segunda-feira, 2 de maio de 2011

João Batista, o maior Jesus Freak , nos ensina a crescer no deserto


João, já era um ‘Louco por Jesus’ antes dele iniciar seu ministério e já declarava sua loucura pelo deserto da Judéia

“E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.” João 1.80.

“E este João tinha o seu vestido de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos. E alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre”. Mt 3.4.

“E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados;” Lucas 3.3

“Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento...” Lucas 3.7 e 8.

“Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista.” Mt 11.11.

De todos os personagens bíblicos o que mais me impressionado é o primo de Jesus – João o balizador, um homem completamente ‘louco por Jesus’. O texto acima fala de um homem estranho, que vestia-se com pele de camelo, comia gafanhoto e mel silvestre.
João, já era um ‘Louco por Jesus’ antes dele iniciar seu ministério e já declarava sua loucura pelo deserto da Judéia.

Paulo expressou sua loucura por Cristo, após o conhecimento do ministério do filho de Deus, João não – antes mesmo de conhecer Jesus pessoalmente, já era um louco por Ele.

Veja algumas características desse homem incomum:
1) Um proclamador da vinda de Cristo

2) Não realizou nenhum milagre, mas propaga uma mensagem de arrependimento

3) Batizava os que se arrependiam e foi Ele quem batizou o Senhor Jesus Cristo

4) Condenou o pecado de Herodes (Herodes tinha um caso com a mulher de seu irmão), sem preocupar-se com as conseqüências que isso lhe causaria.

Mas o que ele tinha de tão especial? Foi preso no início do ministério de Jesus e não viu seus ensinamentos, curas, milagres e ressurreição, mas dedicou e deu sua vida por Ele.

Jesus disse: “João foi o maior homem que já nasceu.”Ele foi o maior exemplo do que é ser um “Jesus Freak”, não foi um homem qualquer, Ele batizou o filho de Deus, foi o ‘enviado’ para preparar o caminho do Senhor Jesus Cristo e foi o maior batizador de todos, marcou sua época pelo seu amor a Deus.

Se João adentrasse as portas das igrejas da atualidade, seria considerado um mendigo, mas os padrões da avaliação de Deus são diferentes dos nossos. O que nos leva a entender que não podemos aceitar a tirania da beleza física.

João era um homem nazireu, separado, não podia cortar o cabelo, nem beber bebida forte, ele era tão louco que batizava as pessoas e as obrigava a confessar seus pecados, ele era um denunciador de pecados de quem quer que fosse.
Quando via um erro, uma injustiça social revoltava-se e não comprometia a verdade do evangelho. Ele chegou até o Rei Herodes e disse: “você está errado deitando-se com a mulher do seu irmão.”

João foi um homem que condenou o pecado e sabe o que isso rendeu a ele? Uma morte punk! Uma morte em glória é resultado de uma vida em glória.

O diabo deseja que as pessoas vivam uma vida extremamente cômoda, sem fazer nada pra Deus, e quando na velhice partirem, a maior conquista da vida da pessoa foi deixar uma casa para os filhos.

Você pode escolher entre ter uma vida ‘louca por Jesus’ ou ter uma vida medíocre.

Herodes gostou da dança da filha de Herodias e pediu a cabeça de João Batista numa bandeja de prata.

O Diabo quer a cabeça dos ‘Loucos por Jesus’ numa bandeja de prata.

Ao olhar para João Batista, imagino uma mistura de Tiririca com Lady Gaga, mas o que estava por trás dele era um homem ‘Louco por Jesus’. Tudo que João fez na sua vida adulta, foi o resultado do treinamento de Deus em sua vida.

Ao estudar a fundo cada palavra do texto, vemos os resultados desse treinamento. Ele foi treinado no deserto por 30 anos e ministrou apenas 3.
Se ele não respondesse positivamente ao treinamento e agisse com um menino, não seria o grande homem que foi.

Tenho notado muita criancice entre nós, é claro que devemos ser pessoas alegres, mas não podemos permanecer numa eterna infantilidade emocional e espiritual.
Um homem não tem atitudes de menino, João deixou de ser criança e tornou-se um homem. Existem muitas pessoas vivendo uma vida espiritual infantil, não sabem ao menos o significado do ofertar, dizimar, participar da Santa Ceia, etc. Passou da hora de sermos pessoas que podem até chorar e sofrer, mas enxugarmos as lágrimas, arregaçarmos as mangas e partirmos pra cima.

Seu tempo de convertido corresponde a sua vida espiritual. Tem gente fazendo caca na vida sentimental e chamando o pastor pra limpar. Cresce amigão. Hb 5.18.
As pessoas que não crescem, mas insistem em permanecer crianças, nunca vencem na vida. O Senhor quer nos transformar em adultos espirituais, Deus só chama para fazer grandes coisas, os que já cresceram espiritualmente.

Cresça e fortaleça-se no espírito, porque só suportará grandes expansões, aquele que cresceu internamente. Se João não tivesse crescido internamente, quando batizou o Senhor Jesus, teria ficado orgulhoso. Se Deus não nos fizer crescer por dentro primeiro, as vitórias externas irão nos matar.
Por isso existem pessoas que ainda não se casaram, porque se a pessoa casar, ela se mata e mata a outra pessoa também.

A preparação de João durou 30 anos, e ainda vemos pessoas querendo resultados pra ontem. Mas o crescimento de Deus é sustentável. João crescia no espírito.

Como crescer no espírito?

Através da leitura bíblica, da oração, do jejum. A pessoa que você se tornará daqui 5anos é a combinação da sua vida de oração, leitura bíblica e jejum.

João viveu no deserto. Por quê? Porque o deserto nos coloca em paz com Deus. Os amigos de João eram a largatixa, o escorpião... o mundo não suporta a solidão, mas um Jesus Freak, muitas vezes precisa estar a sós com Deus.

O deserto é bom para ‘ensaiar’
“Dunas do inferno, coruja do inferno... etc, converte praga!”
O deserto nos faz adaptar. João adaptou-se ao calor e a comida. Existem muitas pessoas cheias de frescurinha, e desse jeito não dá para servir a Cristo. João foi um homem ‘passado a limpo’.
Tem gente que não consegue ficar sem o celular. Esquece a carteira em casa, mas não esquece o celular.
O deserto nos prepara para todas as situações. De noite é um frio aterrorizante, de dia um calor insuportável. Mas João se adaptou. Deus quer nos usar no deserto.

Após viver no deserto, adaptar-se a ele e viver loucamente pra Deus, seu ministério foi conseqüência natural da sua intimidade com o Senhor – aprenda com o maior ‘Jesus Freak’ - João Batista.

Pr. Lucinho

Extraído site: http://www.getsemani.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...