terça-feira, 11 de outubro de 2011

Esther: A Menina dos Teus olhos...


Os últimos quatro meses
Esther: Diário da gestação de um bebê com anencefalia

Por Quésia Tamara M.F. Villamil


Durante minha gestação de um bebê com anencefalia escrevi um diário. Que me ajudou a viver cada dia. Onde desabafo o que sinto, os conflitos, os medos.


E pensei em publicá-lo num livro: "Os últimos quatro meses: diário da gestação de um bebê com anencefalia".


Mas quando procurei editoras fiquei um pouco desanimada, pois como não sou uma autora conhecida devo arcar com os custos de edição e impressão, que são altos.


Tentei apoio da indústria farmacêutica, que não se interessou. Então passei o último mês sem pensar neste projeto do livro.


Mas esta semana assisti a um vídeo que me fez mudar de idéia: http://www.youtube.com/watch?v=lhYT1j1cjwg - Este vídeo, feito com atores, mostra uma assistência médica fria, uma maternidade que não respeita as mulheres que passam por perdas, e um casal sem apoio.

Não é assim que deve acontecer.


Uma mulher que está grávida de um bebê com anencefalia, assim como uma mulher que tem um aborto, ou uma morte fetal, ou uma morte neonatal, precisa de respeito.


Interromper uma gestação e mandar o casal para casa, desamparado, sozinho, não resolve o problema. O problema continua existindo. A lembrança do médico frio, do necrotério preto-e-branco, da solidão da enfermaria e da assistência hospitalar dolorosa, ficará para sempre. Com 10 semanas ou com 36 semanas de gestação.


Então pensei que minha experiência tem sim que ser contada. Porque a anencefalia está acontecendo com muita gente agora, assim como as cromossomopatias letais, os abortos, as mortes fetais, as mortes intra-parto.


Eu também fiz um "vídeo", com as fotos da minha experiência:








A minha história sim, é real. Não tem atores nas fotos.

Se você deseja apoiar este Projeto do LIVRO, com divulgação ou participação com cota de impressão e distribuição, entre em contato pelo email: osultimosquatromeses@gmail.com

Canal no Youtube: http//www.youtube.com/user/osultimosquatromeses


A editora escolhida foi a Folium: http://folium.com.br/. Você também pode apoiar compartilhando o vídeo com seus amigos.


Se conseguirmos o apoio necessário, o livro deverá sair a tempo de ser lido antes que o Supremo Tribunal de Justiça julgue a questão do aborto de anencéfalos.


Espero sinceramente que, muito mais que a discussão sobre interrupção precoce da gestação, sejam discutidas e implementadas medidas oficiais para a humanização na assistência de mulheres que passam por perdas gestacionais.


Agradeço imensamente seu apoio,


Dra. Quésia Tamara M.F. Villamil


http://www.nucleobemnascer.com.br/




"Para mudar o mundo há que se mudar a forma de nascer."
Michel Odent

Um comentário:

  1. Olá! Assiste aos vídeos acima, muito lindo o carinho de vocês pela Esther, muito emocionante...
    Que Deus possa consolar toda a família.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...