terça-feira, 26 de outubro de 2010

O que é Fé?

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam”.
Hebreus 11:6



O que é fé?

É isso que veremos nas linhas que se seguem, ela não é apenas um sentimento, mas muito mais do que aquilo que sentimos. Através dela agradamos a Deus, e assim chamamos Sua atenção para nós, trazendo a realidade do Reino de Deus para nossas vidas.

Aprendemos através da nossa cultura como fazer promessas, como ser penitente, aprendemos a não fazer certas coisas com medo de que Deus nos castigue de alguma maneira, isso tudo é coreografia e religião. Mas Deus tem nos chamado para muito mais.

A fé vai muito além da religião. Ela precisa fazer parte dos nossos relacionamentos, dos nossos negócios, ela veio para se tornar viva e habitar no nosso meio, em nossos lares, em todos os nossos relacionamentos, ela é uma realidade diária e constante.

Veremos a seguir algumas definições importantes que irão trazer a realidade da fé para nossas vidas.

1. Fé é Crer sem Ver

Em Hebreus 11:1 vemos que “a fé é a prova das coisas que se não vêem”. É ver o que não existe com se já fosse realidade. É ver a aprovação no vestibular, visualizar um casamento, é enxergar a necessidade suprida.

Assim aconteceu com os astronautas, em sua época eles visualizaram a bandeira do seu pais fincada no espaço, para muitos era loucura, mas eles viram o invisível e assim materializaram o que viam.

Desta maneira acontece conosco, primeiro o milagre acontece em nós para depois se materializar. Como uma árvore que nasce a partir de uma pequena semente que é lançada na terra, assim é uma palavra que germina em nossos corações, gera vida e desperta o milagre em nós, isso é fé. A fé não é ver, mas crer sem ver, confiar em Deus mesmo quando não se está vendo nada a frente.

Para o homem que tem fé, basta uma Palavra de Deus e tudo acontece.

2. Obedecer Mesmo Sem Entender

Abraão nos ensina esse princípio, ele saiu da sua terra sem saber para onde ia. Ele obedeceu a Deus mesmo sem entender seus propósitos, não entendia o que Deus estava fazendo, mas obedeceu.
O nosso problema é que queremos entender. Deus nos ensina que não é pelo nosso entendimento da vida que teremos sucesso, mas através da fé. Como homem natural, queremos garantias, segurança e estabilidade, mas nossa garantia é Deus. Se temos uma palavra de Deus temos tudo, é disso que precisamos para prosseguir.
O Senhor quer quebrar as barreiras do natural, da religião e nos levar a viver por fé, crendo e avançando para o melhor, muitas vezes por um caminho que não entendemos - mais longo, de perdas, com tristeza, mas que nos leva ao melhor de Deus.
Oramos a Deus dizendo que queremos seguir seus caminhos. Mas, será que temos coragem de perguntar a Deus o que Ele quer de nós? Queremos fé, mas não queremos ser provados por ela. Aí está o ponto – nossa fé precisa estar baseada em Deus e não em nossos limitados recursos, esta fé precisa ter a motivação certa, que é Deus. Assim foi com Abraão e seu filho, que foi levado como sacrifício a Deus, assim aconteceu com o jovem rico quando Jesus pediu seu tesouro. O que Ele tem pedido a nós? Essa verdade precisa estar marca em nossos corações – viver do modo de Deus e não da nossa maneira, mesmo que muitas vezes não O entendamos.

3. Persistir Mesmo Sem Sentir

Nós não vivemos por sentimentos, mas por fé. A sociedade nos ensina que precisamos satisfazer a nossa vontade, ou seja, a alma guiando nossas decisões. Mas sabemos que aqueles que se movem por sentimento, são guiados pelo vento, ora estam bem, ora estam mal. Não é assim que funciona com pessoas que tem fé, compromisso e aliança. Pessoas que cumprem seu propósito para com Deus, são as que vivem por fé, que apesar das circunstancias sabem por quem foram chamadas.
Pessoas prósperas e de sucesso são aquelas que fazem aquilo que a maioria das pessoas não gostam de fazer, que não vivem pela sua vontade, mas que tem um compromisso com aquilo que se dispuseram a fazer. Isso é um exemplo para nós.
Deus conhece a disposição de um coração decido, que não vive por sentimento, mas por compromisso. Não podemos simplesmente desistir, devemos persistir, insistir e perseverar.

4. Agradecer Antes de Receber

Hb 11:30 “Pela fé, caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias”. Eles venceram algo que era maior e mais forte do que eles através do louvor. Rodearam as muralhas e cercaram-nas em louvor e adoração e enquanto faziam isso sua fé era edificada e fortalecida. Deus estava treinando o povo de Israel e fortalecendo-o. Assim acontece conosco, somos fortificados através da oração, do louvor e da esperança.


5. Confiar Sem Ter

Deus ouve toda oração, Ele ouve e responde, mas não responde como esperamos. Ele não é como uma máquina que colocamos orações e sai as bênçãos. Ele nos ama e por isso sabe o melhor para nós, que muitas vezes não é aquilo que pedimos.
Aí está o ponto de viver pela fé – agir em fé não significa que tudo será do jeito que queremos, mas vivr daquilo que Deus tem para nós. Só existe um jeito e é o jeito de Deus.
Andar no caminho de Deus não significa ausência de fornalha, de tribulação ou tristeza, mas que em todos estes momentos Deus estará conosco.
A fé não é uma coisa louca e inatingível que só alguns podem ter, mas é uma posição diante de Deus para construir uma vida.
Querido, Deus não está interessado em nosso conforto mas em nosso caráter, por isso devemos confiar, mesmo sem ter.

A verdadeira fé se desenvolve nos vales da vida quando os sonhos demoram a serem realizados.

PR. FADI FARAJ

http://www.ministeriodafe.com.br/


DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...