domingo, 2 de setembro de 2012

A Derrota ajuda a moldar o caráter...



Talvez o fracasso possa ajudar você a se preparar para o sucesso! Sim! O que não o destrói deixa você mais forte, mais concentrado, mais criativo e mais determinado a batalhar por sonhos. 

Pode ser até que tenha pressa em ser bem-sucedido, e não há nada de errado nisso, mas a paciência é uma virtude, e o fracasso vai desenvolver essa característica em você. Acredite no que digo, aprendi que a minha programação não está necessariamente no calendário de Deus. Ele tem sua própria cronologia, e a nós só resta esperar.

Aprendi essa lição quando me juntei ao meu tio Sam Radojevic e demos o pontapé inicial de uma empresa para fabricar e comercializar sua própria linha de bicicletas recumbentes, a Hippo Cycle. Começamos em 2006, e até agora o nosso negócio ainda não decolou. Mas, a cada percalço e a cada erro, aprendemos um pouco mais e chegamos mais perto do nosso objetivo. Não tenho dúvida alguma de que estamos gerindo um negócio e também moldando nosso caráter. 

Aprendi que, às vezes,  mesmo quando você faz o seu melhor, isso não basta para se dar bem no mundo dos negócios. A ocasião também é fundamental. A economia sofreu uma recessão no exato momento em que abrimos a empresa. Tivemos de ser pacientes e segurar as pontas, esperando que os ventos voltassem a soprar a nosso favor.

Haverá vezes em que você  terá de esperar para que o mundo entre em sincronia com você. Thomas Edison, que amargou mais de dez mil experimentos fracassados antes de desenvolver a lâmpada comercial, disse que a maior parte dos que se consideram fracassados são pessoas que não perceberam o quanto estavam próximas de alcançar o sucesso quando desistiram. Estavam quase lá, encarando um ou outro fracasso mas ainda assim fadadas ao sucesso, só que entregaram os pontos antes que a maré virasse a favor delas.

Você nunca sabe o que o espera na próxima esquina da vida. Quem sabe a resposta dos seus sonhos? Então você tem de criar coragem, mantes-se forte e continuar lutando. Se fracassar, e daí? Edison também disse: “Toda tentativa descartada é outro passo à frente.”

Se você der o melhor de si, Deus cuida do resto, e o que tiver de ser, será. Você precisa ter força para vencer, e se estiver aberto para isso, cada derrota pode ser uma experiência de formação de caráter.

David, que hoje integra o conselho de diretores da minha organização sem fins lucrativos Life without limbs, me disse que, quanto maiores as dificuldades que enfrentamos, maior a força de varáter.

Nick, se você tivesse nascido com braços e pernas, não acho que seria tão bem-sucedido quanto será sem eles – ele teorizou. - Quantas crianças dariam ouvidos a você se não pudessem ver logo de cara que você transformou em algo positivo o que podia ser uma tremenda situação negativa?

Lembre-se dessas palavras toda vez que enfrentar mudanças. Para cada estrada bloqueada, existe outra aberta. Para cada “deficiência”, há uma habilidade. Você veio ao mundo para servir a um próposito. Por isso, jamais permita que uma derrota o convença de que não há meios de vencer. Enquanto você respirar, com o resto de nós, mortais, haverá sempre um jeito.

Eu precisava fracassar para aprender o que não sabia. No fim, a humildade me deixou mais forte. O escritor Thomas Merton disse: “Pois o homem humilde não tem medo do fracasso. Na verdade, não tem medo de coisa alguma, nem de si mesmo, já que a perfeita humildade implica perfeita confiança no poder de Deus, diante de Quem nenhum outro poder tem sentido e para Quem não existe nenhum obstáculo.”

Nick Vujicic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...