quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Uma igreja que ouve


Numa igreja na Itália há um famoso quadro do pintor Guido Reni. Pintado sobre uma mesa. Quem passa andando, às pressas, não aprecia o valor da pintura. Olha o que está sobre a mesa e nada vê. Para ver a pintura de Reni, na sua plenitude e beleza, precisa vê-la ajoelhado. Nessa posição conseguimos ver a obra do genial pintor.

O Espírito é uma pessoa que se comunica conosco e com a igreja.

Tomou parte nos dias da criação, como lemos em Gênesis, ordenando o caos.

Percorramos as páginas de nossa Bíblia e teremos consciência de ouvir a voz do Espírito, no livro do Apocalipse nos capítulos 2 e 3, nas sete cartas que o Senhor dirigiu às igrejas da Ásia.

Para cada uma o Senhor Jesus exorta: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. O que quer dizer “quem tem ouvidos, ouça”?

Quando Paulo foi ao chão, fulminado pela luz que o prostrou com o rosto em terra (Atos 9.3,8) OUVIU a voz do Senhor Jesus; e os homens que o acompanhavam viram a luz, ouviram a voz e nada entenderam (Atos 9.7).

E essa é a razão do Senhor Jesus dizer: “Veja cada um como o ouve”. Em João 12.28: “Então vive uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei”.

Houve muitas interpretações sobre a voz do céu: foi um trovão, outros disseram um anjo lhe falou. Ninguém acertou, então, Jesus interpretou “eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei”.

Assim fazemos com a Escritura: ouvimos uma coisa, quando na realidade é outra.

Em I Coríntios 2.12 diz: “Nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim do Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. E Paulo prossegue: (I Coríntios 2.13): “Disto também falamos, não em palavras pela sabedoria humana, mas ensinado pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais”. Concluímos, então, que temos um ouvido da carne, e um ouvido do Espírito. Para entendermos a voz do Espírito, somente com o ouvido que é capaz de ouvir a voz do Espírito. Ainda Paulo: “as coisas espirituais só discernimos com coisas espirituais”.

Há diversidade de vozes, que chegam aos nossos ouvidos, como por exemplo:

Uma voz do homem – Atos 3.12
Uma voz do Pai, Mateus 3.17; Marcos 1.19 e Lucas 3.22 e João 12.26
O Espírito Santo fala e orienta a Igreja. Os servos do Senhor estavam reunidos em Antioquia em oração e jejum. O Espírito falou com muita autoridade: “Separai-me a Barnabé e a Saulo...”

No princípio da Segunda Viagem Missionária, Paulo, Silas e Timóteo estavam em Trôade. Paulo estava disposto a continuar na Ásia. Mas o Espírito queria que fosse à Europa. Paulo era determinado, e decidiu-se por Ásia, o Espírito o impediu, temeu em ir para Bitinia, novamente a porta estava fechada. Paulo era teimoso, mas obediente e, à noite, teve a visão do Varão Macedônio que lhe falava ao ouvido do coração: “Passa a Macedônia e ajuda-nos”. Deixou o Porto de Trôade e, convencido pelo Espírito Santo, e embarcou para Filipos, depois Tessalônica, Bereia, Atenas e depois Corinto.

Há cristãos hoje que acham que o Espírito Santo ficou mudo. Falou pela última vez em Apocalipse e nunca mais.

O Espírito Santo continuou dirigindo e falando ao coração de Paulo, que o conduziu a Éfeso, onde passou três anos, depois em Jerusalém, Cesárea do Mar onde passou dois anos como prisioneiro de Roma. Depois dois anos em Roma, também como prisioneiro. Findos os dois anos, teve liberdade condicional por três anos.

Nesses anos de liberdade, visitou as igrejas que organizara tanto na Ásia como na Europa e África.

Paulo morreu, mas o Espírito do Senhor está vivo e, como trabalhou com Paulo e Pedro no passado, trabalha hoje nas igrejas, levantando obreiros para a Seara, branca para a Ceifa:

Levantou um Lutero, um Calvino para traduzirem a Bíblia e mudar o curso do poder diabólico e salvar milhões.

Levantou um William Carey, tirando-o da banca de sapateiro e levando-o para o Extremo Orienta para traduzir a Bíblia para as muitas línguas da Índia, salvando milhões de almas que dormiam embaladas pelas trevas do pecado.

Levantou um Hudson Taylor que levou para os chineses uma manhã de esperança e amor.

Levantou um João Hyde que ergueu a bandeira de avivamento para coreanos, chineses e indus.

Levantou um Moody e um Finney e um Wesley que pregaram a Palavra no poder do Espírito Santo, libertando milhões das prisões do inferno para a gloriosa liberdade em Cristo Jesus.

E o Espírito Santo continua sua grande obra levantando igrejas, abençoando lares, salvando vidas no mundo todo.

O Espírito Santo tem hoje uma mensagem para o coração humano, para igrejas que dormem embaladas no sono da indiferença.

Para ouvirmos a voz do Espírito Santo, a mesma que falou com Paulo, precisamos do toque da brasa viva que tocou os lábios de Isaías e o levou a ouvir a voz do céu. Tiremos o pecado de nossos ouvidos, lavemo-nos no sangue de Jesus e estejamos preparados para dizermos ao Senhor da Seara: Estou pronto.

Eis-me aqui envia-me a mim.

Pr. Enéas Tognini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...