segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Nunca é tarde para recomeçar




Ref: Josue 14.6-13.

Calebe estava com 85 anos. Moisés chegou para tomar posse da Terra Prometida e envia 12 príncipes; espias, para lhe trazer relatórios sobre a Terra. 10 deles retornaram dizendo que as cidades eram fortificadas, grandes e que Israel pereceria diante do povo que ali habitava. Somente Josué e Calebe se levantaram e disseram que não iriam desistir que a cidade seria conquistada por eles.

Os 10 pereceram no deserto e somente Josué e Calebe tomam posse de Canaã. 45 anos depois Calebe chega e diz: chegou minha vez, tenho força para recomeçar, para conquistar.

A esperança é algo maravilhoso na nossa vida. Corte a esperança, que você mata uma pessoa.

Existem muitas pessoas vivendo debaixo da maldição, de uma palavra que não é verdadeira para as suas vidas. Por que as pessoas não recomeçam? Muitas tem saúde, capacidade e não recomeçam.

Por que as pessoas não recomeçam?

I) podem estar debaixo de frustração ou decepção

Uma pessoa decepcionada não foi atingida fisicamente e sim emocionalmente. Por isso temos que renovar as nossas mentes. Rm 12.2

Quem sabe você está parado, aprisionado, acorrentado por algo que está na sua mente? Se você mudar sua mente e pensamento a sua vida pode ser transformada. Calebe nos inspira, aos 45 anos ele recebeu uma promessa e aos 85 ele se considerava forte para tomar posse da sua bênção e recomeçar.

II ) Porque tem medo de acontecer alguma coisa errada

Para experimentar coisas novas você tem que fazer coisas novas. Bala de canhão não cai no mesmo lugar duas vezes.

III) Porque estão ouvindo a minoria

“O que vão falar de mim?” A minoria não pode definir o que você é. Deus tem coisas para lhe dizer. Ele tem coisas para sua vida. 


Por quê nunca é tarde para recomeçar?

I) Porque ainda há tempo

Calebe recebeu a promessa 45 anos antes e não desistiu. Se você tem promessa de Deus creia que acontecerá.  Deus fez, Deus faz.

II) Porque toda situação na nossa vida gera boas mudanças

Você precisa mudar. Às vezes achamos que a igreja tem que mudar, o patrão tem que mudar, os filhos é que têm que mudar, etc. Mas a mudança tem que acontecer primeiro nas nossas vidas. Deus não vai fazer aquilo que cabe a nós fazer. A maioria dos problemas conjugais se resolvem, quando a pessoa entende que ela é quem tem que mudar. Haverá recomeço quando reconhecermos que a mudança tem que começar primeiro conosco e isso aplica-se a todas as áreas da nossa vida.

III) Para recomeçar precisamos aproveitar melhor o nosso dia

O dia passa tão rápido pra nós que não o aproveitamos. Ref: Salmos 90.12. “Ensina-nos a contar os nossos dias, a fim de alcançarmos coração sábio.” O que significa isso? Significa ter diligência, ou seja; empregar todos os recursos, força em prol de um objetivo. Ref: Pv 10.4.

Quem faz bem feito e coloca excelência no que faz, enriquece. Precisamos calcular o risco do que fazemos e devemos buscar diligência, profundidade, conhecimento. Precisamos de equilíbrio, bom senso e inteligência que são obtidos através do conhecimento. Mas o que faz a diferença é a sabedoria. Pv 2.6.

IV) Porque o dia de recomeçar é hoje

Quem quer recomeçar não deixa pra amanhã.

V) Porque estamos vivos

Se você está vivo, é tempo de recomeçar. Só não há tempo pra morte. Calebe recomeçou aos 85 anos.

VI) Porque Deus é conosco

Se Deus é conosco, Ele tem pensamentos de paz a nosso respeito. Ele nos dá capacidade, o Espírito Santo, nos enche da sua graça e haverá bom futuro para as nossas vidas. Aleluia!

“Se agir assim, certamente haverá bom futuro, 
e a sua esperança não falhará.” PV 23.18.

Pr. Costa Neto - Mensagem ministrada no Culto da Vitória 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...