terça-feira, 27 de novembro de 2012

Enrolados



João   4.4
“A água que eu lhe der se tornará uma fonte de água para a vida eterna...”

Nunca vi tanta gente enrolada na vida. Pessoas enroladas em si mesmas por causa do pecado. O pecado tem o poder de acabar com o ser humano.

 Temos visto muitos nos nossos dias com a vida enrolada  - alguns já até morreram como Witney Houston, Amy Winehouse, Michael Jackson, e outros.  Muitos estão perdidos em si mesmos.

Vivemos numa geração que é bipolar. Ou a pessoa está extremamente feliz, ou está extremamente triste.

O Filho de Deus veio para simplificar aquilo que complicamos. A alma de muitas pessoas está travada pelo pecado. As pessoas hoje, prometem e não cumprem, são dirigidas pelo sentimento, não valorizam o que têm, são teóricos ao invés de práticos, etc.

Muitos de nós tentamos resolver os problemas das maneiras mais complexas, quando Jesus está ao nosso lado para simplificar as coisas.  Quanto mais simples, mais parecidos com Cristo somos.

(Episódio da mulher samaritana – João 4.9)

A tradução na Bíblia, chama a menina de mulher samaritana, mas ela deveria ter entre 18 e 25 anos. Naquela época as pessoas viviam muito pouco tempo.

Aquela menina tinha um grande conflito interior – ela se sentia como algo que não tinha valor porque ela era samaritana.

Existem pessoas que se depreciam, que acreditam não valer para nada, etc. Hoje vemos meninas se achando feias, ridículas, sem expressão. Mas o diabo é um fazedor de adesivos – ele chama uma menina de feia e ela acredita.

O diabo diz para uma pessoa que ela é um lixo e a pessoa acredita, mas quero te dizer uma coisa – não existe uma pessoa sequer nessa terra igual a você – isso é motivo suficiente para você acreditar e valorizar a si mesmo.

“Nos deram espelhos e vimos um mundo doente!” Renato Russo

As pessoas não se amam e por isso tratam as pessoas como tratam a si mesmas.

(João 4.11 e 12)

Aquela menina tinha uma crise com os outros – ela andava armada com cinco pedras na mão. Tem gente que é assim também – está sempre fechada e não dá oportunidade para que outras pessoas se aproximem.

Aquela menina era enrolada na sua renda – existem pessoas sofrendo na área financeira, sem perspectiva de livramento.

Aquela menina era enrolada no rolo – ela já tinha tido cinco homens oficiais. Não deixe a carência te vencer. Provérbios diz que como uma cidade sem muro é uma pessoa que não se domina.

Aquela menina era enrolada na sua fé – existem pessoas vivendo como crianças espirituais quando deveriam já estar sólidos na fé. Não escuto os jovens me perguntando como ter uma vida de oração, como ter convivência com os pais – mas sempre escuto me perguntando se pode colocar pircing, se pode ter tatuagem, etc.

As pessoas estão mais preocupadas com coisas supérfluas ao invés de preocuparem-se com o eterno.

Aquela menina era enrolada no seu relacionamento com Deus – Ela estava morrendo com o remédio nas mãos – “Há quando Ele vier será tão bom!” Não podemos viver uma chuva de verão com o Senhor!

Para desenrolar essa menina, Jesus puxou um papo com ela (vs7) – Deus está falando com você através da sua palavra – preste atenção!

Jesus chegou até essa menina no ponto que ela dominava a ‘água’ – O Senhor não nos enrola, ele chega no ponto certo. O Senhor na verdade estava dizendo para ela que nem na área da vida que ela era ‘boa’ ela era realmente ‘boa’.  Ela dava água para camelo e não conseguia dar água para Jesus.

Jesus ofereceu a ela o que ela necessitava – alívio

A resposta que precisamos só encontramos na pessoa de Jesus de Nazaré. Os homens não nos ajudam e se ajudam cobram um altíssimo preço, não coloque suas expectativas nos homens.

Jesus ofereceu resposta definitiva a ela – Ele ofereceu o Rio de Águas Vivas, o Espírito Santo que resolve todo e qualquer problema na nossa vida.

Sua vida não será resolvida com mais uma empolgação – tudo passa!

Jesus disse a ela que chamasse os outros enrolados que estavam com ela

O Senhor fez isso porque muitas vezes temos que ter mais medo dos emissários de satanás que tem acesso a nós, do que do diabo.

Moça tenha mais medo de um rapaz bonito, cheiroso, educado e que não tem Cristo, do que de um feio crente que não agrada você!

Jesus a tirou da religião para a adoração – não importam os rituais, o importante e necessário é largar a religião e viver pela adoração.  Num dos meus livros digo que  quanto mais a chapa esquenta, mas o louvor aumenta.

Jesus se revelou a ela – muitos de nós somos seguidores de Jesus e estamos com a alma complicada porque ainda não vislumbramos o Cristo ressurreto de Apocalipse 19.

Diante do Jesus do Calvário nossos pecados são perdoados, mas diante do Cristo ressurreto nossa vida é transformada.

Diante do ‘strip-tease’ de Deus, (da revelação de quem Ele era),  ela largou o cântaro, largou sua vida ruim e foi para a cidade proclamar aquilo que o Mestre de sua vida havia feito por ela. (vs 28). Com dois minutos de sua vida desenrolada ela foi a cidade e voltou com muitas pessoas

“E eles diziam a mulher: agora não é porque você disse que cremos, mas porque nós mesmos o ouvimos falar...”

Aquela menina entendeu que o sentido da vida não era pegar água e levar para os outros e sim levar os outros para a água da vida.

Jesus quer simplificar a nossa vida! Ele deseja desenrolar a nossa vida!

Pr. Lucinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...