domingo, 15 de maio de 2011

Mudança



E depois disto Jesus andava pela Galiléia, e já não queria andar pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo. E estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos. Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.

Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto. O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más. Subi vós a esta festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda o meu tempo não está cumprido. E, havendo-lhes dito isto, ficou na Galiléia." João 7.1-9.

Nos dias atuais as coisas acontecem muito rapidamente. Antigamente as pessoas namoravam , noivavam e casavam em aproximadamente 6 anos, hoje casa-se em questão de dias.

As construções são erguidas em tempo meteórico, a tecnologia chegou a todas as áreas. As mudanças muitas vezes resultam em crescimento, inclusive no mundo espiritual. Temos à nossa disposição, livros, CDS, DVDS, mensagens em mp3, mp4... São inúmeras as inovações.


Jesus queria provocar mudanças


Estamos vendo uma revolução dentro do próprio catolicismo. Antigamente a missa era ministrada toda em latim, as pessoas entravam sem saber nada, e saiam sabendo menos. Aliás; a palavra missa significa mistério. Hoje as missas são mais compreensíveis, com sermões, colocações, assuntos políticos, etc.

Quando não há uma mudança, você cai na mesmice. E mudar pra melhor é benéfico.

A mensagem de Cristo visava produzir mudanças na vida das pessoas, entretanto ele gerava alguns sentimentos nelas, porque as mesmas muitas vezes não estavam dispostas a mudar.

Quando Jesus pregava, as pessoas queriam jogá-lo num precipício.

"E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem.
Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se." Lucas 4.27-30.

As pessoas ficavam enfurecidas contra Jesus

"E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra. E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus." Lucas 6.10 e 11.

Jesus tinha poucos amigos e muitos adversários

"E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele." Lucas 13.17.

Os escribas e fariseus procuravam os defeitos e nunca ressaltavam qualidades

"E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles." Lucas 15.1-2.

Quando Jesus abria a boca, as pessoas ficavam fascinadas com o seu falar

"E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo. E não achavam meio de o fazer, porque todo o povo pendia para ele, escutando-o." Lc 19.47,48.

As pessoas quando ouviam Jesus ou ficavam iradas, enfurecidas, fascinadas, ou emudecidas.

"E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, maravilhados da sua resposta, calaram-se." Lc 20.26.

Por que isso acontecia? Porque Ele pregava contra o pecado e mostrava a luz.
Jesus mexia com a vida familiar, com a educação, com a moral, com a posição de patrões e empregados, Ele englobava a todos na sociedade.

Por certo, se Jesus tivesse sido conivente com a postura dos fariseus, não teria sido crucificado.

Talvez Deus não faça mudanças na sua vida, porque você não está disposto a mudar e ao ouvir uma mensagem de admoestação fica irado, triste, resistente. Mas em contrapartida a esse público resistente ás mudanças, existem pessoas que aceitam que Deus transforme suas vidas, aceitando a admoestação e correção.

Lembro-me de uma vez, que o meu pastor na época, Pr. Glycon Terra Pinto (Igreja Batista da Floresta, BH/MG), marcou um serviço, no qual colocaram-se à disposição uns 100 jovens, e só 5 foram, dentre eles eu. O Pr. Glycon chegou e viu a falta de comprometimento do grupo e nos xingou de forma dura. Chamou-nos à responsabilidade, citando inclusive os nossos nomes, mesmo vendo que tínhamos cumprido com o compromisso.

Eu tinha dois caminhos: fazer beiçinho e dar vazão as setas do diabo,(Geralmente nesses casos, sempre se levanta alguém para por lenha na fogueira) ou tirar daquela admoestação uma lição.

Louvo a Deus, porque o pastor ‘lavou nossa cara’. No outro sábado, estavam presentes os 100 jovens. Limpamos tudo e o Pr. Glycon me chamou e disse: não foi para você aquela admoestação, mas tome cuidado para não dar motivo para ser chamado à atenção!

Quando ele nos xingou, doeu, mas na verdade ele estava tratando com o nosso caráter. Aprendi a não ser um ‘dodói’.

"E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?" Lc 4.36

"E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos prodígios. Lc 5.26"

Esse público escutava a exortação e glorificava a Deus. De qual auditório, você faz parte?

"E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude, e curava a todos.
Lc 6.19.

Na mesma multidão que haviam pessoas querendo matá-lo, haviam pessoas que queriam tocá-lo e os que o amavam eram curados! Você quer fazer parte de qual multidão?

Enquanto dentro da própria casa de Jesus, seus irmãos não entendiam seu ministério, outras pessoas levantavam-se de madrugada para ouvi-lo. "Porque nem mesmo seus irmãos criam nele." João 7.5.

Senhor não nos deixe perder o alvo da igreja, que é anunciar a Cristo. O principal não são os nossos próprios interesses, mas anunciar Jesus.

Eu quero fazer parte da multidão que aceita as mudanças necessárias para crescimento, o Senhor Jesus pode fazer mudanças na minha vida. E a sua vida, Ele pode mudar?

Pr. Jorge Linhares

http://www.prjorge.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...