sábado, 29 de setembro de 2012

De Mãos Dadas



De mãos dadas nós andávamos.
Eu, grande; você pequenino.

Mostrava-lhe o cachorrinho,
O gato, o passarinho,
obras do nosso Deus,
eu lhe dizia.
Mas você crescia.

E seu próprio mundo
queria ter e ver.

Parava para olhar o caminhão,
ou diante de um portão
a fim de ver o gato
que pulava o muro
para não ser agarrado.

Hoje, de mãos dadas.
com outra você anda

Que bom, filho!
Você conseguiu amar
e ser amado,
de mãos dadas com outra andar.

Em breve você andará
de mãos dadas
com mais alguém:
seu filho que está para nascer.
Oh! Ande de mãos dadas com ele.
Instrui-o no caminho
em que deve andar:
como vovô fez com papai,
como papai fez comigo
e como nós - seu pai e eu -
tentamos fazer com você.

E assim, com gratidão,
todos nós, familiares seus,
andaremos de mãos dadas
com o nosso Eterno Deus.

Élcia Barreto Soares
A autora, hoje na glória, escreveu este poema para seu filho Ebenézer Soares Ferreira Júnior, em 1982.

Extraído do site: http://www.missoesnacionais.org.br/

COMO VOCÊ QUER SER LEMBRADO?


“...ele morreu com trinta e dois anos sem deixar de si saudade;... (2 Cro 21.20)

A morte é uma fila, e cada um tem o seu número e a fila está andando. No mês de março deste ano, 2011, um fato chamou a atenção de todo o Brasil, foi a morte do vice-presidente da república do Brasil, José de Alencar. Esse homem construiu uma historia de vida tão bonita, que até os seus adversários políticos, disseram “ele nos deixou um legado, um exemplo de vida”.

Há uma frase dita por José de Alencar nos seus últimos dias quando ele lutava contra o câncer, que todos nós deveríamos guardar, “Não tenho medo da morte, mas da desonra”. Nas minhas palestras sobre “12 Verdades que todo filho gostaria que os pais soubessem” sempre afirmo, a maior herança que os pais devem deixar para os filhos, é um caráter digno de ser copiado. Uma pergunta que sempre precisamos responder: QUAL A MARCA QUE ESTAMOS DEIXANDO NAS PESSOAS? Quando as pessoas lembram de você, qual a virtude do seu caráter que elas destacam? Vamos fazer um exercício de auto análise, se você morresse hoje, você acha que as pessoas diriam uma dessas frases a seu respeito? Marca sim ou não.

· Ele não negociava a verdade. [ ]sim [ ]não

· Ele tinha um coração muito generoso, era sensível ao sofrimento do próximo. Tinha prazer em ajudar pessoas. [ ]sim [ ]não

· Ele era um pai exemplar, presente, amoroso, compreensivo. [ ]sim [ ]não

· Ele tinha prazer em servir a Deus e as pessoas. [ ]sim [ ]não

· Ele foi um marido extraordinário. [ ]sim [ ]não

· Ele procura ser disciplinado em tudo que fazia. [ ]sim [ ]não

· Ele era uma pessoa comprometida com a excelência, não aceitava fazer as coisas de qualquer jeito. [ ]sim [ ]não

· Ele era um filho que sabia honrar seus pais. [ ]sim [ ]não

· Ele sabia ser grato às pessoas que Deus usou para lhe estender as mãos. [ ]sim [ ]não

· Ele era muito educado e gentil com seus amigos e irmãos. [ ]sim [ ]não

· Ele era um homem de oração. [ ]sim [ ]não

· Ele lia a Bíblia todos os dias e procura viver segunda as Escrituras. [ ]sim [ ]não

· Ele nos deixou um legado. [ ]sim [ ]não

A Bíblia nos fala de alguns homens que o próprio Deus deu testemunho sobre eles. Moisés, o homem mais manso da terra; Davi, homem segundo o coração de Deus; Daniel, homem mui desejado; Abraão, o amigo de Deus; Jó, homem íntegro. Uma pergunta final: QUAL É O TESTEMUNHO QUE DEUS PODE DAR SOBRE VOCÊ?

Pr. Josué Gonçalves

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Que não precisemos sofrer para aprender


Lucas 15.11-20

Muitos de nós precisamos aprender sofrendo na própria carne, para admitirmos que estamos errados. Foi o caso do filho pródigo, ele estava insatisfeito na casa de seu pai.

Aparentemente a vida cristã é monótona. Alguns dizem: “Eu não quero ser crente. Crente não pode fumar beber, namorar...” Muitos colegas meus falaram isso para mim na juventude.

As pressões do mundo que confrontam a vida cristã são inúmeras! Muitas vezes parece que no mundo as pessoas são mais felizes.

Alguns de nós, diante das pressões engolimos a isca do mundo. Foi o que aconteceu com o filho pródigo.

Lembro-me que na faculdade, meus colegas me interpelavam quanto as coisas erradas que eles faziam e eu não.

Muitas vezes meu irmão esfregava na minha cara um copo de cerveja. Quantas vezes meus colegas tentavam me aliciar para as festas para curtir com as meninas?

O filho pródigo se sentia pressionado. Parecia que todos eram felizes e só ele era infeliz. Eu também já me senti assim, mas Deus me permitiu ver o final de pessoas que pareciam felizes, quando na verdade eram muito infelizes.

Existem muitos cristãos sendo pressionados pelos prazeres do mundo. Alguns sentem que a vida está passando e que eles estão ficando pra trás. Não desanime! Tudo que o mundo tem a oferecer é ilusão, não caia na cilada do diabo.

O filho pródigo não resistiu a pressão e foi viver no mundo. Ele desfrutou de tudo que o mundo poderia oferecer enquanto teve dinheiro. Mas um dia o dinheiro acabou e aquele rapaz que saiu da casa do pai com toda a disposição para viver uma vida dissoluta, volta cabisbaixo, frustrado, humilhado, ferido.

Existem muitas pessoas vivendo uma vida semelhante a do filho pródigo. Os amigos do carteado, da farra, do futebol, estão presentes na hora da fartura e na hora que o dinheiro acaba? Foi o que aconteceu com o Goleiro Bruno. Onde estão amigos dele agora?

Existem pessoas reclamando da vida por coisas tão pequenas, agradeça a Deus por você não ter um filho desonesto, por não nunca ter atropelado ninguém, por não ter um parente preso, por não ter um filho drogado, por não ter uma filha na prostituição.

O filho pródigo voltou pra casa e o pai o recebeu de braços abertos. Mas foi preciso que ele sofresse para aprender a lição! 

Que não precisemos sofrer para aprender!

Pr. Jorge Linhares

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Exemplos de jovens que são exemplos de referencial cristão...



Dn 1:1-8 “jovens em que não houvesse defeito algum, que dominassem muitas áreas do conhecimento”

Todas as vezes que um rei se afastava da presença de Deus, o Senhor levantava um disciplinador. Quando você errar, Deus levantará um disciplinador não para te destruir,mas para te corrigir. Pare de ver a crise numa visão fatalista.

Não adianta termos auto piedade, problemas existem para serem solucionados. Nabucodonosor queria acabar com Israel e a melhor maneira de acabar com uma nação é acabar com as cabeças pensantes. Nabucodonosor poderia matar os jovens de Judá, mas ele preferiu usá-los como servos e pediu que Aspenaz escolhessem os melhores jovens.

Daniel agora estudaria nos palácios da Babilônia, teria do bom e do melhor, comeria dos manjares do rei Nabucodonosor.

Podemos aprender algumas coisas com essa passagem bíblica

1)      Cuidado com o sucesso!

Quer ser bem sucedido? Ande com pessoas bem sucedidas. Daniel poderia ter cedido e comido dos manjares do rei – todos estavam comendo, mas ele não comeu.

Muito da força que está nas nossas vidas concentra-se no nosso coração, não na nossa razão.

Tiraram aqueles rapazes das suas famílias, da sua nação, mas não conseguiram tirar Deus de dentro deles.

O texto diz que Daniel assentou no seu coração não se contaminar – a  escolha é nossa! O tempo passou, Daniel e seus amigos cresceram, conquistaram cargos de destaque. Mas um dia Nabucodonosor teve um ataque narcisista.

Mesaque, Sadraque e Abdnego viram-se numa situação complicada, porque saíra um edito que todos deveriam se ajoelhar perante Nabucodonosor. Eles porém, não dobraram seus joelhos e logo a notícia da aparente ‘desobediência’ chegou aos ouvidos do rei.

Todo mundo pode estar fazendo coisas erradas, mas nós não – porque somos diferenciados!  Estamos vivendo debaixo de valores invertidos. A Babilônia quer uniformizar a humanidade. Faça que todo mundo está fazendo!!! Conserve os valores de onde você veio.

Existem pessoas que não ajoelham para o pecado , mas dão uma ‘abachadinha’. Nabucodonosor ordenou que jogassem os jovens na fornalha – e teve uma surpresa. Três jovens foram jogados na fornalha, mas haviam quatro lá dentro.

Na  hora da adversidade você não estará sozinho, o Senhor estará contigo! A situação se inverteu então para esses jovens – Nabucodonosor emitiu um novo decreto que todos  que falassem qualquer coisa contra o Deus de Israel morreria.

José e a mulher de Potifar

Muitas foram as investidas da mulher de Potifar contra José. Nós aceitamos Jesus mas os hormônios não, imagine a situação de José.

Moram dois leões dentro de nós, o da carne e o do espirito e na hora da luta vence quem está melhor alimentado.  José manteve seu posicionamento diante de Deus e resistiu a tentação.

A mulher de Potifar começou a gritar chamando-o de tarado, José foi preso e dentro da prisão manteve sua conduta irrepreensível.

O tempo passou  e Deus não se esqueceu de José. Aconteceu que o rei teve um sonho, e José interpretou o sonho  por isso ele foi honrado.

Não interessa o que acontece ao meu redor, não sou movido pelas minhas frustrações, mas pela graça de Deus.  Quer ser vitorioso? Ande com Deus!

José foi vendido pelos irmãos, acusado injustamente pela mulher de Potifar, foi preso, mas Ele se mantinha fiel. Ele não dava razão as coisas ruins que aconteceram.

Quando você dá razão a Deus você entende porque coisas ruins aconteceram. José entendeu que seus irmãos não o prejudicaram, mas o Senhor permitiu para que ele fosse instrumento.

Se  José tivesse cedido as investidas da mulher de Potifar, ele seria o mero amante da mulher do patrão. Mas ele resistiu com a ajuda do amigo Espírito Santo e se tornou o governador do Egito.

Que o Espírito Santo lhe dê forças para resistir as tentações – seja como José, Daniel e outros personagens bíblicos que venceram com a ajuda do Espírito Santo!

Pr. Claudio Duarte

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Jesus Cristo, o Único Caminho

Posso ser um missionário...


Atos 1:8

Uma das coisas mais lindas do evangelho é quando compreendemos que podemos ser uma testemunha de Jesus ou um missionário: aquele que tem a missão de levar a verdade que liberta, a pessoas que estão presas por satanás no engano espiritual, nos vícios e pecados, indo a passos largos para o inferno.

Esse é o papel do missionário: pregar, falar, anunciar a salvação através de Jesus.

Podemos ser missionários em nossa casa, no trabalho, na faculdade, numa viagem, onde formos ou estivermos.

Posso ser um missionário participando de alguma maneira:

1 - Orando e intercedendo por pessoas que ainda não conhecem Jesus, pelos missionários que estão no campo missionário, longe de suas casas, famílias e amigos.

2 -  Contribuindo financeiramente para que haja sustento aos missionários que estão longe pregando o evangelho em locais de difícil acesso, em outros países.

3 - Posso ser um missionário falando de Jesus onde moro, convivo, estudo ou indo ao campo missionário, sendo enviado pela igreja local a regiões onde há necessidade de pregação do evangelho.

Louvo a Deus pela vida do nosso Pastor Jorge Linhares, pela Igreja Getsêmani, que tem cumprido o ide de Jesus. Muitos são os trabalhos desenvolvidos, dentro e fora do Brasil. Deuss tem colocado na Igreja Getsêmani um coração missionário, mesmo em meio a diversos desafios locais, mas nunca esquecendo da obra principal da igreja – Missões.

Temos em nós a maior mensagem de transformação para o ser humano, Jesus o Filho de Deus, que nos amou de tal maneira que deixou seu reino e veio trazer-nos salvação. 

Quando eu proclamo esta mensagem eu estou sendo um missionário, nunca foi tão fácil falar de Jesus como em nossos dias, tantas são as ferramentas para isso: Internet, televisão, jornais, revistas, sem contar esportes, ajuda humanitária, ONG's e etc.

Posso ser um missionário, se falar de Cristo.

“Então Pedro levantou-se com onze,e, 
em alta voz, dirigiu-se a multidão...” 

Atos 2.14

Pr. Daniel Fialho

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Uma Igreja Bíblica

As más conversações corrompem os bons costumes



“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”
I Corintios 15.33

Você pode ser uma pessoa maravilhosa, ter tido educação e princípios maravilhosos, mas se você não vigiar, acabará sendo corrompido pelas palavras.

O diabo sempre usa a boca de alguém para tentar nos tirar do caminho do Senhor. Às vezes você é uma pessoa honesta, íntegra,  que serve ao Senhor, que tem prazer em evangelizar, contribuir, em convidar alguém para vir a igreja, mas o diabo não fica satisfeito e logo coloca alguém ao seu lado para tirá-lo do seu objetivo.

O nosso sucesso muitas vezes incomoda. Por isso tenha cuidado com as pessoas que são instrumentos do diabo para tentar neutralizá-lo.

A Bíblia diz que bem aventurado é aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios. Sl 1.1

Não pare para ouvir as pessoas que escarnecem das coisas de Deus. Que falam palavras que para nada aproveitam. Se  perguntarmos a qualquer dependente químico como ele começou a se drogar, ele responderá que foi através de uma palavra.

A palavra de Deus diz que satanás usou a boca de uma serpente para tirar o homem do jardim do Éden.

Sansão foi derrotado através da boca de uma mulher – ele saiu de uma posição de magistratura, altamente respeitado, para empurrar um moinho e se tornar motivo de chacota.

As palavras têm um poder tão forte que se tivermos vigilância, daremos frutos bons.

No deserto, satanás perguntou a Jesus porque Ele não transformava as pedras em pães. Disse a Ele que se Jesus o adorasse prostrado, daria a Ele os reinos da Terra. Satanás tentou tirar Jesus do seu alvo e a mesma coisa ele faz conosco. Ele usa as palavras para tentar nos tirar do alvo.

Quantas vezes não recebemos propostas que tentam nos tirar do propósito de Deus para as nossas vidas?

Jesus usou as palavras para repreender o diabo: “Não tentarás o Senhor teu Deus... nem só de pão viverá o homem...”

Repreenda o mau com a palavra certa. Não aceite as palavras malditas proferidas contra sua vida e de sua família.

Quando alguém usado pelo diabo proferir uma palavra de maldição, profira uma palavra de bênção. Certa vez em uma viagem no exterior um homem perguntou-me: “Como vai aquela desgraça de Brasil.” Eu ignorei e ele insistiu e disse: “ Eu já fui naquela desgraça dos USA, naquela desgraça da Espanha e nasci naquela desgraça de Brasil” respondi a ele: “O problema está é na sua língua.” A boca fala do que o coração está cheio.

Tem gente que só fala da vida dos outros porque o coração  está cheio de inveja.

Já percebeu que existem pessoas que colocam defeito nas suas conquistas? São verdadeiros ladrões de alegria. O diabo fala através da boca dessas pessoas.

A Bíblia compara a língua a força de um cavalo e ao leme de um navio.  Tiago 3.2,3 e 4.

Você nunca prosperará no Brasil se ficar falado mal do Brasil e assim sucessivamente. Nunca será abençoado pelo seu pastor, pelo seu patrão, etc  se amaldiçoá-los. Se você amaldiçoar a si mesmo, nunca se sentirá bem.

Por causa das más conversações as pessoas se envolvem com coisas erradas, se prostituem, etc.  O diabo usa a língua das pessoas para fazê-las agir como animas irracionais.

Que a sua boca seja instrumento de vida, não a use para falar mal dos outros. Afaste-se das pessoas que corrompem os bons costumes, que destroem. As más conversações corrompem os bons costumes.

Use sua boca para abençoar! Tenha controle sobre ela. Não se deixe contaminar pelo poder maléfico das palavras.  Se necessário for corte amizades, imponha limites, não se permita ser corrompido.

Pr. Jorge Linhares

A maioria dos milagres de Deus envolvem nossas ações...



Existem algumas coisas que fazemos que podem nos impedir de receber os milagres

 João 5.1-9


"Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda." Vs 8

A maioria dos milagres de Deus envolvem nossas ações e existem algumas coisas que podem nos impedir de recebê-los e outras que precisamos aprender para recebê-los!

1º) Jesus quer ouvir as nossas necessidades e não as nossas desculpas

Jesus começou a conversar com o paralítico e fez uma pergunta que pode ser feita a qualquer um de nós: “Queres ficar são?” E ele respondeu: "Senhor não tenho ninguém que me coloque no tanque."  A Bíblia diz: “Em tudo sejam conhecidas as suas petições diante do Senhor.” Fp 4.6.

2º) Não podemos ter as nossas expectativas apenas nas pessoas

Esse homem disse: “Não tenho ninguém que me coloque no tanque." É bem certo que Deus levantará pessoas para nos abençoar, mas a nossa primeira expectativa deve estar em Deus.

3º) Não podemos ser conformistas

Aquele homem se conformava com a sua situação em que encontrava.  “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.2.

Ele estava enfermo há 38 anos e a sua desculpa era que não tinha ninguém para colocá-lo no tanque. Não se conforme com as situações ruins que acometem sua vida. Deus tem restauração para a sua casa, para a sua empresa, para o  local onde você está.

4º)  Não deixe sua mente paralisada

Aquele homem tinha as pernas paralisadas não a sua mente. Mesmo que existam na sua vida algumas áreas  paralisadas, existem outras áreas que estão prontas para o seu sucesso. Deus disse a Josué: “Levanta-te, esforça-te e tem muito bom ânimo!”

Para vencermos na vida precisamos melhorar a nossa comunicação. Coloque num papel seus alvos, faça algo de bom para você mesmo.  Tenha uma boa comunicação para que as pressões externas não sufoquem você. O principal é que o principal seja o principal e o principal nas nossas vidas deve ser o Senhor Jesus dominando sobre nós.

Precisamos melhorar a nossa determinação

Competente é aquele que começa algo e termina. Para que isso aconteça precisamos ser determinados. Precisamos ser mais determinados para trabalhar na obra de Deus, para sermos melhores pais, melhores cônjuges, melhores filhos. O sucesso ocorre quando a oportunidade se encontra com a preparação. Você pode crescer agora para algo que você receberá no futuro. Prepare-se!

Quem está interessado em alcançar o que é aparentemente impossível, é uma pessoa que faz acontecer. 

Faça acontecer!

Pr. Ismael Luz

DEPENDE DAS MÃOS...





Uma bola de basquete em minhas mãos, vale uns R$ 35,00.
Uma bola de basquete nas mãos do Oscar, vale mais de R$ 70,00.
Depende das mãos que a seguram.

Uma bola de vôlei nas minhas mãos vale uns R$ 25,00.
Uma bola de vôlei nas mãos do Tande vale mais de R$ 50,00.
Depende das mãos que a seguram.

Uma raquete de tênis em minhas mãos não tem uso algum.
Uma raquete de tênis nas Mãos do Guga o tornou o nº 1 do mundo.
Depende das mãos que a seguram.

Uma vara nas minhas mãos vai manter os animais afastados de mim.
Uma vara nas mãos de Moisés abriu o Mar Vermelho.
Depende das mãos que a seguram.

Um estilingue nas minhas mãos é um brinquedo.
Um estilingue nas mãos de Davi se tornou uma arma poderosa.
Depende das mãos que a seguram.

Dois peixes e cinco pães em minhas mãos se tornarão alguns sanduíches.
Dois peixes e cinco pães nas mãos de Jesus podem alimentar multidões.
Depende das mãos que a seguram.

Pregos em minhas mãos podem significar a construção de uma casa.
Pregos nas mãos de Jesus significam a salvação do mundo inteiro.

Depende das mãos...

Você pode concluir que tudo depende das mãos
Então coloque suas preocupações, interesses, temores,
anseios, sonhos, sua família,
e seus relacionamentos nas mãos de Deus !

Pois tudo depende das mãos que os têm.
Acredite naquele que deu seu único filho para te dar a salvação.
E este filho levou sobre Ele todos os seus problemas.
Creia em Jesus, sempre.
Ele te ama!!!

sábado, 22 de setembro de 2012

Entrevista com Dr. Russel Shedd




Você quer prosperidade?
Então peça um câncer pra Deus!

Russell Shedd é um dos maiores "pensadores" da igreja na atualidade. Nasceu na Bolívia, foi criado nos Estados Unidos e tem passagem por diversos outros países como Alemanha, Inglaterra, Portugal, Escócia etc, onde estudou, ministrou palestras ou desenvolveu algum trabalho na obra de Deus. Formou-se em teologia no ano de 1949 pelo Wheaton College, fez mestrado em estudos do novo testamento no Faith Seminary, em Philadephia e aos 25 anos adquiriu o título de Ph.D em Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo na Escócia. 

Casou-se em 1957, e teve 5 filhos. Lecionou na Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Fundou a Editora Vida Nova há mais de 40 anos e atualmente é consultor da Shedd Publicações. Dr. Russel Shedd é também missionário da Missão Batista Conservadora no Sul do Brasil desde 1962. Tem colocado seu pensamento a disposição do público através da boa literatura que não pode faltar na biblioteca de um bom leitor.

Entre suas obras publicadas estão A Justiça Social e a Interpretação da Bíblia, Disciplina na Igreja, A Escatologia do Novo Testamento, A Solidariedade da Raça, Justificação, A Oração e o Preparo de líderes cristãos, Fundamentos Bíblicos da Evangelização, Teologia do Desperdício e Criação e Graça: reflexão sobre as revelações de Deus. Além disso, Russel Shedd se notabilizou mormente pelos comentários da Bíblia que leva seu nome na capa: Shedd.

RGG – Uma pergunta trivial, mas que o público quer saber: Qual a sensação de ter uma bíblia com o seu nome?

SHEDD – Bastante constrangimento e até vergonha, porque eu não autorizei que utilizassem o [meu] nome. Quando eu sai da [editora] Vida Nova, passei para um senhor, [chamado] Dr. Alan, que não está mais no país. Ele logo começou a reformular a Bíblia Vida Nova e a transformá-la na Bíblia Shedd. Ele me falou antes de colocar o nome que iria colocar o [meu] nome, e eu disse: Não, você não pode fazer isso! Não autorizei. Mas, quando saiu já estava o nome lá, e não somente em letras pequeninhas, lá embaixo, mas, em letras enormes (risos). É um constrangimento constante, meu irmão.

RGG - Que razão o senhor atribui a esta diminuição do número de cristãos pela qual países como Inglaterra, França, Alemanha, enfim... este achatamento que toda a Europa está passando, atualmente? Países que chegaram ter 40% de sua população evangélica, sobretudo depois da reforma, sob a influência dos calvinistas, e hoje tem 0,5%, 1%, 2% no máximo?

SHEDD – Certo. A razão disso é a maneira como os pastores foram preparados nas universidades. Homens, lecionando matérias do seminário na universidade... Por exemplo, em toda a Europa os pastores são preparados em universidades e os seus professores são incrédulos. Então, um jovem que quer servir a Deus, logo perde sua fé, e logo está pregando uma palavra, sem Deus, sem fé, sem bíblia, porque não crê.

RGG - O senhor fala em uma de suas entrevistas que na Alemanha, por exemplo, igrejas estão adotando uma cláusula exigindo que o pastor seja crente?

SHEDD – Exatamente. Na igreja do meu genro e filha [...] Eles trabalham com duas igrejas lá em [Ruíte] perto de "Sttutgart" e... quando ele fazia parte do conselho da igreja, colocaram esta cláusula exigindo que o pastor, desta igreja, fosse crente.

RGG - O senhor acha que o cristianismo está condenado a países economicamente necessitados, fazendo prevalecer aquela máxima: "O número de igrejas evangélicas é diretamente proporcional a quantidade de problemas de uma nação"?

SHEDD – Em parte, isso é verdade. Jesus já mostrou que a pobreza, a necessidade, é uma pressão muito forte a busca de Deus. Na medida em que alguém como aquele holandês, em Amsterdã, 2000, falou: Por que eu preciso de Deus? Eu tenho tudo que eu quero na vida. [...] com a falta de crer que existe uma vida posterior a esta, que haja um juízo da parte de Deus, tais pessoas olham para esta vida, como uma única. Uma vez que a gente tem tudo que quer nesta vida, por que é que se vai precisar fazer esforço para conhecer a Deus ou fazer a vontade dEle?

RGG - Teologia da prosperidade. Hoje pela manhã, o senhor falou que se um crente quer prosperidade, então deve pedir um câncer a Deus. Em outras palavras o senhor quis dizer "morte com salvação é a verdadeira prosperidade. Foi isso mesmo ou não entendi bem?

SHEDD - Não, foi isso mesmo! (risos). Quero dizer a prosperidade que a bíblia garante para os crentes é na vida vindoura, é nos galardões que à receberemos. Paulo diz em II Coríntios 4, que a "Glória futura está diretamente ligada ao sofrimento nesta vida". Se a gente quer glória na vida vindoura, [devemos] esperar sofrimento nesta vida, especialmente, o sofrimento da perseguição. [II Coríntios 4:16]. Deixe me ler este versículo porque eu creio que os leitores vão querer saber o que a bíblia diz, exatamente, sobre prosperidade. "Por isso, não desanimamos, embora, exteriormente estejamos a desgastarmos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia. Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos (e Paulo sofreu muito, nós não chamaríamos de leves) estão produzindo para nós uma "glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê, é eterno"..

RGG - Até onde esta teologia da prosperidade terrena é saudável? Explicando melhor, todos nós queremos alguma coisa. Um carro novo, uma casa maior, um emprego melhor... mas afinal de contas, pedir estas coisas para Deus, é saudável?

SHEDD – Seria saudável apenas se pudessemos glorificar a Deus mais. A ordem bíblica é que a glória de Deus está vinculada a tudo que nós fazemos, ou deveria estar. Então, quer bebamos, quer comamos ou façamos outra coisa qualquer, façamos para a Glória de Deus. Qualquer benefício ou vantagem que Deus nos dá nesta vida seria justamente para nós glorificarmos a Deus, mais. Só que muitas vezes nós fazemos o contrário.

RGG - Não é para usufruirmos destes benefícios, então?

SHEDD – É para nós glorificarmos à Deus, naturalmente, abençoando outras pessoas. Porque se é para fazermos boas obras, se é para abençoarmos pessoas, se é para sustentarmos missionários, é preciso alguém ou alguma coisa para fazer isso. Portanto o que nos beneficia e nos abençoa seria re-utilizado para glória do Senhor.

RGG - Qual a sua opinião sobre a literatura brasileira cristã? Há material de boa qualidade ou ainda estamos muito distantes de países como Estados Unidos e outros países de primeiro mundo, neste aspecto?

SHEDD – Talvez o problema maior que nós temos aqui, é que as pessoas que escrevem, raras vezes, tem lido muita coisa. Quero dizer, não tem muita consciência da história da igreja. Eles não tem lido outros autores, como os puritanos, não tem muito conhecimento de Jonathan Edwards, não tem conhecimento de homens como Spurgeon. Estes livros estão chegando agora [em português]. O resultado é que quando eles escrevem, a impressão que a gente tem, é de algo um pouco raso, isto é, não muito profundo. Raras vezes, eles tem conhecimento das línguas originais para fazer uma exegêse adequada. Isto não é em todos os casos, mas apenas em alguns, é claro.

RGG - Quais os grandes pensadores da literatura e da igreja brasileira nos nossos dias. O senhor poderia citar algum pelo qual o senhor tem admiração?

SHEDD - Claro, seria fácil. Simão Luiz Sayão, Carlos Osvaldo Pinto da Palavra Vida, Augustus Nicodemus, Antonio Carlos lá da igreja da Barra. Ele é um estudioso e pensador. A escola dos pastores, em Niterói... e, outros irmãos desta estirpe. Graças a Deus, que... Deus tem os seus líderes aqui... e pensadores... Fiquei muito contente em ler a biografia de Tonica Vandermeer, missionário entre os Angolanos, durante tantos anos... Sofreu muito, mas foi muito usado. Talvez o herói que mais se destaque aqui é Ronaldo Lidório, um verdadeiro pensador, estudioso, e um homem muito sacrificado para glória de Deus.

RGG - O senhor aconselharia alguma universidade no exterior especialmente para os alunos que estudam teologia e gostariam de aprofundar seus estudos, futuramente? Ou o senhor acha que existem universidades boas no Brasil para mestrado e doutorado?

SHEDD - Tem algumas escolas boas aqui. Eu recomendaria, por exemplo, a Mackenzie. Dá pra fazer doutorado lá. Deixe me ver outra escola aqui que talvez a gente poderia recomendar... Para mim é muito mais fácil lembrar de escolas americanas, onde Jesus Cristo e a bíblia são honrados e [os professores] pessoas de bastante conhecimento. Então, depende se a pessoa tem possibilidade de fazer um curso lá. Ahmn... No Trinity Divinity School, no Gordon-Conwell Theological Seminary, Denver Seminary, no Beeson Divinity School. São várias escolas de alto nível. Tem escolas na Inglaterra, também, que estão vinculadas as universidades de Cambridge e Oxford. Há excelentes cursos lá que a gente pode fazer de doutorado...

RGG - Existe uma pesquisa, inclusive citada neste seminário, que os programas televisivos da Igreja da Graça e Reino de Deus, amplamente divulgados em todo o Brasil tem provocado um efeito migratório de pessoas já membradas em outras igrejas. Isto é, grande parte das pessoas que lá estão já eram evangélicas. A mídia poderia ser melhor utilizada, ou este poder de crescimento é inerente a potência do veículo? A mídia pode ser utilizada para colocar em prática o "Ide e pregai o evangelho a toda a criatura" Ou este "IDE" é presencial e não virtual?

SHEDD – Não há duvida que a mídia é muito útil para chamar a atenção das pessoas de sua necessidade em Cristo. Mas como a mídia está interessada em IBOPE, é quase impossível que ela se vincule e dê mais atenção a mudar pessoas perdidas e trazê-las para Cristo. Agora tem uma exceção nestes programas. É o do Fausto Rocha. O canal dele tem uma forte ênfase na evangelização. Mas, o que foi falado representa a grande maioria. Record, RR Soares gastam muito tempo na televisão, e não falam, pelo menos não abertamente, que eles estão tentando evangelizar e levar pessoas à Cristo.

RGG - Gostaria de obter a sua opinião sobre a Igreja Lakewood Community, localizada em Houston Texas/USA. Sabemos que é uma igreja de proporções gigantescas, que tem se destacado pela sua proeminência e por levar o evangelho só nos Estados Unidos para mais de 225 milhões de pessoas. Além disso, os cultos são transmitidos para mais de 150 países, por emissoras e redes de televisão. O pastor-chefe da igreja, Sr. Joel Osteen, reconhecido mundialmente pela sua simpatia e eloqüência no palco, tem um livro intitulado "Sua melhor vida agora" que o possibilitou circular no topo da lista do mais famoso jornal americano The New York Times. Simplesmente o #1 Dos Estados Unidos, por meses consecutivos. Enfim... Muito tem se falado. Críticas, Elogios... Agora, gostaria de obter a visão de um especialista.

SHEDD – Eu não o conheço, pessoalmente. Tenho visto na televisão, lá. Não sei muito bem todas as ênfases que ele tem. É um fenômeno, realmente, fora do comum! Está tomando um espaço muito impressionante. Eu não chegaria à dizer que é uma coisa negativa até agora. Gostaria de esperar para ver o efeito positivo que isso vai ter na América, porque é um país que ainda tem muita coisa negativa, em relação ao liberalismo... igrejas estão vazias, especialmente no nordeste do Estados Unidos. A América é bem dividida em áreas que nós chamamos de "Bible Belt" (Cintura de Bíblia). e... tem outras áreas que são bem distintas.

RGG - Nos anos 60 as denominações se dividiram, sobretudo, por causa do pentecostalismo. Desenvolveram posições opostas, e hoje, muitas procuram obter a união através do que chamamos de Ecumenismo? Qual a sua opinião sobre o Ecumenismo?

SHEDD – Depende inteiramente de "que tipo de ecumenismo"?

RGG - Principalmente o ecumenismo entre as religiões pentecostais e neo-pentecostais, é claro. Não este ecumenismo entre islamismo, budismo, enfim...

SHEDD – Eu estaria com uma atitude muito negativa para qualquer ecumenismo que junta crente com não crente. Dentro do próprio cristianismo, pessoas que realmente se vinculam ao Senhor Jesus como seu único e suficiente salvador, que colocam a bíblia como a palavra de Deus, inspirada por Deus, qualquer união que possa existir entre eles, normalmente, seria positiva. Claro, tem certas práticas que a gente não favorece. Portanto temos ver que união teria beneficio, e qual seria negativa. É complicado generalizar, neste ponto.

RGG - Todos os crentes devem admitir que ler a bíblia é extremamente importante. Mas, em um país como o Brasil em que o índice de analfabetismo funcional é de 74% da população, isto é, apenas 26% do povo brasileiro possui pleno domínio da leitura e interpretação de textos, como fica o entendimento da bíblia? Não seria um ler por ler?

SHEDD – Certamente. Mas Deus é maravilhoso... Porque através de seu espírito Ele ilumina as vidas. Tem pessoas que tem aprendido a ler só olhando para o texto bíblico. Eu conheci pelo menos um irmão que pediu a Deus, especialmente, capacidade para ler, e começou a ler a bíblia e não podia ler outra coisa, só a bíblia!

RGG - Eu sei que o senhor não é favorável a esta visão do "intitular-se apóstolo". Eu gostaria de obter a sua opinião sobre isso. Biblicamente falando, existe algum erro em utilizar esta titulação?

SHEDD – Bem, a bíblia nos fala de dois tipos de apóstolos. O problema é o significado desta palavra. [Apóstolo] significa o que tem plena autoridade da pessoa que lhe enviou. Apóstolo é enviado. Portanto quando Paulo diz: "Eu sou apóstolo de Jesus Cristo", ele esta dizendo, que tem autoridade para falar em nome de Cristo. Então, qualquer pessoa, hoje, que se intitula apóstolo esta se colocando na posição do Papa. Está falando no lugar de Cristo. Já que esta não é a idéia que alguns destes apóstolos tem, talvez não tenham estudado o significado da palavra; talvez eles estão pensando que são apóstolos do tipo de (EPAFRODITO). [ Filipenses 2:25 ] Esta palavra fala do apostolo da igreja de Filipos. Então tem esse dois tipos. Talvez esses são apenas apóstolos de igrejas, tem a autoridade da igreja, ou autorização para falar em nome da igreja deles, não de toda a igreja de Cristo, obviamente, mas só deles.

RGG - Política e religião. O senhor é contra ou a favor de políticos crentes no poder? O senhor acha que políticos cristãos podem mudar a nossa nação ou não se atreveria a ser tão positivista, assim?

SHEDD – Depende do político obviamente (risos). Alguns políticos tem sido uma benção. Fausto Rocha é um deles e tem outros; agora o grande problema é a tentação que a política cria. [É necessário] fazer vínculos com pessoas não crentes, isso normalmente significa rebaixar seu compromisso com a palavra, seu compromisso com a verdade, e assim por diante. Tem que incluir-se na mentira, que muitas vezes a política usa só pra ganhar.

RGG - E pra gente acabar esta entrevista um recado para o nosso povo Brasileiro, em especial para o Estado do Rio Grande do Sul.

SHEDD – A minha palavra é: O Brasil é um país que a gente ama muito. Estamos aqui há quarenta e tantos anos, e tem sido pra mim uma verdadeira indicação do Senhor. Eu vim de Portugal e pretendi nos primeiros anos, voltar para Portugal, mas eu tenho dado muitas Graças a Deus, pelo privilegio de ter duas filhas que nasceram aqui, de continuar vivendo aqui, quero morrer aqui, e não tenho outro plano. E que Deus abençoe este país porque tem muita coisa favorável aqui. 

Quando a gente fala, assim, com criticas, nós deixamos de falar das coisas que são muito positivas, em comparação com outros países, inclusive do primeiro mundo. Agora para o Rio Grande do Sul, nossa palavra é uma esperança de que este estado possa ser abençoado, com homens de Deus, que vão pregar e evangelizar de tal modo que não vai demorar para que este estado possa ter muitas igrejas novas e crescentes. Deixara de ser um estado com alto índice de bruxaria, macumbaria, para ser um estado que tem DEUS como seu verdadeiro centro.



RGG - Obrigado Dr. Russell Shedd, foi um grande prazer!!
Por Oziel Alves

Provérbios 16:15

SECULARIZAÇÃO do Mundo Complexo e O EVANGELHO




Vivemos num mundo secularizado. A religião ocupa um espaço cada vez mais reduzido, especialmente no Primeiro Mundo. Significa que o ocidente experimenta a realidade de governo, leis, educação, mídia que excluem Deus da vida.  A exclusão da religião da cultura, das artes e a formação secularizada do homem moderno é uma realidade que se confirma constantemente. Desde a renascença, paulatinamente Deus foi banido da civilização ocidental e substituido pelo humanismo.  A maioria continua afirmando que acredita em Deus, porém, a importância da “fé” no dia a dia é irrelevante. O temor de Deus desaparece. O otimismo da fé na capacidade do homem resolver seus problemas e alcançar seus objetivos utópicos ocupa o lugar de fé num futuro melhor após a morte.  Quem precisa de Deus, se a ciencia e o progresso tem as ferramentas para dominar a natureza e a razão humana tem a inteligência suficiente para  encarar todos os desafios. 

 “O Deus deste era cegou o entendimento dos descrentes para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo” (2 Co 4.4NVI).  

Paulo escreveu estas palavras num contexto duma sociedade imersa na  idolatria e magia. Após a conquista do Império Romano pelo cristianismo, este dominou todas as facetas da vida. O cristianismo tomou o lugar do paganismo. A penetração do cristianismo institucionalizado com o papa no pináculo do poder, sujeitou a cultura europeia à força da religião até a renascença. A reação do iluminismo começou a desmoronar o domínio da religião cristã no centro da vida.  

Filosofias humanistas questionaram as  certezas afirmadas pela Igreja durante séculos.  A ciencia começou a ganhar espaço com descobertas deslumbrantes.  Um novo paradigma garantiu que não era o planeta terra, mas o sol, que estava no centro do sistema solar. 

O telescópio demonstrou que o universo era imenso, milhões de vezes maior do que se imaginava.. A entativa da Igreja combater estas novas descobertas trouxe descrédito sobre  o cristianismo.  

Mais recentemente  a teoria de evolucão foi aceita como uma alternativa viável em lugar da descrição bíblica do origem do universo e do homem. A nova mentalidade, de acordo com G.K. Chesterton, foi de um deus que escreveu a peça de teatro e a entregou ao ator humano que não  lembrava mais do autor e nem do propósito de 1montar a peça.  Os livres pensadores creram que o progresso depende da inteligência e criatividade do homem e não da revelação de um deus que, se existe, não influencia os acontencimentos 
naturais.  Nietzsche ousadamente declarou que Deus morreu.  Marx acreditava que as forças determinantes econômicas produziriam uma sociedade harmoniosa. Os que produzem segundo suas habilidades 
supririam  as  necessidades de todos. 

Um desencantamento tem ameaçado a utopia dos filósofos e sociólogos. Os avanços científicos tem acarretado com alguns elementos negativos. A rápida destruição da natureza, a poluição, o aquecimento da camada de ar e o aumento do burraco de ozone, provocados pelas emissões de gases, tem sido desalentador. 

Doenças novas como AIDS e SARS tem sido inimigos da humanidade difíceis de combater eficazmente. A violência no mundo, as guerras, a incapacidade das autoridades controlar as drogas e o terrorismo, todos são sintomas de um mundo que perde a esperança de encontrar soluções humanistas definitivas para todos os problemas que afligem a humanidade. 

O cristão encara este quadro desalentador com uma avaliação bíblica. “Todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus”. A corrupção do coração do homem leva à conclusão que a humanidade nunca alcançará a perfeição do Paraíso sem a intervenção do Criador. 

A exclusão de Deus pela mídia e a política escolar, é simplesmente uma reação do coração soberbo que pensa que tudo pode por conta própria. 
 A declaração da Bíblia que o Cristo ressurreto e entronizado reinará até que ele ponha todos os inimigos debaixo dos seus pés é a alternativa cristã.  O último inimigo a ser vencido pelo Senhor é a morte. Não adianta sonhar com um salto da humanidade até o Paraíso sem que primeiro o pecado seja vencido pela nova criação e o juizo final.  Maranatha (Vem, Senhor). 
   
O Evangelho 
A. Rm 1.18 – A ira de Deus se  manifesta contra  toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça. 

B. O amor de Deus tem de seguir a compreensão do profundidade da rebelião e pecado do homem.  Rm 3. 10. 
“Como está escrito não há justo, nem um sequer”.  Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus. Rm 3.23 

C. Em Rm 1 percebemos a gravidade do pecado dos homens reside no fato que pecadores tendo conhecimento de Deus, mas não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes, se tornaram nulos em seus próprios racioncínios obscurecendo-se-lhes o coração insensato.  Trocaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível”. 

D. Rm 5.12 ensina claramente que o pecado de Adão também foi o pecado de todos os seus descendentes.  Para de se livrar desse pecado original que contamina a natureza profundamente é necessário que o Segundo Adão se encarne, cumpre  toda a justiça (Mt 3.15), e providencie redenção por meio de Jesus Cristo (Rm 3.24).  Deus propôs a Cristo no seu sangue como propiciação para que mediante a fé manifeste sua justiça substitutiva.  “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que , nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Co 5.21). 

E. No mundo contemporâneo pecado não passa de um erro, e isso somente quando prejudica os outros. A defesa do homem secularizado é que não sou ruim. Não cometi nenhum crime.  
Sou bem intencionado de modo se houver um juizo no futuro certamente Deus me aceitará tal com sou. 

F. O mundo complexo não acredita no inferno e nem no juizo de Deus.que condenará todos que náo são justificados pela morte de Cristo, aceita pela fé. 
O Papa João Paulo II declarou que o inferno é  a vida que nós criamos para nos mesmos. Os  sofrimentos de sta vida com tantos problemas e dificuldades é suficiente inferno. 

G. O mundo complexo moderno, se crer que existe uma vida após a morte, não está esperando o juízo de Deus. No curso (Cristianismo Investigado) preparado para evangelizar o homem moderno inglês, a equipe de J. Stott, apresenta como nós devemos fazer a nossa parte segundo 2 Co 4.1-6. 

Enquanto o mundo capitalista que depende de marketing e engano. O evangelho tem de ser apresentada como ele é, verdade como Deus é verdade.  Jo 14.6 e Deus não pode mentir. 

1. Não age sem integridade – “NÃO ANDANDO COM ASTÚCIA”, v. 2 falamos a verdade com sinceridade genuina. 

2. Age com fidelidade – não distorcemos a Palavra de Deus” – temos obrigação de falar toda a verdade, inclusive as partes duras.- pecado, inferno, juízo, arrependimento. 

3. Explica com inteligência e compreensão – “pela manifestação da verdade’ (v. 2b) apresenta a verdade de maneira clara.   

4. Manifesta humildade – não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo como Senhor.  4.5 
Faz parte da complexidade do mundo pecaminoso em que vivemos que os homens acham mais legal produzir sua própria justiça do que humildemente, pela fé depender unicamente da justiça de Cristo oferecida de graça para nós.  


Russell Shedd  

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Porque Esperança?



Quero compartilhar com cada um de vocês leitores do blog os motivos que me levaram a  escolher o nome Tenha Esperança.... pensei muito a esse respeito, queria um nome bonito e que trouxesse algo uma esperança para cada pessoa enchendo cada coração de vida, paz, amor e principalmente esperança...

O nome é muito sugestivo pois esperança é acreditar em algo que possa acontecer, a realização de um desejo. 

Um dos sinônimos da palavra esperança: confiança e a espera. A essas duas palavras eu acrescentaria a palavra perseverança....( outros sinônimo de esperança: expectativa e perspectiva).

Eu tenho Esperança em Jesus... Qual é a sua???

Não sei quando... ou onde... ou o que... mas sei que sempre temos que ter Esperança em nosso Senhor Jesus. Ele quer o melhor para cada um de nós não importa o problema ou a circunstância. Ele tem a resposta. Ele É a solução.

" Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus."

Todavia, não sei se você tem esperança, não sei qual é a sua esperança, não sei a onde está a sua esperança, mas eu tenho certeza de uma coisa Jesus Cristo é a nossa única esperança nesta vida e na próxima... vida eterna.

Esperança que o tempo jamais irá roubar, que não está sujeita ao tempo, ao espaço ou circunstâncias da vida, pois é eterna. Sabe o que é? 

É a esperança depositada em Jesus, pois em Jesus há vida, em Jesus há esperança, em Jesus há gozo, em Jesus há paz, em Jesus a vida não se acaba e em Jesus a sua esperança não é vã.


A nossa Esperança é Jesus...

Blog Tenha Esperança

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...