quinta-feira, 18 de setembro de 2014

DIGA NÃO PARA VOCÊ MESMO...


por Josué Gonçalves

Aprender a estabelecer limites para nós mesmos não é fácil. Por que muitas pessoas tem problemas com os limites internos?

1) Algumas pessoas nunca aprenderam a aceitar limites, a assumir as consequências de suas ações ou esperar pela recompensa durante o crescimento.

2) Alguns problemas de limites são necessidades legítimas e naturais mascaradas. Por exemplo, o vício da pornografia é um desvio de um desejo legitimo e bom; a pessoa só se sente viva quando está representando.

3) As carências emocionais não-supridas. Quando a pessoa não recebe amor nos primeiros anos de vida, essa carência permanece para o resto da sua vida. Quando essa carência de amor é tão poderosa que, quando não é saciada nos relacionamentos com outras pessoas, passamos a buscar outros meios, como a comida, o trabalho, a atividade sexual ou o consumo.

4) Muitos disfarçam a mágoa. Quem foi agredido emocionalmente, abandonado ou sofreu abusos durante a infância disfarça a sua dor com excesso de comida, bebida ou trabalho. Também pode acontecer de essas pessoas abusar de substâncias químicas para esquecer a verdadeira dor de não ser amado o desejado e de ficar só.

A cura para a alma descontrolada
A solução para o problema começa quando a pessoa identifica o seu problema de limites internos, assume e toma algumas decisões radicais. Alguns passos são necessários para que a cura aconteça.

1) Busque tratar da sua verdadeira necessidade. Por exemplo, os glutões compulsivos podem descobrir que a comida é uma forma de evitar a intimidade romântica e sexual.

2) Recaídas faz parte do processo de libertação. O fato de você estar tratando da sua real necessidade, não significa que esse comportamento descontrolado desaparecerá. O segredo é continuar encarando o problema e lutando até ter o controle sobre o desejo descontrolado.

3) Aprenda a ouvir conselhos que pode ajudar. Quando fracassamos na tentativa de impor limites a nós mesmos, é necessário que outros nos mostrem a verdade de forma afetuosa. A confrontação com amor nos ajuda a vencer a nós mesmos.

4) Procure enxergar as consequências como um método pedagógico para aprender grandes lições. A lei da semeadura é infalível, colhemos aquilo que plantamos. O glutão tem problemas com médicos e sociais. O consumidor compulsivo enfrenta o processo da falência. A pessoa com habito cronico de atrasar-se perde voos e reuniões importantes, e também amigos. O protelador perde promoções e bônus. Observe como as perdas são grandes quando se tem uma alma descontrolada. Quando entramos para a escola de treinamento de Deus, aprendemos a sofrer por nossa irresponsabilidade.

5) Cerque-se de pessoas amorosas e prontas para ajudar. Todos nós precisamos de parceiros de oração, conselheiros, amigos que se tornam nossa rede de apoio.
É possível desenvolver limites internos e viver de forma vitoriosa. Conforme você cuida das suas reais necessidades, ao fracassar, obtém uma resposta empática, sofre as consequências e se recupera e fortalece cada vez mais os limites internos. Se você perseguir sua meta e cercar-se de pessoas que amam e acreditam na sua vitória, desenvolverá uma postura de auto-controle que poderá de fato tornar-se parte da sua personalidade para o resto da vida.

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...