quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O medo é um desejo sufocante de nos defender, ou fugir de algo que nos incomoda


Pr. Ismael Luz
O texto de Juízes 6, relata um momento onde o povo de Israel estava muito debilitado, inclusive Gideão, que malhava trigo num local onde era para se malhar uvas.

"E Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas." Jz 6:11

Existem alguns sentimentos que podem acometer qualquer um de nós. O medo e o complexo de inferioridade são alguns deles. O medo é um desejo sufocante de nos defender, ou fugir de algo que nos incomoda ou nos ameaça. O medo ofusca a nossa visão e cria uma imagem negativa na nossa mente.

Muitas pessoas tem medo de várias coisas: medo de barata, rato, de sentir dor, de ficar sozinho, do escuro, de ser ridículo, de levar bronca, etc... O medo traz desgaste emocional e bloqueia a pessoa emocionalmente!

Como você pode superar o medo?

- Exercite sua fé em Deus

- Encha-se do amor – no amor não há medo.

- Não tire seus olhos do Senhor.

- Use a armadura de Deus.

- Descanse naquilo que a Bíblia diz: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”

Gideão tinha um complexo de inferioridade

"E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai." Jz 6:15

Todos nós em algum momento da vida temos algum tipo de complexo. E algumas coisas nos ajudam a vencer os complexos.

- Viva consciente da sua identidade em Cristo

- Lembre-se de que você foi criado a imagem e semelhança de Deus

Muitas pessoas estão estagnadas por causa de complexos – lembre-se: não importa o que os outros pensam, mas o que Deus pensa a seu respeito.

- Não meça seu valor com base no que as pessoas dizem a seu respeito


"Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?" Jz 6:14

Deus não via Gideão como ele se via. O Senhor disse: “Homem valente...” Se Deus falou com você, apenas faça o que Ele determinou.

Gideão pediu a Deus um sinal a Deus para prosseguir – podemos pedir a Deus sinais! Você pode pedir a Deus sinais para decisões que você precisa tomar. Ref: Juízes 6.36-40.

Outra atitude de Gideão foi derrubar os altares feitos para o diabo. Temos que jogar por terra os ‘altares’ para o diabo dentro da nossa casa. Muitas pessoas estão sofrendo porque insistem em mantar os ‘altares’ ao diabo dentro de suas casas.

Quando derrubamos ‘altares’ feitos para o diabo, o Espírito Santo reveste a nossa vida.

- Deus usa as estratégias da forma que Ele quer

Deus usou corvos para levar alimento para o profeta. Fez lodo com saliva e terra e curou um cego... Quando fazemos as coisas da maneira de Deus, as coisas permanecem, porque Deus é eterno. Faça as coisas da maneira de Deus!

O Espírito Santo nos dirige quando estamos ligados n’Ele! Não questione as estratégias de Deus, apenas as execute e você verá o milagre do Senhor.

- Não são muitas as pessoas que irão nos ajudar (Juízes 7.7)

Mas Deus levantará pessoas que irão fazer diferença na nossa vida. Geralmente na hora da adversidade, da guerra, quem está conosco é a nossa família. Não temas, na hora certa, Deus colocará gente abençoada para caminhar com você.

- Nos dias de Gideão houve dias de paz

"E ficou a terra em paz durante quarenta anos nos dias de Gideão" Jz 8:28

Podem vir lutas, situações adversas, mas passaremos tudo em paz. Quando estamos ligados no que Cristo deseja para a nossa vida a paz vem sobre nós. Se o Senhor está com você, a paz está com você!

É possível vencermos os complexos e os medos, quando estamos firmados na Rocha que é Cristo.
Deus chamou Gideão e nos chama também. Você pode até não acreditar, mas o Senhor acredita em você!

Pr. Ismael Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...