quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Por que Deus permite as provações, o que fazer diante delas?


Não espere a situação ficar ruim para tomar uma atitude 
e aprender as lições preciosas que o Senhor tem para a sua vida

“Feliz é o homem que suporta com perseverança a provação.” Tiago 1.12

Recebi uma carta de uma jovem, do qual fui o pivô do casamento dela. A moça estava gostando do melhor amigo dela, aconselhei-a investir no relacionamento, eles se casaram e estavam vivendo uma vida linda. Um ano após o casamento, o jovem estava capinando o lote na casa dele e sem explicação alguém deu 2 tiros nas costas dele e ele veio a falecer.

A jovem viúva ficou desolada, perguntando por quê e me escreveu uma carta com a pergunta de um milhão de dólares: “Por que Deus permitiu essa provação na minha vida? Sempre fui fiel, fizemos tudo certinho, por quê?”

Os cientistas trabalham para explicar tudo, porém existem perguntas que não são fáceis de serem respondidas. Existem pessoas que estão passando por situações dificílimas e não sabem porque estão passando por elas.

Por que Deus permite a provação?

1º) Deus permite a provação para nos deixar mais parecidos com Cristo

Ninguém nessa terra por mais que esteja sofrendo pode dizer que sofreu mais que Cristo. As dores que Jesus passou, aliado a dor espiritual, emocional forão tão grandes que antes de ser crucificado, Ele chorou lágrimas de sangue.
Muitos casos são motivos para sofrimento. As decisões que tomamos muitas vezes nos causam dor, por serem decisões ruins. Mas Jesus nada fez para sofrer e assumiu a forma de homem. Como homem morreu, sofreu na carne, na alma, por mim e por você, sem ter nenhuma acusação contra Ele.

Quando sofremos nos tornamos mais parecidos com Cristo. Deus permite muitas vezes a provação para nos tornar mais parecidos com Jesus que sofreu nessa terra.

2º) Deus permite a provação para melhorar a qualidade do nosso testemunho

Depois de toda grande batalha, existe sempre um grande testemunho para ser compartilhado. O Senhor gera em nós testemunho para abençoar pessoas na nossa casa, no trabalho, etc. Abraão teve um testemunho lindo, O Senhor deu a ele Isaque, que significa sorriso, foi a resposta de Deus para sua vida. Mas um dia o Senhor pediu Isaque e colocou Abraão a prova. O Senhor especificou o filho: “Me dê Isaque, aquele a quem você ama.” Com o cutelo já em punho, Abraão ouviu o anjo dizer: “Não estenda a mão contra o menino, agora sei que temes a Deus.”

Abraão sabia que Deus era poderoso para ressuscitar Isaque, por isso obedeceu. O Senhor não mata a bênção que Ele nos dá. Cada gigante que se levanta vira um pódio para você subirmos em nome do Senhor Jesus.

3º) O Senhor permite as provações para moldar o nosso caráter

Mexer com o nosso caráter não é fácil. Existem moças que não ajudam suas mães em nada. Existem rapazes que dormem até 11h e ficam pedindo a mãe o Toddy e o sucrilhos. São exemplos de pessoas que precisam passar pela prova para terem o caráter moldado. Conheço várias pessoas que tiveram seu caráter confrontado e foram transformados.
Nabucodonosor precisou comer capim para reconhecer a soberania de Deus. Dn 4.34.
Quem sabe você é como Jonas. Será que precisará ir para o ‘ventre do peixe’ para mudar seu caráter?

Quem sabe você está passando uma luta familiar para tornar-se uma pessoa mais maleável? Não espere a situação ficar ruim para tomar uma atitude e aprender as lições preciosas que o Senhor tem para a sua vida.

O que fazer diante da tribulação?

1º) Aceite apenas o que Deus diz que você é

Já notou que geralmente gostamos de guardar o que deveria ser esquecido? Quem sabe você tem guardado uma palavra negativa, uma atitude que te feriu, te entristeceu? Seu marido disse que você está gorda, ou sua esposa disse que você não desenvolve em nada que faz. Existem palavras que ferem, mas não deixe essas palavras enraizarem no seu coração. Lm 3,21

Pare de guardar as informações ruins a seu respeito e acredite no que a Bíblia diz a seu respeito.

Os outros podem não te amar, mas há um Deus que te ama incondicionalmente. Deus nos diz: “A minha graça te basta.” Confia ao Senhor suas preocupações, Ele nunca te deixará e nunca te desamparará. Acredite no que Jesus diz a seu respeito.

2º) Seja fiel e não sofra por antecipação

Todas as vezes que tirava férias quando criança, sempre ia para a Goiânia na casa da minha tia. Gostava de ir pra lá, o amor dela por nós é muito grande. Porém minha tia era preocupada ao extremo, o tempo todo sofria por antecipação. Existem pessoas que profetizam a morte o tempo todo, não desenvolvem, não prosperam, não aproveitam a vida porque sofrem por antecipação.

Existem pessoas que não vivem melhor, porque se preocupam de mais com amanhã. Seja fiel a Deus e espere dEle a fidelidade, porque mesmo quando somos infiéis, Ele permanece fiel.

3º) Fique firme nas promessas do Senhor

Os artigos 427 e 428 do código civil falam a respeito da desobrigação de se cumprir uma promessa feita. Já as promessas do Senhor não têm prazo de validade e não se limitam ao tempo e condição. Tudo que o Senhor te prometeu se cumprirá. Deseje e queira tudo que o Senhor te prometeu e diz que você tem direito.

Ref: Ap 3.10. Is 41.10, Is 40.29, Sl 29

Que Deus te abençoe!

Pr. Marquinhos

3 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de agradecer por este post! Foi uma benção, pois eu estava precisando de uma palavra que me fizesse compreender melhor a provação que esto passando, e seu post me ajudou muito!
    Deus abençõe!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...