domingo, 25 de dezembro de 2011

Noite sem Cristo...



Era domingo. O primeiro dia da ressurreição de Jesus.


Dois homens deixaram Jerusalém e demandavam uma aldeia chamada Emaús distante onze quilômetros da santa cidade.

Um deles chamava-se Cleópas e outro não se menciona o nome.

Depois de virarem a cidade de ponta-cabeça caminhavam conversando sobre os acontecimentos dos últimos dias.

Sem que o soubessem, o próprio Jesus se colocou ao lado deles e percebeu, que os dois estavam fora do caminho, armas ensarilhadas, fora do campo de batalha, cegos, tristes, desiludidos e sem esperança.

E arrastando-se ao longo da estrada chegaram a Emaús. O companheiro que encontrou os dois no caminho deu-lhes a entender que ia mais longe. Nessa altura, os dois constrangeram a Jesus que ficasse com eles. E o convite foi tão eloqüente, que Jesus entrou com eles. O dia já declinava e a noite chegava. E o visitante sentou-se à mesa com eles, tomou o pão, abençoou, partiu e distribuiu. Mas o estranho do caminho desapareceu. Deixou naqueles homens e naquela casa o perfume da Sua presença. E eles se animaram com a companhia do estranho visitante, agora conhecido. Não enfrentaram a noite sem Cristo. Já tinham companhia, tudo mudou na sua vida e alegria voltou. Podiam enfrentar as trevas. Tudo lhes era dia brilhante.

A Bíblia e a história nos apontam o horror e a tristeza de uma morte sem Cristo.

Vejamos alguns exemplos:


1) Saul foi o primeiro rei de Israel. Enquanto esteve com Ele o sol brilhou em sua vida. Perseguiu seu genro Davi, abandonou o Senhor que não lhe respondeu à oração. Aproximava-se dele à morte. Como não teve resposta do céu, mergulhou nas trevas e no Monte Gilboa lançou-se sobre a sua espada.

2) Joabe, o grande general de Davi. Teve o poder nas mãos. Agora, porém, chegou o momento de enfrentar a morte. Estava sozinho, e segurou nos chifres do altar e ali mesmo foi morto. Como é triste morrer sem Cristo.

3) Herodes Agripa viveu um período de glória e poder em sua vida. Tomou a mulher de seu irmão, matou o apóstolo Tiago e também João Batista. Mas, a noite chegou. Fez um discurso inflamado, não deu glória a Deus e morreu comido pelos vermes.

4) Voltair – o famoso filosofo francês. Gastou a sua vida zombando de Jesus, tentando destruir a Bíblia, viveu, viveu. Mas a noite veio. Onde está agora o seu ateísmo? A sua zombaria do Sagrado? Deveria enfrentar, mas enfrentou sem Cristo, era-lhe penoso. Começou a delirar, a gritar. Enfrentou nessa agonia cerca de três dias. Não conseguia morrer. Depois de terríveis padecimentos, morreu. A enfermeira que o acompanhou nos extertores da morte, disse: Que Deus me livre de acompanhar um doente terminal que não tem esperança.

5) Um jovem viajou o dia todo. À noite cansado, procurou um hotel. Depois do banho tentava dormir. No quarto ao lado estava um homem morrendo. Gritava, xingava. Era um desespero. Alta hora da noite, os gritos cessaram. Houve silencio mortal. No dia seguinte procurou saber quem era o homem que agonizava ao lado do seu quarto. E qual não foi a tristeza ao saber que o moribundo era um famoso professor de filosofia, ateu consumado. Brincou com a vida, mas a noite o surpreendeu.

6) Um famoso filosofo inglês. Em lugar de refugiar-se em Cristo, zombou do Salvador. A vida é curta e chegou ao fim. As trevas se aproximavam. Perto de mergulhar nas trevas, passou em revista a sua vida. Lembrou-se que sua mãe perto da morte mandou chamá-lo. E agora meu filho, você me ensinou que a Bíblia é uma fábula. Cristo é engano. Agora, como enfrentar a noite que se aproxima? Um salto nas trevas.

EM CRISTO É DIFERENTE:

Nele temos segurança de:

- um céu que nos espera

- uma esperança que cada dia se torna mais verde.

- uma certeza de sua presença

- uma vida que não morre

- uma vitória que não se apaga

- um amor que nunca morre

Estevão, o primeiro mártir cristão viu a glória de Deus e Jesus em pé, à Sua direita.

Paulo morreu, mas não morreu. Do escuro cárcere do MAMERTINO viu a glória de Cristo e gritou: Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé.

Os dois do caminho de Emaús encareceram a presença de Jesus, até que entrou para ficar com eles.

É tarde e o dia já declina. Não passe suas noites sem a doce presença do Salvador.

Pr. Enéas Tognini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...