terça-feira, 22 de novembro de 2011

Josué 5.12-15


Os primeiros capítulos de Josué guardam a história de grandes acontecimentos que se passaram com o povo de Israel.

Saiu do Egito na gloriosa libertação da escravidão de seus algozes.
Quarenta anos arrastando-se no deserto do Sinai.

O povo de Deus chega às planícies de Moabe. Arão e Miriã já passaram para o Senhor. Moisés alcança 120 anos. Por sua desobediência, Deus não lhe permite passar o Jordão. Sobe o Monte Nebo, avista a suspirada Canaã e tomba como soldado vitorioso.
Josué, o valoroso soldado, servo de Moisés, assume o comando do povo de Deus. Passou o período das lágrimas. O povo se prepara para atravessar o Jordão que transborda em suas margens.

Veio a ordem de Deus para se organizarem e atravessarem o famoso rio. Os sacerdotes na frente. Carregam a Arca da Aliança e o povo arregimentado vem atrás. Quando os pés dos sacerdotes que carregavam a Arca, tocaram as águas, elas se abriram. Os sacerdotes chegaram ao meio do leito do Jordão, enquanto o povo passava.

Doze homens, um de cada tribo, cada um tomou uma pedra e já pisavam a terra de seus sonhos e levantaram um altar.
O povo passou a pé enxuto. Todos agora estão unidos e prontos para a conquista.

A primeira grande batalha seria Jericó, a mais temida fortaleza dos cananeus.
Josué está preocupado. Moisés é morto. A batalha está às portas. Quem seria o comandante? Josué sua frio. Dentro dele trava-se preocupante batalha.

Ele é o comandante daquela batalha. Confuso, não sabe o que fazer.
Avista, ao longe, um homem em pé, com uma espada desembainhada na mão. Com medo, mas se aproxima do misterioso soldado. E logo lhe pergunta: “Tu és dos nossos, ou dos nossos adversários? E a resposta foi: nem uma, nem outra coisa, SOU PRÍNCIPE do Exército do Senhor e acabo de chegar. Tira a sandália dos pés, o lugar que pisas é terra santa”. E Josué obedeceu. Ficou calmo, tranquilo.

O comando da batalha não era dele, mas do PRÍNCIPE do Exército do Senhor que acabava de chegar, isto é, presente, trazendo na mão uma espada.

Com a declaração do Homem de Deus, Josué fica tranquilo. O Príncipe do Senhor assume o comando pleno da campanha. O Príncipe do Exército do Senhor, daí para frente, faria o que Josué não conseguiria fazer.
Temos neste episódio, oportunas lições, nós que temos pela frente lutas, problemas que nos afligem como afligia Josué, queremos lutar com nossas forças. Caminhamos para a derrota. Seja o que for, temos que entregar o comando ao Príncipe do Exército do Senhor. Ele irá à frente, abrirá caminho para a nossa vitória. Aprendamos

A BATALHA NÃO É NOSSA mas Do PRINCIPE DO EXÉRCITO DO SENHOR.

Quando aparecer uma enfermidade que nos atormenta, façamos como a mulher do fluxo de sangue há doze anos sofrendo. O problema não era seu, entregou ao Príncipe e foi curada. Josué entregou o seu problema ao príncipe e foi vitorioso. Você deve fazer o mesmo.

O rei Josafá enfrentou um terrível problema: lutar contra três reis poderosos. Era impossível vencê-los. Ouviu a voz de Deus: “Nesta peleja não terás de lutar”. Deus lhe dizia ao coração: Josafá, a peleja é MINHA. No meio, cânticos e veio-lhe a vitória.

O rei Ezequias enfrentou a prepotência e a blasfêmia de Senaqueribe, rei da Assíria. Simplesmente passou ao PRÍNCIPE o comando e Deus lhe deu a vitória.

http://www.batistadopovo.org.br/

Pr. Enéas Tognini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...