domingo, 10 de junho de 2012

Namoro Cristão x Namoro do Mundo



Namoro cristão mundo jovens palavra Jesus Deus 1 Cor 13:5 7

“O amor verdadeiro...”não procura seus interesses...” 1 Cor 13:5 (Grifo meu)

O amor verdadeiro pensa nos outros antes de si mesmo, não é egoísta. O bem estar do seu próximo está a frente de suas próprias vontades. Nos dias atuais o Namoro Cristão não tem levado em conta a palavra de 1 Cor 13:5 e tem somente procurados seus vãos interesses. Entendamos um pouco mais nesta reflexão qual é a boa vontade de Deus acerca do namoro e que possamos mudar e refletir sobre os namoros que temos nos dias atuais.

Paralelo do Namoro Cristão x Namoro do Mundo

Namoro do mundo

- sexo antes do casamento liberado;
- fornicação liberada (sexo oral e outros);
- maus pensamentos com o "cônjuge" são coisas normais;
- beijos de língua, carícias sensuais ("mãos bobas") = normal;
- aprovação do namoro e liberalidade do sexo pelos pais na maioria das vezes.

Namoro cristão

- sexo antes do casamento não liberado mas praticado;
- fornicação não liberada mas muito praticado;
- maus pensamentos com o "cônjuge" é errado mas pouco evitado;
- beijos de língua são permitidos e carícias sensuais não são permitidos mas são praticados;
- aprovação do namoro quase sempre e liberalidade do sexo pelos pais não liberada.

Agora podemos pensar, qual a diferença que o namoro "cristão" tem do namoro do mundo?!

O namoro cristão deveria ser cristão. E digo que o namoro cristão, pela tabela, é pior do que o do mundo, pois faz a mesma coisa que o namoro do mundo só que escondido da igreja e da sociedade. Não estou dizendo que todos os casais de namorados fazem isso, mas TODOS são tentados por isso. E se somos tentados por isso, devemos evitar a tentação.
Nosso "padrão" de namoro cristão infelizmente está nivelado com o do mundo. O que Deus espera de um namoro? Que eles se beijem de língua e que se excitem sexualmente? Que escondam seus erros e maus pensamentos de todos? Com certeza NÃO!

O namoro de verdade tem um maior propósito: conhecer e ser conhecido. Conhecer gostos, defeitos, alegrias, tristezas, traços psicológicos familiares, qualidades, humor e muitas outras coisas. Não vejo problema em beijar, conquanto o casal de namorados não tenham excitações além das excitações emocionais normais no padrão bíblico. (Ver história de Jacó e Raquel).

Sempre dizia para minha esposa quando namorávamos: " - Quero ter você primeiramente como a minha melhor amiga. Com o casamento você se tornará minha mulher."

Existem um engano de satanás com relação a namoro. Quando um homem começa a namorar com uma mulher, ele acha que já tem poder sobre seu corpo. Então, erroneamente, o homem se torna possessivo alegando que, pelo fato de estar namorando, pode fazer o que ele quiser com a mulher. A Bíblia diz que o homem é o cabeça da mulher, sim é verdade, mas isso só se compreende quando o homem tem uma “ALIANÇA” com a mulher. E essa ALIANÇA se chama casamento.

Gostaria que todos os jovens e adolescentes procurassem se relacionar dessa forma com o sexo oposto; conversando, se adaptando, rindo, saindo juntos, brincando um com outro, orando e se conhecendo, ao invés de saírem "metendo a lingua" na boca do outro e se excitando sexualmente antes do tempo devido. Infelizmente não podemos obrigar os jovens a ter essa visão do namoro. Podemos orientar que o namoro firmado em Deus e sua palavra evitam maus pensamentos, fornicação, sexo antes do casamento e outros. Na verdade, nós não podemos obrigar ninguém a fazer nada; só podemos orientar.

A verdade é que precisamos ser diferentes a ponto de negarmos nossos desejos e atentarmos para as vontades do Pai sobre nossa vida. Precisamos de uma vida regada a oração, jejum e leitura diária da palavra de Deus que nos testifica que o melhor é esperar em Deus e confiar em sua graça sobre nossa vida. Se o seu namoro "Cristão" não se diferencia do mundo, repense junto com seu parceiro sobre onde estão acontecendo os erros e mude enquanto há tempo de restauração. Se você ainda não tem um namorado (a), procure aprender sobre a espera de Deus as vontades que Ele tem para sua vida.

Diante desta pequena reflexão, o que podemos levar para a vida é que precisamos ser radicais e termos Deus como foco de nossos relacionamentos. Jesus é o alvo imutável, se o buscarmos não seremos confundidos em nada. Se a sua vida e relacionamentos estão confusos, eis a solução, busque o alvo: Deus!

Mensagem adaptada: Marcelo Correia (Jovens da Palavra)
Mensagem original: Mt. Bruno Gomes
Equipe Jovens da Palavra 2011

2 comentários:

  1. Esse site é uma bençao eu sou missionaria e vou usa-lo com os jovens da igreja...

    ResponderExcluir
  2. ótima reflexão para os jovens casais; verdade, temos que esperar em Deus pois todo no seu tempo é perfeito.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...