segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sakura a árvore símbolo do Japão



Flores da primavera japonesa


A vida continua

Estamos com aproximadamente um mês desde o terremoto, tsunami e crise nuclear. Apesar da catástrofe, a vida segue, não vemos mais sinal de desespero entre a população japonesa na região afetada. Com certeza, quem mora na região da usina está mais apreeensivo.

Na mídia japonesa, poucas abordagens do dia D. Agora as emissoras enfatizam o cálculo da destruição. Quantas casas foram arrastadas; quanto o governo vai pagar de indenização à população atingida; como será organizada a reconstrução das áreas destruídas; quais atitudes tomar daqui pra frente.

A usina nuclear em Fukushima ainda é assunto constante da Imprensa japonesa. Tocam no tema em tom de seriedade, mas nunca de desespero. As pautas principais dos noticiários alegam que alguns trabalhadores foram expostos à níveis letais de radiação, embora as autoridades neguem.

As grades de programação dos canais de televisão seguem seu ritmo normal. As transmissões de campanhas em benefício das vítimas não cessaram. O Japão inteiro está concentrando esforços para reerguer as áreas atingidas e a economia, que dá sinais de ter sido também muito abalada.

A Igreja, as indústrias e as escolas

O êxodo de estrangeiros também não pára. Muitos japoneses comentam dentro das fábricas sobre a "ingratidão" dos estrangeiros, que vieram ao país em busca de riqueza e na hora da aflição do país deram as costas.

Neste momento a Igreja têm feito a diferença e dado palavras de ânimo aos amigos nipônicos, expressando amor cristão pelo povo afetado direta e indiretamente.

Os cultos têm usado o dia 11 de março como um marco na vida de muitos cristãos que "acordaram" para o futuro vindouro, à volta de Jesus, às especulações sobre a tribulação, e principalmente o conserto com o Senhor.

Até nossas crianças demonstram mudança. Elas convivem diretamente com professores e crianças japonesas. Embora estejamos no período de férias escolares (o ano letivo começa essa semana), a convivência de todos é de muito amor muito e compaixão pelas vidas que estão sofrendo diretamente com o resultado desta grande tragédia.

Recomeçar

Essa semana começa florescer a sakura, flor da cerejeira, a árvore símbolo do Japão. Ela tem um ciclo muito distinto. Durante metade do ano apresenta somente folhas. Durante todo inverno rigoroso há nela somente galhos sem folhagens. Ao terminar a estação do frio na semana de abril, o sakura floresce, repentinamente. São pequenos botões rosa-claro que duram duas semanas, depois despencam.

Assim como de um galho aparentemente seco florescem lindas flores vigorosas, os japoneses acreditam que o Japão renascerá com muita força após essa catástrofe.

Para a Igreja no Japão, o florescer do sakura tem significado especial. Em meio a toda tragédia, semelhante a galhos secos a população renasce, reaprende a depender mais de Deus, é desafiada a viver o sobrenatural do Senhor.

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra" -
2 Crônicas 7.14.


O povo de Deus precisa continuar a clamar pelo Pai.

por Cintia Kaneshigue

www.ubeblogs.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...