quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Perder Jesus


Em Lucas 2.39-52, são relatadas duas coisas importantes: a primeira é que os pais de Jesus, morando em Nazaré, não perdiam a bênção de estar em Jerusalém, por ocasião da festa da Páscoa. A segunda é que após o ritual da maravilhosa festa, retornaram o caminho de um dia de viagem e deram pela falta do menino Jesus que acabara de completar doze anos. Perderam Jesus. Como é triste perder. E onde o acharam? No Templo entre os doutores da Lei.

No bairro onde moramos, vez por outra damos comum a faixa, anunciando o sumiço de um cachorro de estimação. Nos postos de pedágio, freqüentemente recebemos o recibo de pagamento, anunciando que se perdeu um ente querido. Ninguém gosta de perder, ainda que seja uma moeda de 5 centavos.

Agora pense bem, o que significa perder Jesus, que tem um valor tão grande, imensurável?

Consideremos a dor de perdermos Jesus:

Na vida

“O que adianta ganhar o mundo todo e perder a alma?”

É o caso de Templeton, companheiro de quarto de Billy Graham. Vendo na capa de uma revista uma africana com uma criança morta nos braços, vítima de uma seca devastadora no seu país, o servo do Senhor começou a duvidar da Palavra de Deus e principalmente, da misericórdia de Deus.

Abandonou o púlpito, a Bíblia, voltou a trabalhar para a revista de Esportes e acabou seus dias no Canadá.

O escritor americano Lee Strobel, no seu livro “Quando Jesus entrou em Jericó”, se refere a Lucas 18, quando Cristo se encontrou com um jovem rico. Prostrado aos pés de Jesus, abre o seu coração, e pergunta: “O que farei para herdar a vida eterna?”.

O Senhor Jesus coloca diante de seus olhos o preço: “Venda tudo, dê aos pobres e depois, vem seguir-Me”. O moço retirou-se triste, não gostou do preço por ser muito rico.

E, o último retrato que a Bíblia guarda deste jovem é o RETIROU-SE triste. Ficou com as riquezas do mundo, mas perdeu Jesus, um BEM muito maior.

Em casa

Em nossa igreja, no armário dos diáconos existem várias Bíblias e que não são procuradas. Ora, a Bíblia é para ficar em casa iluminando a família.

A Bíblia é substituída por jogo, comunhão da família, móveis sofisticados, novelas, fins de semana ou feriados, por encontro de amigos e assim, o Culto Familiar fica esquecido, os filhos crescem sem estar em terras longínquas. Sem Jesus e a Sua Palavra a casa fica vazia. A luz do Senhor fica debaixo do velador. A luz do céu não brilha tudo é escuridão, tristeza e morte. Nos dias do rei Josias, a nação judaica enfrentava uma das mais terríveis crises. O povo estava longe de Deus. A idolatria dominava e, os crimes e furtos se multiplicaram. A nação estava falida. Por que tanto pecado e uma crise tão avassaladora?

O Livro da Lei foi guardado e esquecido na casa de Deus. Qual é o valor do maravilhoso Livro de Deus sepultado entre os escombros da abandona da Casa de Deus?

O povo ficou na escuridão, sem direção e o poder dos mandamentos, sem os salmos e as exortações do Senhor. Os pais de Jesus perderam o Filho na casa de Deus. Para encontrá-lo não foi fácil, mas, afinal, encontraram-No. Onde? Na casa de Deus. Que tristeza para o coração de Jesus, quando o crente esconde a Luz da Palavra. O nosso lar fica nas trevas, não há paz nem alegria, louvor, e por quê? Falta o essencial, a Palavra de Deus, que é luz, paz e amor para nossa casa.

Os pais de Jesus acharam o Filho no Templo, e é no templo da igreja que você encontrará no Senhor, os irmãos na fé.

Você crescerá espiritualmente e junto com os irmãos podemos louvar a Deus e promover o crescimento do Reino.

Pr. Enéas Tognini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...