Jesus ensinou que o arrependimento é a primeira exigência do evangelho. “Arrependam-se e creiam no evangelho” (Mc 1.15). Quando perguntaram para o apóstolo Pedro o que era necessário fazer diante da mensagem do evangelho, a primeira palavra que ele disse foi:
“Arrependam-se” (At 2.38). Compreender o que é o arrependimento é fundamental para a vida cristã. Arrependimento é o primeiro passo na estrada do Calvário.
“Arrependam-se” (At 2.38). Compreender o que é o arrependimento é fundamental para a vida cristã. Arrependimento é o primeiro passo na estrada do Calvário.
Literalmente, arrependimento significa “reflexão posterior” ou “mudar de ideia”, já que é um termo grego formado pelas palavras “meta” (depois) e “noia” (reflexão).
No sentido cristão, o conceito de arrependimento vai além. Ele significa uma profunda tristeza pelo pecado que nos leva a abandonar o próprio pecado.
O arrependimento deve envolver toda a pessoa:
Primeiro, deve envolver o intelecto. Ou seja, a pessoa deve reconhecer o seu pecado, compreender que ela está vivendo em desacordo com a vontade de Deus.
Segundo, deve envolver as emoções. Ou seja, não basta saber que sua vida está errada, é necessário uma tristeza profunda pelo pecado.
Terceiro, deve envolver a vontade. Ou seja, a pessoa precisa manifestar uma mudança de atitude. Ela deve apresentar o fruto do arrependimento: uma vida transformada.
O arrependimento não é um ato único na vida cristã. Ele começa na conversão, mas segue progressivamente através da confissão durante nosso curso nessa terra. Sempre que pecarmos precisamos nos arrepender: “Se conferssarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9). “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” (Mt 5.4).
Sem arrependimento não existe evangelho verdadeiro. Sem crise espiritual não há conversão verdadeira. O único tipo de conversão que a Bíblia conhece é com arrependimento.
Por: Davi Lago
Nenhum comentário:
Postar um comentário