sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pais e Deus no papel de provedores...


Provisão


Uma grande parte da vida se gasta na busca de provisões. O corpo precisa de alimento que tem de ser providenciado. As células necessitam de oxigênio e um sistema eficiente para retirar o dióxido de carbono. Deus providenciou pulmões que cumprem esse papel de modo perfeito.

Pela leitura de livros e revistas, nossas mentes se alimentam. Pelos ouvidos providenciamos acesso a pensamentos e mensagens boas e más vindas de fora. Pela TV ganhamos informações do mundo todo. Dependemos de pessoas preparadas para colecionar informações e providenciar sua divulgação. Agora com a internet, temos acesso a milhões de fontes de todos os tipos, desde enciclopédias e dicionários a cartas e blogs. Inúmeras pessoas providenciaram esses milhões de fatos e opiniões.

A internet requer um provedor. Quando falta esse serviço essencial, falta o meio de alcançar as fontes de pesquisa, receber e enviar cartas eletrônicas e um oceano de informações. Se os agricultores decidirem que não vale a pena plantar sementes, ou criar gado, em breve sentiríamos a falta de provisão para a mesa. Se os caminhoneiros concluírem que não vale a pena carregar os produtos para o mercado, logo a fome se espalharia nas grandes cidades.

Não são apenas provisões materiais que devem ser produzidas e distribuídas. Provisões para a alma e o espírito são também essenciais. Pense acerca da maternidade. H. Bushnell observou que uma avestruz ilustra o tipo de toda antimaternidade. Ela choca seus pintinhos sem incubação, depositando seus ovos na areia e deixando para o sol o trabalho de dar vida à sua posteridade. Com isso, sua responsabilidade de mãe acaba. Cuida de providenciar o mínimo.

Há muitos pais e mães que imitam a avestruz, sem dar atenção à maneira de criar os filhos. Dão vida sem providenciar o essencial – a conexão com a fonte de toda a vida. Por que será que Deus, fonte e origem de tudo, é esquecido? Ele, por meio da criação, providenciou o ar, as plantas, a água e os nutrientes necessários para os alimentos essenciais para o corpo. Ele é o provedor de todos os elementos necessários para produzir e manter a vida física. Porém, sem alguma conexão, as crianças pensam que o leite vem naturalmente duma caixa, que legumes e grãos surgem automaticamente nos supermercados ou nos armazéns.

Quando pais são apenas provedores de sustento material para seus filhos, devem esperar tragédias. Têm uma preocupação limitada, providenciando somente roupas, alimentos sadios e uma educação secular. Mas se esquecem de tudo o que é necessário para criar uma consciência da realidade do Deus único, triúno, fonte de toda a vida, tanto física como espiritual. Os pais têm o papel de ser provedores, criando um ambiente em que a realidade pessoal de Deus seja reconhecida em tudo o que acontece.

Para ser um provedor de vida espiritual, é essencial que haja vida em si mesmo. Quem não tem Deus como o centro e alvo de sua vida mal poderá inculcar esse ideal no coração de um filho. Uma mãe ingrata não tem condições de ensinar à sua criancinha a verdadeira gratidão. Um pai que não perdoa seu inimigo mal poderá convencer seu filho de que deve perdoar a ofensa de um colega da escola.

Pais responsáveis não negligenciam a educação bíblica dos seus filhos porque sabem que as invisíveis falanges de idéias que se proliferam no ar procuram todas as portas da cabeça para adentrar as mentes e os corações dos incautos. Cultos domésticos e atividades que educam as crianças nos caminhos do Senhor ainda são pouco para combater tantos valores contaminantes no mundo afora.

Ensinamos a realidade de Deus somente à medida que vivemos essa realidade. Pessoas influenciam sempre, mesmo quando imaginam que não estão influenciando a nova geração.

Tal como respirar, deve ser natural cumprir esta ordem: “Quer comendo, bebendo ou fazendo outra coisa qualquer, façam tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31).

Isto para nos lembrar do fato de que tudo o que aumenta a glória de Deus beneficia os outros e promove o bem de todos. Cumpre o propósito da criação do universo. “Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas; a ele seja a glória para sempre!” (Rm 11.36).

Russel Shedd

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...