sábado, 27 de setembro de 2014

SOMOS OS NOSSOS PIORES INIMIGOS...


Por Josué Gonçalves

Dizer não a nós mesmos é muito mais difícil do que dizer não às pessoas manipuladoras. Quando não conseguimos impor limites a nós mesmos, o resultado é devastador, porque nos tornamos um viciado se auto destruindo. Vamos ver como é perigoso viver com a alma descontrolada por falta de limites internos.

· Alimentação – comer nos da prazer e não é pecado, porém quando não se tem auto controle e o “desejo” passa a dominar a “vontade”, deixamos de ser livres para se tornar escravos e o resultado final é obesidade. O que torna a obesidade dolorosa é que os outros podem vê-la. Muitas vezes o obeso sente tanta vergonha de seu comportamento que se afasta das pessoas e reconforta-se na comida. O que muitos não sabem, é que tanto os glutões como os obstinados têm um problema com o limite interno. Você sabe dizer não ao seu apetite?

· Dinheiro – se para muitas pessoas a comida é o seu dilema, para outras é o dinheiro. Dinheiro significa poder e prazer, mas também pode significar a perda da liberdade ou até a morte, quando ele deixa de ser “servo” para ser “senhor” da pessoa. São muitos os problemas ligados ao dinheiro, consumismo compulsivo, estilo de vida acima das possibilidades, problemas de crédito, excesso de trabalho para pagar as contas, estresse provocado pela preocupação com dividas e etc. A maioria das pessoas se complicam financeiramente porque compram mais por “desejo” do que por “necessidade”, elas não conseguem dizer não para si mesmas. Outro grande problema é quando as pessoas querem viver de aparência, mais preocupadas com a opinião dos outros do que com a sua realidade financeira. Você sabe dizer não para os seus desejos nesta área?

· Sexo – assim como comer além do necessário ou o descontrole com o dinheiro, é o problema de muitos, para outros, o problema é o sexo. A falta de limites internos sexuais pode gerar problemas como masturbação compulsiva, relações heterossexuais ou homossexuais compulsivas, pornografia, prostituição, exibicionismo, voyeurismo, telefonemas obscenos, libertinagem, assédio sexual infantil, incesto e estupro. As pessoas que são escravas de um comportamento sexual descontrolado, quase sempre sentem-se profundamente isoladas e indecentes. O trágico disso, é que a alma fica escondida na escuridão – longe da luz do relacionamento com Deus e com os outros –onde não existe ajuda nem solução. É quando a sexualidade assume vida própria, tornando-se algo irreal e guiada pela fantasia. O resultado final é que, a falta de limites sexuais internos, transforma-se em um tirano exigente e insaciável.

Como vencer essa batalha? Como colocar limites para si mesmo? É possível alcançar vitória sobre os próprios desejos? Vou dar uma resposta na próxima reflexão.

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...