quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O cristão e o dinheiro


Enquanto servirmos a Mamom, ele colocará nossa vida financeira em tumulto

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” (NVI-P) Mateus 6.24

Quando o crente pensa em Conferência Missionária logo imagina que pedirão oferta. O povo mais rico do mundo é o cristão, eles são os mais bem sucedidos, mas de cada 10 mil dólares de renda cristã no mundo, 15 dólares são doados para todas as causas cristãs. Quantos acham 15 dólares de 10.000 dólares empobrecerão alguém? E quando se fala de missões, a estatística de doações é de um dólar a cada 10.000 dólares.

Não podemos servir a Deus e a Mamom. Jesus fez uma grande obra social quando expulsou os demônios do Gadareno, mas quando os demônios foram para os porcos, nem eles quiseram ficar com os demônios e se suicidaram. O povo da região quando viu que os porcos se precipitaram no mar, expulsaram Jesus daquele lugar. Aquelas pessoas preferiam o dinheiro a libertação de uma vida.

“Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos. “(NVI-P) 1 Timóteo 6:10

O dinheiro faz o sistema do mundo funcionar. Se você tem dinheiro, você satisfaz qualquer desejo que tiver. Mas quem ama o dinheiro é desqualificado para a liderança crista.
Ref: Hb 3.3, Hb 13.15.

“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (NVI-P) 1 João 2:15

Na verdade o dinheiro não nos satisfaz. “Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".(NVI-P) Lc 12.15.


Quem ama a ganância é idólatra. “Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.” (NVI-P) Cl 3.5.

Alguns sinais de Mamom na vida do cristão

1) Descontentamento por não ter as coisas.

“Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". (NVI-P) Hebreus 13:5.
Se você precisa de certo carro para finalmente ficar contente, Jesus para você não basta. 


Você só se satisfará se tiver o carro e Jesus juntos e assim sucessivamente, porque seu contentamento depende de coisas, de dinheiro. Mas você só será uma pessoa verdadeiramente feliz quando se alegrar tendo pouco dinheiro ou muito dinheiro. “Aprendi a estar contente em toda a circunstância...”

2) Preocupação e ansiedade sobre questões financeiras.

"Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?” (NVI-P) Mateus 6:25

Preocupação é o nome mais bonito que damos para medo crônico. Os passarinhos não se preocupam com o que vão se alimentar amanhã, nesse aspecto devemos ser como eles. Se somos ansiosos desonramos a Deus porque a ansiedade reflete a nossa falta de confiança em Deus.

3) Impaciência em adquirir bens materiais

Existem muitas pessoas que adquirem bens sem terem condições para pagar. Essa pressa em comprar coisas revela uma patologia espiritual que é um sinal da influencia de Mamom.
Pv 21.5.

4) Dívidas atrasadas

Se suas dividas estão atrasadas e não é por uma questão excepcional como por exemplo a perca de um emprego, há uma influencia de Mamom na situação.

5) Cobiça

Se você olha as coisas do próximo e o que você sente não é alegria, mas inveja, é porque na verdade você queria ter o que a pessoa conquistou .
“O invejoso é ávido por riquezas, e não percebe que a pobreza o aguarda.” (NVI-P) Pv 28.22

6) Avareza

O que acontece quando um jovem tem um chamado missionário? Quase sempre alguém o alerta sobre prestar atenção quanto às privações financeiras que o mesmo poderá passar Algumas vezes esse alerta é o reflexo da administração ruim que a pessoa fez no tocante às finanças e o dinheiro passou a ser prioridade .

7) Sentir-se superior por ter dinheiro ou inferior por não ter

Deus não faz acepção de pessoas. “Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com parcialidade.” (NVI-P) Tg 2.1.
Esse valor de sentir-se envergonhado por não ter dinheiro não pertence ao reino de Deus, mas ao reino de Mamom.

8) Brigas sobre dinheiro

Tg 4.1-5. Se vocês brigam por causa de dinheiro na família, está implícito que Mamom está tendo influência nas vidas.

9) Não gostar de dar

Pv 11.24 – o principio de semear e colher é um principio bíblico e Deus quer quebrar o poder de Mamom nas nossas vidas, por isso Ele pede que demos. Mas se somos avarentos e escutamos uma pregação sobre o valor de ser dar para receber, geralmente daremos para receber mais e mais das coisas do mundo. Há então um curto circuito na lição que Deus deseja ministrar ao nosso coração e a obra d’Ele não fica completa. O Senhor deseja que ofertemos como uma declaração de que Ele é o nosso Deus e que Mamom não tem poder sobre as nossas vidas.

10) Não gostar dos que pedem para dar

Existem pessoas que ficam aflitas quando escutam ministrações sobre dar na casa do Senhor.

Você se identificou em algum dos tópicos acima?

O primeiro passo para se livrar da influência de Mamom é confessar que você tem sido influenciado. O segundo é se arrepender. Não há progresso na vida espiritual se não confessarmos a nossa responsabilidade. O terceiro passo é dar. Agrida satanás, agrida Mamom dando mais que ele quer que você dê para a obra de Deus.

Enquanto servirmos a Mamom, ele colocará nossa vida financeira em tumulto. A motivação do crente não deve ser trabalhar para ganhar dinheiro e sim servir aos outros e adorar ao Senhor através do serviço.

Pr. Jim Stier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...