segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Se torne uma pessoa mais agradável, para que os outros se aproximem de você



 "A sua fama, porém, se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades.Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava."Lucas 5:15-16


Jesus era solitário, porque as pessoas que estavam junto dEle, nem sempre preenchiam a necessidade que como homem, ele tinha. A solidão hoje, está pelo menos entre os cinco primeiros motivos de doenças.

Muitas vezes no meio da multidão a pessoa é só. Existem alguns tipos de solidão:

- quando nos isolamos para meditar em erros nossos.

- quando nos isolamos para estudar.

- quando nos isolamos para jejuar.

- quando a pessoa fica isolada por um crime que cometeu e por algum motivo ela é até colocada numa solitária.

- quando a pessoa está só por causa de um  divórcio (fez-se uma pesquisa que homens que tiveram relacionamentos extra-conjulgal, após passado o período da euforia da aventura - um ano aproximadamente, se sentiram solitários e quiseram casar novamente.)

- quando a pessoa se isola para morar fora.

- quando a pessoa viaja a trabalho.

- quando a pessoa fica viúva. A morte por uma doença na família é preparada pelo próprio desenvolvimento da doença, ao contrário de quando se perde um ente-querido por uma morte violenta.

Temos que compreender as pessoas que sofrem pela solidão. Uma coisa que pode intensificar a solidão e a dor é guardar os objetos da pessoa que se foi.  Será que é a vontade de Deus que o homem adoeça por estar só? Não. Deus viu que Adão se sentiu só e disse: "Não é bom que o homem esteja só!"

As pessoas que vivem só geralmente são rancorosas - Deus não quer que vivamos sós!

"Insurge-se contra a verdadeira sabedoria aquele que se isola." Pv 18.1

É muito importante nos envolvermos com as atividades na igreja, criarmos uma identidade com o pastor do culto ou do ministério.  Às vezes você está no seu trabalho e tem colegas de trabalho, mas não tem nenhuma comunhão com eles. Se você entrar num ambiente e não procurar ter comunhão com as pessoas, você se tornará um solitário no meio da multidão.

O diabo faz tudo para que as pessoas se isolem. Se torne uma pessoa mais agradável, para que os outros se aproximem de você. Interagimos através das respostas. Se você disser "Bom dia! a alguém, você terá como resposta um "Bom dia!"

A Bíblia diz que Elias se refugiou numa caverna e lá ficou chorando! Deus disse a ele: "O que você faz aqui Elias?" Na verdade, Elias não estava só, Deus estava com ele dentro da caverna. Elias pensou que Deus estivesse no vento, no temporal, mas não, Deus estava com ele.

Noemi perdeu seus dois filhos, ela chamou suas duas noras e as despediu - Rute não aceitou a proposta de Noemi e disse:  "O seu povo é o meu povo, o seu Deus é o meu Deus..."

Temos que ajudar as pessoas a saírem da solidão! Se você está se sentido só, visite um asilo, você preencherá o vazio de alguém e sairá dali uma pessoa melhor.

Davi também foi um homem solitário - ele se refugiou na caverna de Adulão. Às vezes precisamos ficar sós, ou até sermos abandonados, para valorizarmos a outra pessoa.

Homens que se sentiram abandonados:

- Moisés
Ele ficou 40 dias isolado! Não foi fácil pra ele.

- Abraão
Algumas vezes o Senhor permite que estejamos sós para nos encontrarmos com Ele, para fazermos uma retrospectiva da nossa vida.

- José
Se sentiu só, na casa de Potifar, sem seus pais, irmãos, sem referência de família...

- Sansão
Sem seus pais, amigos, sem poder conversar com ninguém, sendo humilhado... Sansão não aceitou a solidão.

- O filho pródigo
Acostumado com as festas na casa do pai, de-repente se vê só, comendo comida de porco. No mundo ele não tinha amigos.

- Jesus
"Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava."Lucas 5:16

Jesus sabia que daquela multidão Ele não fazia parte. Você tem que está perto das pessoas que pensam como você.  Na cruz Jesus estava solitário! Onde estavam as pessoas que ele curou? Onde estava a viúva de Naim? Onde estava o cego Bartimeu? Onde estava o pai do Jovem possesso? Os paralíticos que foram curados? Os leprosos que foram curados? A multidão que foi alimentada? Onde eles estavam?

Jesus foi solitário, para que tivéssemos amigos!

Pr. Jorge Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...