sábado, 3 de setembro de 2011

Altar de testemunho...




Seria oportuno e instrutivo que você antes de ler este artigo, gastasse alguns minutinhos,

lendo o capitulo 22 do livro de Josué.



Terminada a Guerra da Conquista de Canaã, que durou nada menos de 30 anos, Josué reuniu as 12 tribos, exortou-os à fidelidade e despediu em paz Rubem, Gade e a meia tribo de Manassés que já haviam recebido a sua porção no leste do Jordão.

As duas tribos e meia despediram de seus irmãos e rumaram habitar junto com sua família e gozar daquelas terras férteis.

Separados dos seus irmãos do ocidente, começaram a ter saudades dos cultos de Canaã. Oraram a Deus pedindo-lhe sabedoria do céu, o que fariam para gozar da companhia de seus irmãos. O Todo-Poderoso os orienta a construírem um ALTAR, não para sacrifícios, mas apenas para se lembrarem das bênçãos do Senhor, de sua bondade e das maravilhosas bênçãos do Senhor. E levantaram na zona oeste do Jordão, junto a Gelilote um majestoso altar visto de longe.

As tribos do ocidente souberam desse empreendimento e convocaram as 10 tribos e meia para a guerra, por pensarem logo em separação. Sob o comando de Finéias, descendentes de Arão, marcharam para combater o separatismo.

Procuraram os líderes do leste para saber a razão daquele majestoso altar. Antes de pegarem em armas, opinaram pela razão. E a resposta do leste foi. Assim como nós nos esquecemos dos feitos maravilhosos dos nossos antepassados, temos receio que amanhã vossos filhos se esquecerão do nosso Deus e de suas obras grandiosas. Este é um altar de TESTEMUNHO.

Que as futuras gerações, ao olharem para este altar, lembrem-se da grande libertação da opressão do Egito. Lembrem-se da gloriosa libertação do Mar Vermelho, dos 40 anos de peregrinação do deserto, e que não nos faltou alimento e nem água; lembrem-se das guerras da conquista das sete nações Cananéia, e lembrem-se da fidelidade do Senhor em nos deu esta terra em herança para sempre.

Este altar foi designado e será para sempre ALTAR DO TESTEMUNHO. Não é para sacrifício e nem para atos que só na Tenda e mais tarde no Templo. E exclusivamente para lembrança. Que devemos estar unidos e sempre prontos para a guerra.

ALTAR de Deus é um presente que nos acompanhou na peregrinação, nunca nos abandonou na paz ou na guerra. É o Deus da SHEKINAH, da nuvem que nos acompanhou durante 40 anos.

É o ALTAR da gratidão, para jamais nos esquecermos da misericórdia e do amor do nosso Deus. Nunca nos abandonou, e estamos certos que jamais nos abandonará.

É o ALTAR da união. Ao olharmos para esse ALTAR, temos consciência que unidos ninguém nos vencerá. A união faz a força. Unidos seremos fortes, fortes e vitoriosos. A nuvem que brilhou no deserto, continuará sobre nós. E, enquanto estivermos unidos sob o comando do Deus eterno, Ele jamais nos abandonará. Deus será nosso refugio e fortaleza e socorro bem presente em nossas tribulações.

Olhando para este ALTAR, recordaremos a FIDELIDADE do Senhor. Ele prometeu esta terra a nosso pai Abraão, que mudou de casa e morreu certo que esta terra lhe pertencia. Passou esta certeza a Isaque, Jacó e José. Sua semente peregrinou em terra que não era sua, mas todos dormiram com o Senhor sem alcançar o cumprimento da promessa. E durante a escravidão no Egito, brilha uma ESTRELA: Moisés, e com Josué a promessa se cumpre, mas, desde Abraão a Josué, nada menos de 430 anos. Mas Deus cumpriu sua promessa com fidelidade. O ALTAR DO TESTEMUNHO não permitiu que o povo de Israel se esquecesse do Senhor e de suas promessas e de sua maravilhosa FIDELIDADE.

E hoje temos também diante de nós um ALTAR DO TESTEMUNHO. Que nos esqueçamos da bondade do Senhor, da sua bendita Palavra, da nossa querida Igreja, da vida de oração de nossa comunhão no lar, entre o casal com os filhos e com nossos amados irmãos em Cristo.

Que o nosso Lar, rescenda o perfume do amor, edificado com os tijolos do amor, perfumado com a essência da presença do Senhor, iluminado com o Espírito Santo com a bênção do Senhor, protegido pela PRESENÇA do Senhor, vigiado pelo ANJO e que nos dê graça para nunca nos esquecermos do Senhor, da sua igreja e da sua poderosa GRAÇA sobre nós.

Hoje, nosso ALTAR DO TESTEMUNHO é o Senhor Jesus Cristo. Olhemos, pois, para Ele e o Deus que jamais se esqueceu de nós, continuará com sua potente mão sobre nós.

ELE nos abençoa e nos lhe daremos graças por seu amor e sua misericórdia.

E Fineias, o sacerdote, chamou aquele altar de “ED” (segundo a versão Almeida Antiga) que pode ser chamado de testemunho de bênção em nossa Escola Dominical, unido com nossa querida Igreja Batista do Povo.

Pr. Enéas Tognini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...