quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O que faz uma igreja morrer segundo a Bíblia?


Ref: João 10, 8-10, João 10.11.

“Eu sou o bom pastor e o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (NVI-P)

Será que é possível estarmos com a aparência de vivos mesmo estando mortos? Já vi lindas plantas viçosas se secarem. Já vi empresas que começaram muito bem e foram ultrapassadas por outras que ousaram no segmento.

Já vi famílias se acabarem, ministérios , igrejas, denominações morrerem.

O que faz uma igreja morrer segundo a Bíblia?

- A substituição da Palavra de Deus

Quando a igreja para de pregar a Palavra de Deus e começa a criar programações para substituir o momento da Palavra e assim a igreja morre. A Palavra de Deus é oxigênio, é vida, comece o dia lendo a Palavra de Deus, porque ela é o principal.

“As palavras que eu digo a vocês são espírito e vida.” "Prega a Palavra a tempo e a fora de tempo." 2 Tm 4.2.

Quando o misticismo substitui a Palavra de Deus e as pessoas começam a acreditar em coisas ao invés de acreditar na Palavra de Deus, a igreja morre.

- Mundanismo na igreja

Quando a igreja fica dividida entre a sua fidelidade a Cristo e as coisas do mundo a igreja morre. Isso aconteceu na Holanda, América do Norte, e outros lugares do mundo, inclusive no Brasil.

Vemos alguns exemplos de mundanismo na Bíblia como, por exemplo, a igreja de Tiatira que tolerava a imoralidade entre seus membros.

A igreja morre quando se mistura com partidos políticos. A confiança da igreja não está em políticos, mas no Senhor Jesus. A igreja é o baluarte da verdade e não deve se compactuar com as coisas do mundo e quando ela começa a colocar homens no altar e a tirar Jesus Cristo dele, ela morre.

- Quando ela não percebe a sua própria decadência espiritual

Precisamos orar mais, jejuar mais e não nos desvirtuarmos do propósito legítimo que é servir a Cristo. “Onde estiver o seu coração, estará também o seu tesouro.”

- Quando ela não associa o conhecimento bíblico com a prática

A igreja não pode esquecer que existem pessoas passando fome do nosso lado. Existem pessoas passando fome, na Etiópia, no Sul da África, mamães dando argila com água para seus filhos para que eles possam dormir e assim ter atenuada a dor da fome.

Existem muitas pessoas com depressão porque são fúteis, não tem uma vida útil, só olham para o próprio umbigo. Não importa se a instituição é espírita, ajude, seja útil.

O natal está chegando, vá até seu guarda roupa, escolha boas roupas e doe. Envolva-se em projetos que ajudem as pessoas que precisam. Doe cestas básicas, visite casas de recuperação... pare de olhar só pra você, seja útil!

Fazer obra social é uma das ações que impulsionam a igreja a um patamar maior, gera crescimento, dignifica. Quando estendemos a mão para o outro, Deus nos abençoa!

- Quando ela para de ser perseverante no caminho de Deus

Na hora da crise, fique firme. Na hora que tiver uma mudança numa liderança, fique firme, não retroceda.

“Aqueles que estão plantados na casa do Senhor floresceram.” Sl 92.13.

Pr. Jorge Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...