quarta-feira, 1 de junho de 2011

Deixando os pesos da vida para trás...



Peso

Milhões de pessoas, tanto homens como mulheres, procuram diminuir seu peso. Dietas, pílulas, exercícios e refeições mesquinhas tornam-se parte da estratégia escolhida para fazer o corpo mais atraente e saudável.

A Bíblia também fala sobre peso excessivo, não do corpo, mas da vida. “Livremo-nos de todo peso”, exorta o autor de Hebreus. Acredito que se nos preocuparmos tão intensamente com os pesos que nos atrapalham na corrida da vida, haveria mais vitórias a celebrar. Atletas de Cristo cuidam de se aliviar dos pesos que os impedem de correr bem.

ALGUNS PESOS:

Ansiedade
- “Não andeis ansiosos por coisa alguma” (Filipenses 4.6), aponta para uma área de peso que diminui a velocidade de muitos cristãos. Poucos reconhecem este texto como um mandamento tão importante como a proibição de mentir. Ansiedade atrapalha o sono, interfere no raciocínio, suscita possibilidades negativas. “O avião vai cair”, “o filho foi seqüestrado”, “tosse é sintoma de pneumonia”, são exemplos que passam pela cabeça dos que carregam este peso excessivo. A mente tem uma imensa capacidade de torturar aqueles que imaginam e esperam o pior.

Existe uma solução? A melhor dieta espiritual é a seguinte: “Deixe sua alma se envolver Nele e aventure-se para depositar Nele todo seu peso. Ele agüenta grandes dificuldades, sustentando o arcabouço do céu e da terra, e não fica preocupado nem sobrecarregado com isso” (Leighton, Refrigério Para a Alma, Shedd Publicações, 2005, p. 365).

“Em tudo”, recomenda Paulo, “pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. “Lancem sobre ele toda ansiedade”, manda Pedro, “porque ele tem cuidado de vocês”. Evidentemente, a oração da fé é o antídoto eficaz contra a ansiedade. Preocupação paralisante deve ser descartada no lixão de pesos que impedem o cristão de vencer.

Rejeição de Pessoas Espinhos
- Em muitas famílias e organizações, igrejas e escritórios, encontram-se pessoas difíceis, irritantes, problemáticas. Pode ser um chefe que o trata mal, alguém que desconfia de você e não acredita no seu valor. Pode ser um professor que não perde chance de te dar uma nota baixa ou um irmão que tem inveja de você, sorri quando você erra e fecha a cara quando você consegue vencer.

Não raro, Deus coloca um “Judas” no seu caminho, aquele que quer te derrubar. Mas se você deseja aprender com Jesus, tem de permitir que este “espinho na carne” coma do mesmo prato que você. “É pela graça que, por motivo de consciência para com Deus, alguém suporte aflições, sofrendo injustamente”, comenta Pedro. Descobrimos a vantagem de se ter colegas e familiares difíceis, no momento em que aparecem as marcas de humildade. Humilhação é o meio que Deus freqüentemente usa para produzir o caráter do Seu Filho.

Compromissos Não Cumpridos
- A vida adulta acumula compromissos. Enquanto passamos pelos anos de inocência, podemos ter pais, parentes e empregados assumindo a responsabilidade de arcar com nossas obrigações. Mas, é impossível conseguir evitar ou escapar das responsabilidades durante a vida toda. Adultos maduros abraçam suas obrigações, sentem-se bem pagando em dia seus impostos, notas promissórias, contas e obrigações. Parece que uma vida ordeira tem flores ao longo do caminho.
O indivíduo que não amadurece, que mantém a mentalidade de criança, corre com fardo pesado nas costas. Os amigos fogem dele, não consegue crédito, desconfiam de sua palavra. Enfim, vive isolado. Não consegue progredir. Corre como quem carrega cem quilos nas costas.

Não é apenas os que estão ao redor do corredor que podem transformar sua corrida em uma derrota. Também “Deus julga imparcialmente as obras de cada um”, (1Pe 1.17). Claramente, a jornada não chegará a um bom fim se Deus e os colegas percebem que o atleta não tem condições de correr.

A corrida cristã não é fácil. Pesos excessivos de toda espécie tornam a vitória impossível. Aliviemo-nos de todo peso e terminaremos bem. Assim receberemos os elogios da Pessoa mais importante do universo: “bem-feito, servo bom e fiel”.

Russel Shedd

www.revistaenfoque.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...