segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Uma palavra em extinção e a função, nem se fala.



“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.” Rm 1.1.

A palavra servo no dicionário, significa escravo. O Texto diz; “Paulo servo de Jesus Cristo.”

Uma palavra em extinção e a função, nem se fala.

As pessoas procuram um deus para suprir suas necessidades. Um deus que remeta a alguém que está do outro lado do balcão, pronto para ouvir um pedido e atendê-lo, como um garçom que oferece o cardápio e a pessoa é servida com o que escolheu.

Muitos não estão se convertem para servir a Deus, mas para que Deus os sirva e atenda seus pedidos. Existem poucos servos, muita gente para mandar, e pouca gente para obedecer.

É muito cacique e pouco índio.

A soberba e a prepotência é tão inerente ao ser humano que nos dias de César as pessoas diziam “Salve César”, e quem não pronunciasse essa expressão morria. Hitler demonstrou a humanidade toda a sua arrogância e o resultado dela refletiu-se por meio de tantas atrocidades.

A palavra servo não é uma palavra muito bonita para representar alguém e a palavra grande não fica bem antes da palavra servo, porque para ser servo tem que ser pequeno.

Não se pode falar: “Esse homem é um grande servo de Deus”. Porque tem que ser pequeno para ser servo.

Furava-se o nariz ou a orelha de um escravo para marcá-lo e para que ninguém se apropriasse dele, quando Cristo nos comprou, ele nos marcou com seu sangue, aleluia! Não fomos chamados para ser cabeça, a cabeça é cristo e nós os membros do seu corpo.

Jesus disse: “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.” Mateus 15:8.

Ou seja; as pessoas mandam em si próprias. Não obedecem a Deus, mas aos seus próprios interesses.

Certa vez, entre os apóstolos houve uma discussão sobre quem era o maior no reino de Deus, várias vezes, Jesus teve que aplacar a situação, até que um dia a discussão foi tão grande, que Jesus mandou que eles se assentassem e começou a lavar os pés deles dizendo: “Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou" João 13.14-16.

A Síndrome de Lúcifer instiga a pessoa a soberba e a querer só mandar. O diabo não aceitou ser servo e quando viu Deus sendo adorado, desejou ser como o Altíssimo e assentar no seu trono.

Por isso a nossa natureza carnal precisa ser enfrentada. Jesus disse: “É necessário vos é nascer de novo.”

Quantos homens eram servos de Deus e depois que foram ordenados a pastor, pararam de servir? Pastor não é titulo, é função é ministério. Quanto maior formos, mais temos que servir.

O que é um servo mal? 
É um servo interesseiro. Muitas vezes ao sairmos de um emprego, precisamos ter a porta aberta para um eventual retorno. Existirão dias que alguém poderá gritar com você, chamar sua atenção e você terá que aceitar.

O nosso problema é que o tempo todo queremos mandar. Pelo dízimo de alguns, os mesmos acham que podem mandar na igreja, mas a igreja é do Senhor Jesus.

Tem gente que melhora de vida um pouquinho e fica pisando em todo mundo. Lembre-se: hoje você pode estar em pé e amanhã poderá estar doente. Hoje você está por cima e amanhã por baixo.

Vimos o Japão, uma pequena ilha, exportando tecnologia pra todo mundo e de-repente, vem um tsunami e mata 20.000 pessoas em poucos minutos.

Exemplo de quem não é servo.

- Interesseiro - Quem não é servo é interesseiro, enganador, briguento, mentiroso, ladrão, insubmisso... Jeazi foi um exemplo de um servo mal.

Servos bons

1) Maria

“Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.”

Lc 1.36. “A minha alma engrandece ao Senhor...” Lc 1.46.

Maria ao ouvir o chamado do Senhor obedeceu e louvou ao Senhor.

2) Oséias

“Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do SENHOR. Foi, pois, e tomou a gomer, filha de Diblaim.” Os 1, 2 e 3.

Deus manda o profeta Oséias casar com uma prostituta, fazendo uma alusão entre a idolatria e prostituição cultual do povo de Israel e Oséias obedece.

Deus é soberano, e ninguém pode usurpar sua soberania. Só Ele é digno de adoração, honra e toda glória. Se você está pensando que pode humilhar todo mundo, que você é o que manda e não precisa respeitar ninguém, tome cuidado.

“O que está de pé cuide-se para que não caia.” I Co 10.12.

Pr. Jorge Linhares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...