segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Não desista de seus sonhos


I Sm 1.1-24,26


No ano de 1952 na nova Zelândia, um famoso esportista sonhou escalar o monte Everest. Edmund Hillary tentou escalá-lo e fracassou. Meses depois foi convidado para dar uma palestra numa escola e percebeu que propositalmente as pessoas colocaram a gravura do Monte Everest na parede.

Ele olhou para a gravura e disse: Monte Everest você me venceu uma vez, mas não pode continuar a crescer, eu posso e vou te vencer. Seis meses depois ele chegou ao topo do Everest.

Todos nós sonhamos, quem não sonha não vive. Talvez alguém já desistiu dos seus sonhos, já os enterrou, mas encorajo você a sonhar novamente.

O texto que acabamos de ler fala de uma mulher que tinha o sonho de ser mãe. Ela era estéril e talvez alguém procurasse inúmeras respostas para o problema de Ana. Demônio, hereditariedade, etc. Mas a Bíblia diz nos versos 5 e 6, que o próprio Deus a deixara estéril.

Você pode se perguntar: Mas por que Deus fez isso?

Por que Deus adia nossos sonhos?

1) Para nos mostrar que o Deus das bênçãos é maior que as bênçãos

A nossa maior necessidade não são as dádivas, mas o Doador delas. Vivemos numa geração em que o povo corre atrás das bênçãos e não deseja o Deus das bênçãos. Substituem o doador pela dádiva.

2) Para nos ensinar que tudo que somos e temos vem de Deus e deve ser devolvido a EleNão fora o entendimento que Samuel era de Deus e que veio de Deus, ele seria um ídolo na vida de Ana.

Às vezes pedimos a Deus prosperidade e Deus dá e então a pessoa começa a prosperar e passa não ter mais tempo para Deus, porque está tão ocupado com a bênção que não tem mais tempo para Ele.

3) Deus adia nossos sonhos porque os sonhos Dele são maiores que os nossos

O sonho de Ana era ser mãe, o de Deus era que Samuel fosse profeta e o juiz de Israel. Às vezes insistimos em determinados sonhos, mas os projetos, pensamentos e sonhos de Deus para nós são muito maiores.

José foi um jovem que sofreu, foi vendido pelos irmãos, foi preso e você pode perguntar: Por que Deus não o tirou imediatamente da prisão? Porque se ele saísse da cadeia naquele momento seria um mero lavador de copos. Nos dois anos que ficou ali, Deus construiu a rampa para que ele fosse a segunda pessoa mais importante no Egito e acabasse com a fome na Terra.

4) Deus adia nossos sonhos porque Ele é Deus, Ele é soberano

O Senhor está assentado no Trono e faz todas as coisas conforme o conselho da Sua vontade. Quem pensa que Deus não opera mais maravilhas hoje, está equivocado, porque Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente e quando age ninguém pode impedir.

Não sei quais são as suas lutas que você está passando. Pode ser na saúde, na vida financeira, de-repente um hábito ruim, um vício, porém, mesmo que pareça que a causa está perdida, creia que Deus pode efetuar o milagre, não desista.

Ana teve que lidar com três assassinos de sonhos.

- A primeira assassina dos sonhos de Ana foi Penina. Penina não era uma mulher de Deus, porque pessoas de Deus não vivem para infernizar a vida dos outros.

- O segundo assassino de sonhos foi o sacerdote Eli – Ana se apresentava ao sacerdote todos os anos e a Bíblia não relata que o sacerdote alguma vez orou com ela. Quando Eli se dirigiu a ela, foi para chamá-la de bêbada. Mas Ana não era melindrosa e não permitiu que ele matasse seu sonho.

- O terceiro assassino foi seu marido – Elcana era um marido muito bom, mas era racional de mais. Ele via Ana orando, clamando e não fazia nada, até que um dia ele a chama e diz: Não sou melhor que dez filhos pra você? Vs 8

O que devemos fazer quando os nossos sonhos são adiados?

- A primeira coisa que Ana fez foi clamar

Continue orando, clamando, jejuando, não desanime, não desista. Ore um pouco mais, jejue um pouco mais, prossiga em nome de Jesus.

Roosevelt tinha um sonho, ser presidente dos EUA, aos 11 anos ele teve poliomielite e numa cadeira de rodas, alguém disse a ele que jamais ele seria presidente, e ele disse que jamais desistiria. Roosevelt foi reeleito quatro vezes presidente dos EUA.

- A segunda coisa que Ana fez foi tomar posse da Palavra de Deus

Existem muitas pessoas doentes por que um dia escutaram palavras envenenadas. Ela não deixou essa seta entrar no seu coração e se firmou no que o profeta disse: “Vá em paz, o que você pediu ao Senhor, Ele lhe concederá.” I Sm 1.17

Em Siló Deus curou a alma de Ana e o brilho do rosto dela voltou. Ela voltou a Ramá, coabitou com seu marido, e o milagre de Deus aconteceu. Quer vitórias de Deus, creia nas Suas promessas e alimente-se delas.

- A terceira coisa que Ana fez foi voltar às trincheiras da luta

Deus é soberano, nem um pássaro, por menor que seja pode cair sem que Ele permita. Não existe acaso, sorte, azar, olho gordo, ou qualquer coisa que possa interfira na nossa vida sem que Deus permita. O Senhor trabalha em nosso favor e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, então volte as trincheiras da luta.

Pr. Hernandes Dias Lopes

Um comentário:

  1. Maravilhosa, essa mensagem, pois hoje estou mauito feliz, pois depois de 17 anos orando o Senhor salvou o meu esposo. Você que ainda paga esse preço e ainda nao recebeu, continue, persista que você receberá.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...