sábado, 11 de fevereiro de 2012

Egoísmo, Indiferença e Amor são três encontros


Na vida podemos nos encontrar com o egoísmo, com a indiferença e com o Amor


Aceitei ao Senhor Jesus aos 23 anos e de todos os títulos conquistados esse foi o maior. Joguei dez anos na categoria de base do Atlético e cinco no profissional.

Sou casado e trabalho na obra do Senhor com casais. Um dos ministérios que o Senhor me deu foi o de evangelismo em hospitais. Sou capelão e já vi muitas vezes as pessoas sofrendo, clamando por ajuda e poucos se importarem com o sofrimento alheio. Percebi que realmente o amor de muitos de nós está se esfriando.

A parábola do Samaritano fala muito ao meu coração. Temos vivido muitas vezes à margem dos problemas dos outros, mesmo vendo que as pessoas estão clamando por socorro. Será que temos amado o nosso próximo como a nós mesmos?

Quantas vezes no sinal de trânsito existe uma pessoa precisando ouvir uma palavra de vida e quando ela se aproxima do carro, subimos o vidro?

Muitos de nós possuem cinco, seis, sete cobertores dentro de casa, não usamos todos e existem um um monte de pessoas dormindo na rua, no frio.

O homem da parábola de Lucas 10. 25-37, teve três encontros:

1º) O encontro com o egoísmo

A filosofia do egoísmo é: Tudo que é meu é meu e tudo que é seu é meu também.

O relacionamento orientado pelo egoísmo constata-se quando um domina o outro. No dia cinco de maio fui assaltado numa lanchonete. Três homens armados entraram e renderam a todos. Um desses três assaltantes tinha no máximo 13 anos.

Me senti dominado, impotente. Naquele momento o que aquelas pessoas queriam era causar dor e sofrimento. Havia uma criança chorando e ela pedia para que os rapazes não matassem seu pai, um deles disse que se ela não ficasse quieta, a mataria.

O egoísta impõe ao outro a sua vontade e ao mesmo tempo não abre mão dos seus prazeres.

Esse tipo de relacionamento sempre derruba o outro. O egoísta nunca será feliz.

2º) O encontro com a indiferença

Aquele homem teve um encontro com um líder religioso indiferente. Vs 30,31 e 32.

Como é a filosofia do indiferente? "Tudo que é meu é meu e tudo que é seu é seu."

Ou seja; cada um que viva a sua vida. Os salteadores deixaram aquele homem muito machucado e o religioso passou sem oferecer nenhuma assistência. O indiferente não se comove com o sofrimento do próximo. Tão pouco prioriza o próximo em sua vida.

Tenho tido a oportunidade de manter o vidro do carro aberto quando alguém se aproxima no sinal de trânsito e dito: "Jesus te ama, Ele quer mudar sua história

Precisamos demonstrar o amor com as nossas atitudes. "Ame o teu próximo como a ti mesmo."

3º) O encontro com o amor de Deus

Ao lermos a história, observamos que o samaritano foi o último a ver aquele homem e o único a fazer algo por ele. Vs 33 e 34.

O amor está presente nos relacionamentos quando um verdadeiramente se importa com o outro. O terceiro encontro revela o que Deus quer verdadeiramente para as nossas vidas. Quando abrimos mão dos nossos desejos e vontades em prol do próximo, Deus se alegra e satisfaz o desejo do nosso coração.

Somente relacionamentos baseados no amor estão de acordo com a vontade de Deus. Vs 37.

O samaritano se importou com o próximo e estendeu a mão: "Vai e procede de igual modo!" Vs 37. É isso que Jesus nos ensina.

Anderson Kanela

Treinador da Categoria de Base do Clube Atlético Mineiro (CAM) - Culto dos Atletas com Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...