quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ele perdeu a visão aos 30 anos...


E venceu as limitações com Cristo!


Com 30 anos ficou totalmente cego devido ao Glaucoma

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". 1 Coríntios 13:13

Num mundo globalizado, os obstáculos vão além da competitividade, atingindo os níveis da limitação e do preconceito. Mas para Wanderson, a deficiência visual não o impediu de sonhar e prosseguir.

Com sua fé firmada em Deus, juntamente com sua família, tem conquistado bênçãos e sido um exemplo de determinação e superação.

Recém nascido, foi diagnosticado portador de uma enfermidade denominada *Glaucoma, que o impossibilitou até os 30 anos de dirigir um carro, por exemplo. Apesar disso, realizava atividades elementares e ainda podia ministrar o louvor na igreja que frequentava, tocar instrumentos musicais e trabalhar.

Casou-se aos 24 anos e foi pai antes dos 30. Com o agravamento da doença, precisou aposentar-se muito cedo, e passou a trabalhar informalmente, vindo a perder por completo a visão em julho de 2007.

Como estava na informalidade, a crise financeira acentuou-se na família e ele percebeu que teria que se destacar em algo para reverter a situação. Retomou os estudos, usando o Braile (sistema de leitura com o tato para cegos), concluindo o Ensino Médio.

Comenta que foi difícil, dado que não há nada adaptado para o cego, os livros são escassos e há pouca publicação disponível em Braile, mas apesar das dificuldades, considerou ter sido uma etapa tranquila, comparada com a atual.

Wanderson estuda Direito na faculdade Estácio de Sá – BH/MG. Além dos obstáculos mencionados anteriormente, o curso escolhido, requer muita leitura, o que tem sido muito difícil, visto que a maioria dos livros não é codificada em Braile.

Ele também busca a inserção no mercado de trabalho, estudando inclusive para concurso público.

Agradecido, o levita diz que a Igreja Batista Getsêmani ofereceu a ele e sua família toda estrutura necessária para que pudessem buscar a Deus. Seus filhos foram bem acolhidos no Get Kids, sua esposa identificou-se muito com a Classe das Mulheres e ele com a Classe dos Homens.

"Tenho toda a estrutura necessária na Getsêmani, os diáconos são bem preparados, os professores..., me sinto acolhido aqui.” Diz ele.

Wanderson comenta que devido a sua condição momentânea, pode cultuar ao Senhor Jesus, sem se preocupar com interferências durante o culto.

Antes de perder a visão, preocupava-se com afazeres inerentes ao bom andamento da reunião, já que cuidava do som da igreja e não participava integralmente das ministrações. Hoje, segundo ele é desprovido de preocupações para louvar ao Senhor.

Cheio de fé, acredita que um dia verá novamente: “Se você não acreditar no milagre, quem é que vai acreditar? Não existe outro recurso que não seja o Senhor Jesus. Temos que estar apegados integralmente a Ele, assim conseguiremos reverter qualquer situação.”

Ele salienta que sua esposa foi e é sua maior incentivadora, estando todo tempo ao seu lado ministrando palavras de ânimo e apoio Desse exemplo de fé e determinação, pode-se dizer o sol e a chuva vêm sobre justos e injustos, mas o diferencial é quando não perdemos a fé, a esperança e o amor, ingredientes fundamentais na superação dos inúmeros obstáculos que se apresentaram, mas que foram transpostos por Wanderson e sua família para a glória de Deus!

Wanderson Gonçalves Guimarães é esposo Edilaine Gonçalves e pai de Samara e Nicolas. Membros da Igreja Batista Getsêmani.

*Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como conseqüência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. O glaucoma congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos e o glaucoma secundário é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.

Wanderson Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...