quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A quem Deus abençoa, ninguém pode amaldiçoar!



“Depois partiram os filhos de Israel, e acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó. Vendo, pois, Balaque, filho de Zipor, tudo o que Israel fizera aos amorreus, Moabe temeu muito diante deste povo, porque era numeroso; e Moabe andava angustiado por causa dos filhos de Israel. Por isso Moabe disse aos anciãos dos midianitas: Agora lamberá esta congregação tudo quanto houver ao redor de nós, como o boi lambe a erva do campo. Naquele tempo Balaque, filho de Zipor, era rei dos moabitas. Este enviou mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Petor, que está junto ao rio, na terra dos filhos do seu povo, a chamá-lo, dizendo: Eis que um povo saiu do Egito; eis que cobre a face da terra, e está parado defronte de mim. Vem, pois agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois mais poderoso é do que eu; talvez o poderei ferir e lançar fora da terra; porque eu sei que a que tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado.” (Números 22.1-6)

Balaque era rei dos moabitas e conquistava todas as nações a seu redor. Moisés era pacificador e sempre propunha aos povos com quem encontrava pelo caminho, a bandeira da paz. Os povos da época, tinham medo de topar de frente com Israel, pois sabiam que o Deus de Israel era com eles. Israel sempre vencia as batalhas.
O rei dos amorreus teve medo de Israel, por se encontrar em seu caminho, mas ao contrário de recuar, este rei resolveu enfrentar o povo de Deus. Para atacar Israel ele usou uma artimanha; chamou um profeta – Balaão, para suborná-lo, sua tarefa seria amaldiçoar o filho de Deus infiltrando medo entre eles.

Entretanto, Balaão, foi advertido por Deus, que o povo d’Ele, não poderia ser amaldiçoado, aquele povo estava debaixo das asas do Senhor. E o profeta, teve medo. “Então disse Deus a Balaão: Não irá com eles, nem amaldiçoarás este povo, porquanto é bendito” (Números 22.12)
Mas o diabo não faz apenas uma investida, Balaque tornou Balaão, por meio de seus príncipes, e lhe ofereceu honras, para amaldiçoar a Israel. Balaão, cambaleou, a oferta era “atraente”, e ele consultou o Senhor, a respeito, mas Deus disse: “Se aqueles homens te vierem chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás o que eu te disser.” Se Balaão, fosse temente a Deus, ele de imediato, resistiria a proposta, mas seu coração, se inclinou e não ofereceu resistência. Por isso, Deus se indignou contra ele. Em Judas 1.11 diz: “Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Core”.
Balaão, foi com aqueles príncipes e no caminho o anjo do Senhor apareceu para matá-lo. Mas ele não viu. O seu pecado havia o cegado. Mas a jumenta viu e como não queria morrer, se desvencilhou do caminho do anjo, mas Balaão, não entendia e batia na jumenta.

“Viu, pois, a jumenta o anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para faze-lo tornar ao caminho” (Nm 22.23)

E por mais três vezes, a jumenta se desvencilhou do anjo, e apanhou por ter se desviado do caminho, até que o Senhor abre a boca da jumenta : “Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?” E Balaão responde: “Porque zombaste de mim; quem dera eu tivesse uma espada na mão, porque agora te mataria.”
Irmão, ele estava tão cego, que conversou com um animal e nem percebeu!

Aprenda uma coisa com esta passagem bíblica, ninguém pode amaldiçoar, a quem Deus abençoou.


PR. JORGE LINHARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...