terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A simbologia do Natal



Isaías 9:6

Senti-me motivado a falar sobre o Natal porque tenho visto que os cristãos tem deixado de valorizar uma data de grande importância. As pessoas estão divididas quanto à validade de se comemorara o Natal. Muitas são contrárias e muitas favoráveis.

De todas as festas cristãs, o Natal é uma das bonitas. Ela é cheia de cores, de luz e de símbolos muito ricos em significados. Vejamos o que Deus pode nos dizer através dos símbolos.

A árvore de Natal
Ela desempenha um papel importante na data comemorativa do nascimento de Jesus. Os cristãos da antiga Europa ornamentavam suas casas com pinheiros no dia do Natal... O pinheiro é o tipo de árvore que fica verde todo o ano. Suporta o frio, o calor e permanece. A árvore de Natal é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de Jesus.

A estrela
A estrela representa o sol da justiça que guiou os magos. A estrela tornou-se o símbolo do extraordinário que aconteceu naquela noite.

A cantata ou coral
Simboliza o dia em que os anjos vieram à Terra cantando, pelo nascimento de Jesus. Não se ouviu na história que os anjos cantaram na Terra antes.

A ceia
A ceia representa o Cordeiro Pascal, a presença do Cordeiro que tira o pecado do mundo. Ela une as pessoas e festeja a vinda de Cristo. Por isso reúna a família e faça uma ceia na sua casa na noite de Natal. Era assim que Israel comemorava a saída do Egito para a chegada em Canaã.

Guirlanda
Na Inglaterra sempre-vivas eram usadas como decoração de Natal nas ruas. Na Alemanha, passaram a arrumá-las em forma de círculo, representando o amor de Deus que não tem início nem fim. A fita vermelha significa o amor de Deus que nos protege.
Os símbolos são apenas símbolos e uma forma de celebrar o Natal. O essencial ao Natal é Cristo, mas Satanás odeia o Natal, pois nessa data nasceu aquele que pisará a cabeça da serpente e irá derrotá-lo de uma vez por todas.
Vamos celebrar a boa nova de alegria, Jesus nasceu, Aleluia!
Pr. Jorge Linhares
twitter:_JorgeLinhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...