terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Falando a linguagem do jovem


Ref: Atos 20.7


Vemos neste texto um culto especial. O apostolo estava numa igreja realizando seu trabalho evangelístico.

- A primeira coisa que vemos nessa igreja é que a mesma tinha programações especiais (no primeiro dia da semana), era um culto de domingo, de ceia, e havia uma programação especial.

Essa igreja estava fazendo algo além do trivial.

- A segunda coisa que vemos nesta igreja, um preletor especial.

Paulo, o segundo homem do cristianismo e ele falou até meia noite.

Podemos notar também que era uma igreja hight teck uma igreja que tinha “dois andares, som, gelo seco”, era uma igreja antenada, moderna. Essa igreja tinha uma estrutura que possibilitava um culto legal.

Mas mesmo tendo tudo isso, programações especiais, um grande pregador, um jovem dormiu debaixo do nariz de Paulo.

Os jovens de hoje estão dormindo diante dos esforços que os líderes têm feito. As programações diferentes não têm resolvido mais.

Muitos de nós temos virado médicos legistas, só atestamos o óbito das ovelhas.

Quando os filhos dos pastores líderes das igrejas viram adolescentes, muitos acordam para perceber a necessidade de se investir com as pessoas dessa faixa etária.

Um jovem motivado faz muito mais que 5 adultos. Um jovem motivado vai levar o nome de Jesus à frente muito mais que um adulto, porque ele tem uma energia, uma motivação, maravilhosa.

Um grande erro dos líderes e adolescentes fazem é treiná-los a comer lasanha (trazendo só preletores de fora), quando na verdade eles deveriam comer arroz e feijão (os pregadores da casa).

Temos um culto na Getsêmani às 22h45 e eles têm vindo com sede de Deus, porque eles querem Jesus puro e simples. O erro é querer dar a eles feijoada, lasanha, quando na verdade eles têm sede da Palavra pura e genuína e eficaz. A nossa proposta para os jovens é ser Louco por Jesus.

Se o jovem não for louco por Jesus, ele será louco por todo tipo de futilidade.

Existem erros clássicos sendo cometidos. Muitas igrejas não têm líderes de jovens. É imprescindível que exista pessoas à linha de frente para estar junto com os adolescentes e jovens da igreja.

Existe outro erro clássico que é o de pensar que para estar à frente de um ministério de jovens é preciso ter dinheiro. Nós (jovens) é que trazemos dinheiro pra igreja, através dos congressos, eventos, etc.

O outro erro é fazer o trabalho à sua imagem e a sua semelhança. Veja, Paulo pregou e adiantou alguma coisa para aquele jovem? Não, ele dormiu.

Precisamos admitir que muitas vezes estamos trazendo para os jovens sermões chatos que não têm nada haver com o que eles estão precisando. Um linguajar, um louvor que nada tem haver com o jovem não surtirá o resultado desejado.

Mas se o sermão de Paulo não adiantou, o abraço dele iria adiantar. Pode ser que você (líder) não tenha pregado ‘nada’, mas um abraço seu, pode ser um toque de Deus na vida de uma pessoa. Um abraço pode ser mais importante que mil palavras.

Sabe o que importa no final do dia: “levaram vivo o jovem, o que muito os consolou”.

Satanás tem matado a juventude dos 7 aos 11 anos de idade. Essa faixa-etária tem sido minada pelo diabo.

Existem muitos líderes com medo de investir nos juniores porque os veêm como crianças de mais para fazer algo para Deus. Mas satanás não pensa assim, ele tem investido pesado em crianças dessa idade.

Precisamos rever o que temos feito pelos nossos jovens. Estamos pregando e fazendo programações que gostamos, não temos feito o que realmente os jovens precisam. Saia um minuto do seu casulo de adulto e se coloque na condição de um jovem.

Se o seu culto de jovens for parecido com um culto de domingo, cancele um dos dois.

Quer fazer um louvor que mude, estimule os jovens da sua igreja? Entre no carro dos jovens da sua igreja e veja o que eles estão escutando. No sábado seguinte peça que o ministério de louvor ministre o que eles estão escutando.

Invista nos seus jovens, entenda a linguagem deles, procure compreendê-los e peça ao Senhor sabedoria.

Pr. Lucinho - Segredos do Coração


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...