domingo, 29 de janeiro de 2012

Como anda seu coração?


Pv 4.23.


“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, 
porque dele procede as saídas da vida.”

Algumas adversidades podem ser evitadas, outras não. A grande pergunta é: quanto tempo as conseqüências dessas adversidades perdurarão no nosso coração? E o grande segredo é dissolver o resultado das coisas ruins que nos acontecem.

A Bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio. Um coração puro pode levá-lo para o bom caminho, mas um coração magoado pode nos embotar, nos enfear. O magoado, o ressentido, fica feio.

Iremos estudar a reação de três pessoas diante de atitudes difíceis

Judas

Ele nos dá um exemplo do que não fazer. Mateus 26.14-16.

Judas buscou ocasião para cometer o erro da traição. Ele estava de olho na primeira oportunidade para trair Jesus.

Erro é algo que todos nós somos passiveis, somos seres humanos, mas, o que o nosso coração e mente fará com os erros que cometemos?

Provavelmente Judas não dormiu mais depois daquele feito. Todas as vezes que nos ressentimos de um erro, a dor aumenta. Com o coração contaminado, não vamos a lugar nenhum. O ressentimento de Judas o levou ao suicídio. Ref : Mt 27.3-5.

Judas não se arrependeu, se tivesse arrependido procuraria Jesus e não o sacerdote. O passado de Judas passou a persegui-lo. Ele não soube lidar com o erro. Existem muitas pessoas querendo se matar porque erraram. Se você errou, fale com Deus.

Herodias

Mc 6.19

Herodias era amante do Rei Herodes e João Batista confrontou o pecado chamando Herodias de adúltera. Cuidado que alguém pode falar o que você não quer ouvir, pode ser verdade, mas você não quer ouvir. João falou algo que nem Herodes, nem Herodias queriam ouvir, porque ia de encontro ao pecado que eles cometiam.

O Ódio tem sempre haver com o passado. “Considerai o vosso passado.” Passado é para ser considerado e não remoído.

E Herodias procurou ocasião para matar João. Ela tinha uma filha que dançava muito bem e um dia quando esta dançou para Herodes, ele se agradou e prometeu dar até a metade do reino a ela. A moça correu para perguntar a Herodias o que deveria pedir e ela respondeu: "peça a cabeça de João Batista."

Um coração amargurado afasta-se da glória de Deus. Herodias tinha duas possibilidades: ou voltava para Felipe, ou continuava sendo adúltera, mas ela escolheu dar vazão ao seu coração doente pelo passado.

Ammom

Ref: II Sm 13.22

Ammom estrupou Tamar, sua irmã por parte de pai, e irmã de Absalão por parte de pai e mãe. Absalão odiou Ammom terrivelmente pelo ato e prepara uma cilada para Ammom.

Ele anuncia uma festa e nessa festa embriaga seu irmão e manda dois rapazes o matarem.

Gostamos muito que as pessoas visitem a sala de visitas das nossas emoções, mas não gostamos que elas entrem no porão. Um coração limpo pode viver grandes coisas.

Veja alguém que viveu sua história de forma sensacional:

José

Ref: Gn 37

José era o queridinho do papai. Seus irmãos o odiavam por isso e resolveram vendê-lo para ser escravo.

O coração de José poderia ter se azedado pelo mal sofrido, mas ele não permitiu que seu coração se contaminasse.

Na vida poderá ter pessoas que irão ‘vender’ você, não deixe que o passado destrua seu presente. José resolveu viver o presente no Egito e Deus foi com ele.

José fazia tudo com excelência e na casa de Potifar dava bom testemunho, por isso Deus era com ele. O coração de José estava limpo. Por ser um bom funcionário foi promovido na casa de Potifar e as coisas pioraram para José. A mulher de Potifar passou a insinuar-se para ele.

José não cedeu ao prazer, ele tinha sonhos muito maiores que um prazer momentâneo. Existem muitas pessoas grandes cedido aos encantos do prazer.

A esposa de Potifar agarrou José e José fugiu dela. A capa dele ficou nas mãos dela e ela passou a gritar e a acusá-lo. José poderia ter se defendido, mas entendeu que se estava passando por aquele problema, Deus tinha um propósito.

Ele sabia que o Deus a quem ele servia, o defenderia. José foi para a prisão, e na prisão Deus era com ele. Ele prosperou na prisão. Não interessa onde você esteja o Senhor fará de você uma bênção.

Na prisão, quando o copeiro foi chamado diante do rei, este se esqueceu de José. Mas Deus não. Faraó teve um sonho estranho e o copeiro então lembrou-se de José e Faraó manda chamar José. Ele interpreta o sonho de Faraó e o Senhor o honra.

Não deixe seu coração se azedar. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. José passou a ser o segundo maior no Egito.

O mundo passou por uma grande fome, e o Egito foi o provedor do mundo graças ao conselho de José. Um dia, seus irmãos foram ao Egito comprar comida e diante de quem eles se prostraram? Diante de José.

Ele poderia ter se vingado de seus irmãos, mas escolheu amá-los e acolhe-los. Ele disse a eles: “Vocês não me venderam, foi Deus que me enviou, porque tinha um propósito através da minha vida.”

Alguém foi injusto com você, te abandonaram te ultrajaram e isso azedou seu coração. Peça ao Senhor para limpá-lo e devolver a você um sorriso limpo, um coração tranquilo diante do Senhor e dos homens.

Pr. Claudio Duarte no Congresso Segredos do Coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...