sexta-feira, 24 de junho de 2011

Combatendo as tendências ruins da nossa família


Jó 1.1-5

Uma família na Bíblia me chama muito a atenção. Os filhos do profeta Eli estavam pecando, Deus o repreendeu, mas Eli não deu atenção. O Senhor falou com Samuel e este deu o recado a Eli, mas o profeta deu uma resposta tão seca, veja 1 Sm 3.18. “Essa palavra é de Deus, que Ele faça o que bem lhe parecer.” Eli ouviu a palavra de correção e não se comoveu. A família não é programa do Faustão, Fantástico, pra gente assistir, a nossa família não pode sucumbir.

Davi viveu uma situação em que seu filho se rebelou contra ele, Absalão perseguiu o próprio pai, mas o exército de Davi venceu o de seu filho, entretanto a vitória não o alegrou. Davi preocupava-se com a vida de seu filho e quando ficou sabendo que ele havia morrido na guerra, chorou muito e gritava: “Ah meu filho Absalão”. Porque Davi chorou? Porque não há vitória externa, quando há derrota dentro de casa.

Existem pessoas ganhando espaço profissional, social, mas perdendo as pessoas da própria família. Para alcançarmos a bênção em qualquer área da vida, precisamos admitir primeiramente o erro e a nossa total dependência de Deus. Feito isso já se tem 50% do caminho andado.

Algumas tendências ruins que algumas famílias têm e que precisamos combater:

1) Melancolia

Existem lares que todos são depressivos. Bisavô, Avô, Pai. Quando isso acontece é hora de alguém ter uma revolta santa e não aceitar o legado de depressão familiar.

2) Silêncio

Silêncio fala de algo que está doendo. Os lares são o último lugar onde as pessoas esperam um elogio. Quem sabe a sua família é composta por pessoas caladas? O diabo quer emudecer as pessoas. “Se confessarmos os nossos pecados...” Chegue no médico, marque uma consulta e não fale nada pra ele, de que adiantará?

3) Descontrole financeiro

A Bíblia diz em provérbios que as riquezas são como pássaros. Existem pessoas que o dinheiro não para na mão. Não conseguem conquistar nada, não prosperam , vivem uma vida tacanha. As famílias precisam aprender a administrar o que Deus coloca em suas mãos.

4) Não aprendemos coisas importantes em casa

Os grandes assuntos da vida estão sendo discutidos fora de casa. Dinheiro, estudo, casamento, sexo são abordados lá fora.

5) O último lugar de que se espera diversão é dentro de casa

Os pais precisam investir em tempo de qualidade com filhos e isso abrange a diversão. Existem famílias que não vão nem no parque, não têm prazer em casa. O lar passa a ser sinônimo de introspecção. Não há gargalhada dentro de casa, só pessoas iracundas.

6) Pouco ou nenhum envolvimento com as coisas de Deus

Tem famílias que nunca deram nada de si para o Senhor. A desculpa de que não está bem, ou que se está passando um momento ruim não é aplausível, dado que muitas das feridas são saradas na nossa disposição em servir a Deus.

7) Pouca ou nenhuma percepção das tendências do outro

Filhos depressivos, com tendências homossexuais, problemas conjugais e ninguém na família percebe nada.

8) Filhos órfãos de pais vivos

Existem filhos extremamente carentes do amor de seus pais. Na Europa, o governo está dando dinheiro para as pessoas não terem filhos. A ausência do amor, da atenção tem destruído famílias. Entre na eternidade com toda a sua família.

9) Frustração e decepção à medida que envelhece

Os idosos muitas vezes são os mais tristes. Muitas vezes quem os mata somos nós mesmos. Não podemos estar alheios àqueles que muitas vezes se doaram por nós.

Jó conseguiu ver no meio das festas o mal. Ele ficava olhando seus filhos dançando, comendo, bebendo e observou que seus filhos poderiam estar perdidos. Jó resolveu fazer sacrifícios por eles e mudou a história da sua casa, sua história está registrada na Bíblia. Será que você é o reflexo das tendências ruins na sua casa? Vá para a cruz, levante de madrugada, (no meio das festas), como Jó e faça sacrifícios pelos seus.

Pr. Lucinho Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...