vida no trabalho do Senhor.
Pr. Enéas Tognini
domingo, 12 de junho de 2011
Santificação...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário